3 pontos sábios apresentados em Tiago 5

Portanto, irmãos e irmãs, sejam pacientes até a vinda do Senhor. Veja como o agricultor espera pelo precioso fruto da terra e é paciente com ele até receber as primeiras e as últimas chuvas. (Tiago 5:7)

Se há uma atividade que quase todo ser humano não gosta é esperar.

Esperar na fila de um parque de diversões ou esperar completar dezoito anos para tirar sua carteira de motorista, só para citar alguns. A razão pela qual a maioria das pessoas não gosta de esperar é porque acham que é uma perda de tempo. Quando você está na fila de um parque, não há muito mais que você possa fazer além de esperar.

Esperar parece que só pode ser um incômodo.

Tiago 5 e a espera

Em Tiago 5, porém, vemos que Tiago ordena à igreja que espere e seja paciente no sofrimento. Ele usa uma analogia agrária com a qual seu público se identificaria. Plantar e esperar que as colheitas cresçam e produzam frutos é um processo longo e angustiante que eles conheceriam bem.

Primeiro, o processo de crescimento é lento e às vezes pode ser decepcionante. Em segundo lugar, há muitas coisas que podem dar errado durante esse período e prejudicar as plantas. Porém, quando o agricultor persevera e é paciente, o produto final vale a pena, pois ele pode alimentar a sua família e vender o resto com lucro.

Então, por que exatamente Tiago está nos ordenando que sejamos pacientes? A resposta é a justiça do Senhor.

Devemos ter em mente que Tiago estava escrevendo para igrejas espalhadas por todo o lugar e todas sob intensa perseguição. Ele sabia que a tentação de querer desistir, abandonar o nome de Jesus e deixar a igreja para escapar deste castigo cruel seria muito tentadora.

Dito isto, ele ordena que sejam pacientes e, assim, suportem o sofrimento. A linguagem que ele usa é bastante forte, já que esses versículos estão repletos não apenas de perguntas ou sugestões, mas de ordens. Tiago realmente destaca três pontos nos versículos 7–11 que considero sábios considerarmos hoje.

1. Fortaleça seu coração ( Tiago 5:8 )

Neste contexto, fortalecer significa: “ajustar-se rapidamente, ou seja, (literalmente) virar-se resolutamente numa determinada direção, ou (figurativamente) confirmar”.

Este é um chamado para não ficarmos inseguros sobre a esperança que temos em Cristo, mas sim para termos uma decisão certa e inabalável de fixar nossos olhos em Cristo e nos afastarmos do mal. Ele também dá uma justificativa para esta ordem difícil e isso é “porque o dia da vinda do Senhor está próximo”.

Quando o Senhor vier, Ele julgará e só haverá dois vereditos: em Adão ou em Cristo. Ao fixarmos a nossa decisão em Jesus, perseveraremos e quando o dia do Senhor chegar, seremos considerados justos por causa de Cristo. Isto é o que nos dá uma esperança inabalável: que um dia Cristo, o Senhor, virá e consertará todas as coisas.

2. Paciência uns com os outros ( Tiago 5:9 )

Tiago exorta a igreja a estar disposta a examinar uma ofensa uns com os outros. Suportar o sofrimento desta vida não é algo que devemos fazer sozinhos, e é por isso que temos a igreja local.

O corpo de Cristo deve estar em unidade ( 1 Coríntios 1:10 ), entendendo que enquanto todos pecamos, aguardamos a vinda de Cristo, na qual todos seremos considerados justos. Portanto, não devemos nos deixar levar por julgar e reclamar de cada falha e pecado uns dos outros.

Tiago segue este imperativo de não reclamar, dizendo “o Juiz está à porta e bate”. Isto foi para colocar a discórdia terrena em perspectiva do fato de que, como igreja, não havia necessidade de julgar uns aos outros, já que Deus cuidaria disso.

Em vez disso, devemos olhar para os nossos irmãos na fé como pessoas que podem nos encorajar e que podemos encorajar a perseverar sob o sofrimento. Agora, isso não quer dizer que devemos aceitar ou tolerar o pecado!

Mas precisamos amar e encorajar uns aos outros nesta vida e perseverar juntos. Nosso objetivo, seja encorajamento ou repreensão, é ajudar uns aos outros a perseverar em nossa fé.  

3. Paciência traz bênçãos ( Tiago 5:10–11 )

Tiago lembra à igreja que as pessoas que sofreram pelo nome do Senhor são consideradas bem-aventuradas. Isto é profundo porque luta contra o pensamento predominante da cultura. Onde a cultura vê a vida abençoada como tendo dinheiro, família, um bom emprego e longas férias, Tiago diz que aqueles que são abençoados são aqueles que viveram uma vida que foram pacientes sob o sofrimento e perseveraram até o fim.

Ele usa o exemplo específico de Jó. Jó era um homem justo que amava o Senhor, mas Deus permitiu que ele perdesse tudo o que tinha e ficasse extremamente doente. Mesmo assim, Jó não perdeu a fé e continuou a buscar o Senhor. Ele foi paciente no sofrimento e embora sua fé lutasse em meio à dor, ela não desapareceu.

Vemos neste exemplo que isso não é apenas uma marca de um verdadeiro crente, mas também traz bênçãos. Observe que depois de comentar sobre a paciência de Jó, ele aponta a compaixão e misericórdia de Deus. Isto ilumina a maravilhosa verdade de que o sofrimento é temporário e que um dia Deus restaurará todo o seu povo.

Precisamos de paciência

Esta mensagem de Tiago para sermos pacientes no sofrimento é uma palavra que necessitamos hoje.

Quando vemos o mundo em que vivemos tornar-se cada vez mais hostil a Deus, e quando somos tratados como estranhos por termos fé no Senhor, é fácil desanimar. Tenha ânimo cristão, pois essa paciência no sofrimento produzirá em você grandes bênçãos que serão realizadas quando Deus julgar que você é justo por causa de Seu filho.

Nesse dia você ficará muito feliz por ter perseverado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *