7 razões para nos opormos ao falso ensino

“Faça o seu melhor”, escreve o apóstolo Paulo ao protegido Timóteo, “faça o seu melhor para apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar, que maneja corretamente a palavra da verdade” (2 Timóteo 2:15). ). Paulo está promovendo uma espécie de persistência ávida e comprometida pela verdade que a perfeita Palavra de Deus inspira em nós que cremos.

De acordo com 2 Timóteo 2:15-19 , podemos aprender a permanecer na verdade e contra os falsos ensinos por pelo menos sete razões:

  1. Deus deve ficar satisfeito.
  2. O ensino falso leva à impiedade.
  3. O ensino falso se espalha rapidamente.
  4. A fé de alguns crentes pode ser abalada por falsos ensinamentos.
  5. Já existe uma base sólida.
  6. Deus diferencia entre aqueles que espalham a verdade e a falsidade.
  7. O ensino falso é pecado.

Paulo expõe suas razões sobre o fervor pela verdade com base em quem Deus é e no tipo de consideração que devemos ter por Ele e pelos que nos rodeiam.

Porque Deus é digno

1) Deus deve ficar satisfeito.

De acordo com o ensino de Paulo, uma razão para estarmos firmes na fé é que Deus se agrade. Timóteo deveria ver o seu trabalho como pregador/líder como sendo diretamente para o Senhor. Em nossos contextos, podemos considerar o modo como lidamos com a Palavra de Deus também como um trabalho que apresentamos a Ele com amor.

Nós nos posicionamos contra os falsos ensinamentos porque Deus é altamente digno de ficar satisfeito com nossas ações.

2) O ensino falso leva à impiedade.

Paulo prossegue para instruir Timóteo que qualquer conversa irreverente para com a verdade bíblica apenas produzirá cada vez mais impiedade. Se os crentes apresentam a Palavra de Deus como trivial, como meio para ganho ou influência pessoal, ou como mero material para demonstrações de inteligência, sagacidade ou habilidade de debate, essas atitudes egoístas podem ser prontamente replicadas por outros – muito mais prontamente do que devoção que vem de seguir a Deus de todo o coração.

Somos contra os ensinamentos falsos e irreverentes porque seguimos um Deus que merece o nosso temor e devoção para que as nossas palavras humanas possam refletir bem sobre o valor das palavras divinas.

Porque as pessoas podem ser iludidas

3) O ensino falso se espalha rapidamente.

Em 2 Timóteo 2:17, Paulo reitera que a irreverência pode se espalhar como uma condição mortal. Se desprezarmos a importância de estudar, discernir e transmitir a verdade de Deus, outras pessoas ao nosso redor serão influenciadas.

Aqueles que poderiam ter sido receptivos à autoridade das Escrituras podem ver o seu interesse num compromisso completo com Cristo e com a Sua Palavra diminuído se uma alternativa menos exigente for feita para parecer viável.

4) A fé de alguns crentes pode ser perturbada por falsos ensinamentos.

O ensino falso também pode causar uma impressão nos crentes comprometidos. 2 Timóteo 2:18 ensina: “[Aqueles que se desviaram da verdade] estão perturbando a fé de alguns.” As pessoas que nasceram de novo podem ter dúvidas sobre as verdades ortodoxas porque a falsidade muitas vezes pode parecer profunda e persuasiva, e o que antes era claro torna-se turvo.

Nós nos posicionamos contra o falso ensino para que aquele que busca não seja dissuadido de ter ouvidos que ouçam e o crente não seja iludido ao acreditar que tem um fundamento instável.

Porque Deus falou

Pelo menos mais três razões para determinada persistência na verdade são transmitidas em Timóteo 2:19: “Mas o firme fundamento de Deus permanece, trazendo este selo: ‘O Senhor conhece os que lhe pertencem’ e: ‘Todo aquele que menciona o nome do Senhor, afasta-te da iniquidade.’”

5) Já existe uma base sólida.

Como ímpeto final de Paulo para se apresentar como um manipulador correto da Palavra de Deus, ele indica que a verdade de Deus não pode ser quebrada – que a sua autoridade permanece independentemente das ações ou atitudes dos homens. Então, nos posicionamos contra o falso ensino porque a Palavra de Deus é exatamente isso.

6) Deus diferencia aqueles que espalham a verdade e a falsidade.

A título de apoio, Paulo descreve duas inscrições principais sobre o fundamento inquebrantável de Deus. Primeiro, Deus é capaz de diferenciar entre aqueles que falam a verdade e aqueles que falam a falsidade.

Embora as pessoas possam ser iludidas por falsos ensinamentos, a percepção de Deus é penetrante. Ele sabe.

Somos contra os falsos ensinamentos porque não somos julgados pela recepção que os outros dão à mensagem de Deus. Se o mundo, os amigos ou a família nos rejeitarem pela verdade, o facto de Deus nos ver e nos conhecer pode ser a nossa força e conforto.

7) O ensino falso é pecado.

Paulo então se refere a uma atividade que deveria caracterizar os crentes – embora não sejamos isentos de pecado, devemos ser aqueles que se afastam dos nossos pecados. Nós nos posicionamos contra o ensino falso porque ensinar falsamente a verdade de Deus é iniquidade.

Duas maneiras de me posicionar contra o falso ensino

Como membro da igreja

Na minha vida diária, uma forma de me posicionar contra o falso ensino é através do meu compromisso contínuo com o tipo de igreja local que escolhi.

Tenho confiança de que aqueles que entrarem no local de adoração da nossa igreja receberão do púlpito palavras que surgem das Escrituras e que foram apresentadas e avaliadas diante de Deus antes de serem entregues à congregação.

E tenho confiança na ânsia da minha igreja em atender à verdade de tudo o que está sendo ensinado por toda a sua liderança, desde o pastor e presbítero até o líder de pequenos grupos.

Como pais

Outra forma de me opor ao falso ensino é ser mãe da minha filha de quatro anos. Envolvo-me com ela num trabalho apologético e polémico enquanto discutimos o mundo em que vivemos – a sua recepção a Cristo e as suas mensagens favoritas para a sua faixa etária.

Como família, também procuramos encontrar novas maneiras de discutir e descrever a mensagem do evangelho, ensinando nuances e aplicações. Isto protege contra conceitos errados que o ensino adicional pode dissipar e contra a decadência da memória humana que pode encontrar-se murcha onde uma vez foi construída de forma robusta. Tudo isso faço como um seguidor de Cristo que sempre necessita Dele e de Sua cruz.

Portanto, sempre que peco contra a minha filha, procuro pedir desculpas rapidamente – defender o que é certo mesmo quando não o faço. Depois de me desculpar, muitas vezes reafirmo a ela a verdade da perfeição de Deus, que nunca lhe faz mal – e nos regozijamos Nele, e em Sua veracidade e graça, juntos.

Ser firme na fé pode ser considerado uma ocupação habitual — uma camada de bom trabalho para o Senhor que repousa sobre o resto do trabalho dos nossos dias. Podemos ouvir as instruções de Paulo a Timóteo como um chamado refrescante de lembrete para sermos fervorosos sobre o que é verdadeiro, sobre a fé que foi entregue de uma vez por todas a nós, os santos ( Judas 3 ).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *