5 atributos da Santidade de Deus

A santidade de Deus distingue Deus como Deus e revela como não somos. Comunica Sua soberania transcendente e pureza impecável, Seu direito esmagador de governar e Seu caráter imaculado.

Grande é o Senhor e mui digno de louvor, e a sua grandeza é insondável. (Salmo 145:3)

Os seres humanos não podem começar a medir a santidade de Deus e, ainda assim, Deus nos revelou Sua glória e santidade em Sua Palavra (João 1:14; Hebreus 1:3; 2 Coríntios 4:6).

Por causa de Jesus, os cristãos podem conhecer a Deus através dos Seus atributos, e a santidade de Deus é a coroa dos Seus atributos. Neste artigo, vamos desvendar cinco atributos da santidade de Deus.

1. A Santidade de Deus é Providencial

Primeiro, Deus é santo em Sua onisciência, ou conhecimento providencial.

Porque Deus é luz, nada lhe está oculto (1 João 1:5). O Senhor governa nas alturas como o juiz perfeito, e ninguém pode medir a profundidade do Seu entendimento. Todas as coisas, passadas, presentes e futuras, são plenamente conhecidas por nosso Deus.

A compreensão humana é limitada e é como andar à noite em um estacionamento mal iluminado. Mas Deus governa todas as coisas e vê todas as coisas sob uma luz perfeita. A omnisciência de Deus é como a luz de um estádio desportivo que ilumina tudo como se fosse dia.

Toda a criação está cheia da glória de Deus, por causa da Sua onisciência; assim, “nenhuma criatura está escondida da sua vista, mas todos estão nus e expostos aos olhos daquele a quem devemos prestar contas” (Hebreus 4:13).

Nosso santo Deus vê tudo, sabe tudo e orquestra todas as coisas com completa e perfeita clareza.

2. A Santidade de Deus está Presente

Segundo, Deus é santo em Sua presença avassaladora.

Quando Salomão construiu e dedicou o templo, ele desejou que fosse um lugar de habitação de Deus, assim como o Tabernáculo havia sido para Israel no deserto. Salomão reconheceu plenamente que, diferentemente dos ídolos, o Deus de Israel não pode ser contido.

Ele orou: “De fato habitará Deus na terra? Eis que o céu e o mais alto dos céus não podem conter-te, muito menos esta casa que edifiquei?” (1 Reis 8:27).

A imensidão de Deus vai além da capacidade humana de medir. Deus está presente aqui nos escritórios da Unlocking the Bible em Illinois e também em Bangladesh. Mais do que isso, Ele está no centro do universo e Sua presença se estende além dos limites do cosmos. Sua presença sagrada é pesada e potente.

3. A Santidade de Deus é Poderosa

Terceiro, a santidade de Deus também se aplica ao Seu poder. Ele é poderoso sem comparação!

Deus é o Criador e Sustentador de tudo e de todos, Ele é onipotente (todo-poderoso) (Colossenses 1:16), e Seu poder se estende sobre todas as coisas, tanto visíveis quanto invisíveis. Galáxias, estrelas e planetas não surgiram por acidente. A concepção da vida humana é nada menos que um milagre. Toda a criação canta o grande poder de Deus!

Presidentes, primeiros-ministros, rainhas e líderes supremos podem reivindicar alguma forma de autoridade, mas nenhum deles pode estar ao lado do verdadeiro soberano, o Rei dos reis e Senhor de todos os senhores. Não importa a incerteza dos nossos tempos, o Senhor permanece exaltado em Seu trono.

4. A Santidade de Deus é Infinita

Quarto, a santidade de Deus é infinita.

Mais do que ser imortal, a natureza eterna de Deus também significa que Ele não muda. A santidade de Deus o diferencia de tudo o mais. Porque Ele existe em perfeita pureza e é eternamente consistente consigo mesmo.

As pessoas crescem, amadurecem e envelhecem, mas Deus permanece o mesmo. Ele é moralmente puro, sem o menor indício de maldade, e o Senhor é fiel e verdadeiro (Apocalipse 19:11). Ele não cometerá o mal porque não pode negar a si mesmo (2 Timóteo 2:13). Por esta razão, a sabedoria, a justiça e a beleza de Deus são perfeitas.

Desse fato surge um ponto final:

5. A Santidade de Deus é Incomparável

Quando minha esposa e eu pensamos em casamento pela primeira vez, fomos comprar alianças. Encontramos um joalheiro incrível. Ele foi ótimo porque não tentou apenas nos vender uma banda brilhante de rock e metal. Em vez disso, ele reservou um tempo para nos mostrar o que constitui um grande diamante. Aprendi muito e depois dei a ele muito do meu dinheiro.

Os gemologistas medem a qualidade dos diamantes pelo corte, cor, clareza e peso em quilates. E eles classificam as gemas de acordo com seus vários graus de imperfeições, com a pedra perfeita representando a perfeição .

Qualquer joalheiro honesto admitirá que não existem diamantes verdadeiramente “perfeitos” por aí. No entanto, os cristãos podem dizer do nosso Santo Deus que Ele é “Impecável! Perfeito! Perfeito!”

Tudo sobre Sua natureza e caráter incompreensíveis é supremo. E por causa da natureza e caráter infinitos de Deus, Ele é digno de louvor eterno!

A promessa

A santidade de Deus é a Sua coroa e faz do próprio Deus o tesouro de todos os tesouros. Os anjos no céu cantam louvores a Deus por tudo o que Ele é e por tudo o que fez, e Deus deseja que homens e mulheres se juntem ao coro celestial.

Uma excelente forma de fazer isso é lendo os Salmos, pois eles nos convidam a “adorar o Senhor no esplendor da santidade; tremam diante dele, todos os habitantes da terra” (Salmos 96:9).

Sempre que as pessoas na Bíblia viam o Senhor em Sua incrível santidade, tremiam de medo (Isaías 6:5; Apocalipse 1:17). Esses momentos fizeram as pessoas perceberem o quão absolutamente profanas elas eram por causa do pecado. Contudo, os cristãos têm confiança para se aproximarem do trono santo de Deus através da fé em Cristo.

Quando o Verbo se fez carne e habitou entre nós, as pessoas viram a glória do Filho Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade. (João 1:14)

Jesus revela o Deus santo aos pecadores. Quando você abre a Bíblia, você pode contemplar o Deus santo na face de Jesus Cristo (2 Coríntios 3:18; 4:6).

O melhor de tudo é que quando você coloca fé em Jesus Cristo, o Deus coroado em incrível santidade promete coroá-lo com Seu amor e misericórdia inabaláveis ​​(Salmos 103:4). Assim podemos dizer:

“Bendito seja o Senhor, ó minha alma… adore o Seu santo nome.” (Salmo 103:1)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *