3 Marcas de engano que Satanás usa para nos cegar

Tu nos guardarás desta geração para sempre. (Salmo 12:8)

O Salmo 12 é um salmo geracional. O foco desta oração é a preocupação com o que o futuro reserva para nossos filhos, netos e bisnetos. 

Observe como começa: “Salva, ó Senhor, porque o piedoso se foi; porque os fiéis desapareceram do meio dos filhos dos homens” (Salmo 12:1). Os piedosos se foram. Os fiéis desapareceram! Queremos que nossos filhos sejam cercados por exemplos divinos e modelos de fidelidade, mas David diz: “Isso é difícil de encontrar hoje!” 

O mal estava sendo chamado de “bom” e o bem estava sendo chamado de “mal” pela cultura. Tudo parecia de cabeça para baixo. Que esperança há para nossos filhos quando este é o mundo em que estão crescendo?

Este salmo fala poderosamente à nossa situação hoje. Deus nos deu uma oração na Bíblia para momentos em que tememos por nossos filhos. O que o futuro reserva para eles? 

Em resposta a isso, quero primeiro oferecer uma análise da agressão que nossos filhos estão enfrentando. E segundo, uma estratégia de oração e ação. 

Análise do assalto que nossos filhos estão enfrentando 

O deus deste mundo cegou o entendimento dos incrédulos, para impedi-los de ver a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. (2 Coríntios 4:4)  

Observe o que está sendo dito aqui: Há uma obra particular de Satanás, referido como “o deus deste mundo” no versículo, para trazer cegueira às mentes humanas. 

Satanás está sempre fazendo isso, e a razão pela qual ele está fazendo isso é que as boas novas da glória de Cristo são como uma luz brilhante. Jesus diz: “Eu sou a luz do mundo” (João 8:12) e Satanás tem que usar todos os truques do livro para impedir que as pessoas vejam sua glória. Como ele faz isso? 

Jesus diz: “Satanás é mentiroso e pai da mentira” (João 8:44). Todas as mentiras, em última análise, têm sua origem nele. As mentiras são sua estratégia para cegar as mentes de cada geração para a glória de Cristo. As mentiras assumem formas diferentes em cada geração, mas as estratégias abrangentes têm sido essencialmente as mesmas desde o Jardim do Éden. 

O Salmo 12 aponta para três tipos de engano, todos os quais Satanás usa para impedir que as pessoas vejam a luz do evangelho da glória de Cristo. As três variedades de engano são: vaidade, bajulação e blasfêmia. 

Três marcas de engano 

1. Vaidade  

Todo mundo profere mentiras ao seu próximo. (Salmo 12:2) 

Vários comentaristas apontam que a palavra traduzida “mentira” aqui significa literalmente “vazio”. Davi tem um tipo específico de engano em vista: “Cada um profere vacuidade ao seu próximo.” Dificilmente poderia haver uma descrição mais poderosa de nossa cultura hoje. 

Gostei de um artigo satírico de um jornalista em Londres que disse que a pessoa de quem ela sentia pena é o pobre rapaz da NSA que tem que vasculhar intermináveis ​​e-mails, mensagens de voz, tweets, textos e postagens no Facebook™, a grande maioria dos quais são de absolutamente nenhuma consequência! 

Aqueles que são jovens estão crescendo, e nós estamos vivendo em um mundo de trivialidades onde “cada um fala o que é o seu próximo”. É um mundo dominado pelo próximo jogo, o reality show mais recente ou a frase de efeito mais chocante. Estamos todos falando de nada. 

O efeito de tudo isso é que uma conversa séria parece realmente estranha. Alguém diz: “O que você acredita sobre Deus?” e todo mundo acha que esse tipo de conversa é muito pesado. 

A “marca de vaidade” de Satanás visa impedir que você pense seriamente sobre a vida. É possível passar pelo ensino médio, faculdade, carreira e aposentadoria, sem nunca perguntar seriamente: Quem sou eu? Por que estou aqui? Para que serve a vida? E o que está além? 

Satanás está no negócio de cegar a mente das pessoas para que elas “não possam ver a luz do evangelho da glória de Cristo”. É possível ir à igreja, sair com os amigos e nunca pensar seriamente no sentido da vida. A vaidade é uma das principais estratégias de Satanás para conseguir isso. 

2. Bajulação  

Com lábios lisonjeiros e coração duplo eles falam. Salmo 12:2 

Que o Senhor corte todos os lábios lisonjeiros… Salmos 12:3 

A bajulação sempre se torna a língua falada em uma cultura onde as pessoas se entregam à vaidade. É dizer apenas o que as outras pessoas querem ouvir e ouvir apenas o que você quer que as outras pessoas digam.

A bajulação é o segundo tipo de engano de Satanás. Se você só ouve o que você quer que outras pessoas digam, então você acaba não sendo capaz de ver a luz do evangelho de Jesus Cristo. Esse desejo de bajulação é profundo. Isaías descreve o povo de Deus como: 

“Crianças que não querem ouvir a instrução do Senhor, que dizem aos videntes: ‘Não vejam’, e aos profetas: ‘Não nos profetizem o que é certo; fala-nos coisas suaves… Não falemos mais do Santo de Israel.’” (Isaías 30:9-11) 

Nós só queremos ser afirmados, então não nos fale sobre o Santo de Israel, porque sabemos que não somos santos. Isso vai nos deixar desconfortáveis. 

Nossos filhos estão crescendo em um mundo onde, mesmo na igreja, muitos ouvem coisas suaves, e não muito sobre o Santo de Israel. 

Jesus disse que a obra do Espírito Santo começa com o convencimento do pecado, da justiça e do julgamento. Não haverá muito disso acontecendo em ministérios lisonjeiros que acariciam seu ego dizendo coisas suaves. Esse tipo de ministério só leva a uma geração de crianças que crescem na igreja e ainda não podem ver a luz do evangelho da glória de Cristo!

Nosso Senhor falou sobre isso em João 5:44: “Como podeis crer, quando recebeis glória uns dos outros e não buscais a glória que vem do único Deus?”

3. Blasfêmia  

Aqueles que dizem: “Com nossa língua prevaleceremos, nossos lábios estão conosco; quem é senhor sobre nós?” (Salmo 12:4)

Este terceiro tipo de mentira se mostra em desafio. A pessoa que comprou isso fecha o punho e diz: “É a minha vida. Eu sou o capitão deste navio. Ninguém governa esta vida além de mim! Eu vou encontrar meu próprio caminho. Serei meu próprio senhor e salvador, meu próprio mestre, meu próprio guia.” 

A palavra para descrever isso é blasfêmia. Procurei no dicionário: 

  1. O ato de insultar ou mostrar desprezo… por Deus. 
  2. O ato de reivindicar os atributos da divindade. 

É se colocar no lugar de Deus. E esse tipo de engano remonta ao Jardim do Éden quando Satanás disse a Eva: “Você será como Deus”.  

Vaidade, bajulação e blasfêmia são as três principais estratégias de Satanás. Esse é o mundo em que nossos filhos estão crescendo. Esse é o mundo em que crescemos.  

Mas Deus está no controle. Ele ouve, Ele fala e Ele salva.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *