6 passos em direção ao perdão

Estamos examinando hoje o assunto do perdão. Perdoar uma pessoa que o magoou profundamente pode ser o maior desafio que você já enfrentou e o maior presente que você já deu. 

Imagine estar ao lado de um obstáculo em uma pista de corrida. Você está certo contra isso. Você não pode pular um obstáculo começando do zero. É impossível. Isso não pode ser feito. Você tem que correr para isso.  

Esta, para mim, foi uma das coisas mais importantes que aprendi sobre a vida cristã. Todo progresso na vida cristã é feito pelo impulso da nossa saúde espiritual. 

Então, aqui estão seis passos que você pode dar em direção ao perdão:

1. Lembre-se de que o Espírito Santo vive em você. 

…o Espírito Santo por quem você foi selado. (Efésios 4:30)

O progresso em direção ao perdão começa aqui: o Espírito de Deus vive em você. 

Você pode ter passado por mágoas e feridas que são incrivelmente difíceis de perdoar, mágoas sobre as quais nada sei, mágoas mais profundas do que qualquer coisa que já experimentei. Aqui está o que você precisa saber: ninguém teve mais para perdoar do que Deus.

Pense em quanto Deus teve que perdoar: todo pecado que você cometeu é um pecado contra Ele. Cada um desses pecados desempenhou um papel no terrível sofrimento do Filho de Deus. Isso é verdade, não apenas em relação aos seus pecados, mas em relação a todos os pecados de cada crente que já viveu.

Pense em quanto Deus teve que perdoar, e Ele o fez! E  o Espírito Dele vive em você!! Quando você olha para uma ofensa e o perdão parece impossível, dê um passo para trás, afaste-se e comece sua corrida aqui. 

2. Não se preocupe com a lesão. 

Deixe toda amargura, ira e raiva… serem afastadas de você. (Efésios 4:31) 

Amargura , ira e raiva vêm de cuidar de uma queixa. Alguém fez algo errado com você, e sua mente continua repassando isso, e repassando, e repassando novamente. Todos nós sabemos disso por experiência própria.

Você fica pensando sobre isso – como foi errado, como é doloroso. Mas cada vez que você pensa sobre isso, você está alimentando um fogo de raiva e amargura em sua própria alma. 

A amargura e a raiva são fogos que precisam ser alimentados. Pare de alimentá-los. Quando sua mente voltar para essas coisas, diga a si mesmo: “Há coisas melhores para preencher minha mente do que isso”. 

Com a ajuda do Espírito Santo, concentre-se em outra coisa – tudo o que for verdadeiro, tudo o que for honroso, tudo o que for justo, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for louvável, se houver alguma excelência, se houver algo digno de louvor (Filipenses 4:8). Você tem o poder para fazer isso se for cristão porque o Espírito de Deus vive em você.

3. Não brigue e não brigue. 

Deixem… o clamor e a calúnia serem afastados de vocês, junto com toda maldade. (Efésios 4:31) 

Quando um relacionamento está em apuros, brigar e discutir sobre quem fez o quê ou quem disse o que pode piorar a situação. “O servo do Senhor não deve discutir” (2 Timóteo 2:24). A briga alimenta o fogo da amargura e da raiva, afastando você do perdão que está tentando cultivar. 

Afaste de você o clamor e a calúnia : não devo sentar-me à mesa do café da manhã ou sair por aí conversando com outras pessoas sobre o que essa pessoa fez ou sobre como ela é uma pessoa terrível.

Deixe de lado toda maldade : Malícia é o desejo de que a pessoa que te machucou receba o que merece. 

Esses são os pontos negativos e são muito importantes. Existem certas coisas que tornam o perdão impossível. Se você continuar fazendo isso, não será capaz de perdoar. 

4. Tenha compaixão por quem te machucou. 

Sejam gentis uns com os outros, compassivos… (Efésios 4:32) 

Isto é especialmente importante com uma pessoa que fez mal a você e ainda não tem ideia do que fez. Eles são completamente impenitentes – eles não assumiram o controle. Eles não têm senso de responsabilidade. Eles estão cegos para o que estão fazendo e para a dor que estão causando. 

Bem, se essa pessoa é cega, então você deveria ter pena. Quando você vê uma pessoa andando na rua completamente cega, você quer correr e chutar a bengala dela? Não! 

Jesus se tornou o sumo sacerdote misericordioso, compassivo e compassivo que Ele é por meio daquilo que sofreu (Hebreus 2:17). Isso significa que o sofrimento pode produzir dureza de coração, mas também pode produzir grande ternura! A dor fez Dele o tipo de sumo sacerdote a quem você pode recorrer.

Se você sentiu muita dor pelos pecados de outra pessoa, se algo pode doer tanto, então use sua dor como combustível para a compaixão. 

Quando Jesus viu as multidões, teve compaixão delas, porque eram como ovelhas sem pastor (Mateus 9:36). Eles nem sabiam que estavam perdidos! A pessoa que pecou contra você pode ser exatamente assim. Sejam gentis uns com os outros, compassivos.

5. Perceba que você precisará do perdão dos outros. 

Perdoando uns aos outros… (Efésios 4:32) 

Deus não nos diz aqui que devemos perdoar alguém que nos magoou. 

Ele diz que devemos  perdoar uns aos outros . O que isso nos diz? Haverá coisas que você precisará perdoar nos outros, e você pode ter certeza absoluta de que haverá coisas que os outros precisarão perdoar em você. 

Aqui está algo que você descobrirá ser verdade: é impossível dizer de coração “Senhor, tenha misericórdia de mim” e, ao mesmo tempo, recusar misericórdia a outra pessoa em seu coração. Perceber a sua própria necessidade de perdão contínuo irá ajudá-lo a dar mais um passo em direção ao perdão. 

6. Saboreie o seu perdão em Cristo. 

Perdoando uns aos outros, como Deus em Cristo os perdoou… (Efésios 4:32) 

O perdão de Deus é tanto o modelo do nosso perdão quanto o motivo do nosso perdão. Assim, o Apóstolo chama a nossa atenção para  a forma  como fomos perdoados por Deus. 

Pense em como Deus o perdoou. Revise isso em sua mente. Deus me perdoou em Cristo. Ele fez isso de bom grado, livre e plenamente. Este perdão é imerecido, é irreversível e eterno.

Deus me perdoou com amor e misericórdia, devido a uma agonia no coração, envolta em trevas no Calvário, e nunca compreenderei completamente essa dor, mesmo em toda a eternidade. 

Saboreie o seu perdão em Cristo. Aprecie isso. Apreciá-lo. Deixe que este presente inestimável de Deus que você recebeu mova seu coração para adorar, admirar, amar e louvar. Perdoem uns aos outros como Deus em Cristo perdoou vocês.  

Pratique os seis passos e o sétimo o levará a superar o obstáculo do perdão. 

Aqui está o que você faz em relação a uma pessoa que o magoou gravemente e que não tem consciência do que fez: dê estes seis passos no caminho da misericórdia e você estará pronto para perdoar a qualquer momento. 

O perdão já estará em seu coração liberto, pronto para ser liberado. Você estará pronto para colocá-lo nas mãos daquele que o ofendeu quando ele ou ela estiver pronto para receber o presente. 

E é assim que Jesus Cristo está com você hoje: pronto para perdoar tudo o que em sua vida precisa ser perdoado. Ele é gentil e de coração terno. Ele tem compaixão de você. Suas mãos furadas estão estendidas em sua direção hoje. Tudo o que você vê que precisa ser perdoado, Ele está pronto para perdoar quando você se aproxima dele. 

Se você acredita que isso é verdade, por que não iria a Ele em arrependimento hoje? 

One Comment on “6 passos em direção ao perdão”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *