Como superar seus medos

Um cristão é uma pessoa que submete toda a sua vida ao senhorio de Jesus Cristo. Isto é o pólo oposto dos grandes movimentos do nosso tempo, tanto dentro da nossa própria cultura como em todo o mundo.

Quais são as grandes coisas na Bíblia que Deus faz em relação à humanidade?

  • Deus traz o início da vida.
  • Deus nos faz homem e mulher.
  • Deus nos diz o que é o casamento.
  • Deus determina o momento da nossa morte.

Agora pensemos nas grandes questões sociais que estão no centro de tanta controvérsia no nosso tempo. Uma coisa os une. Temos assumido para nós mesmos o direito de fazer as coisas que pertencem a Deus.

Por que existem tantos cristãos medrosos?

Queremos determinar o início da vida, quais crianças deverão nascer e quais não deverão ver a luz do dia. Queremos fazer do género uma questão de escolha pessoal. Queremos definir o que é o casamento e para quem ele se destina. E com o mesmo estado de espírito, queremos o “direito” de determinar o momento e as circunstâncias da nossa própria morte.

O mesmo impulso atua em cada um desses casos. Estamos nos colocando no lugar de Deus. Queremos removê-lo do trono e queremos ocupar nós mesmos o lugar de autoridade suprema sobre todas as coisas. Acolhemos e abraçamos a proposta satânica apresentada pela primeira vez no jardim do Éden: “Sereis como Deus”. Precisamente o mesmo problema está na origem do terrorismo violento que hoje causa tanto medo em todo o mundo.

Pense em quem é Deus: Deus é o juiz e o julgamento pertence a ele. Ele é Aquele que, no último dia, levará os imorais e os incrédulos a julgamento. Mas agora temos pessoas que encaram como seu trabalho levar justiça e julgamento aos “infiéis”. O que temos nos jihadistas é apenas mais um exemplo de como o homem se coloca no lugar de Deus.

Qual é a resposta cristã a um mundo em que homens e mulheres se colocam cada vez mais no lugar de Deus? A primeira coisa a dizer é que o cristianismo cultural que permeia o nosso país não pode oferecer qualquer resposta. Por que?

Porque muitos de nós fomos criados e moldados por um evangelho diminuído que diz: “Deus ama você e tudo que você precisa fazer é dizer ‘sim’ a ele e você estará seguro, protegido e abençoado para sempre”. Assim, as pessoas dizem “sim” a Deus e depois passam o resto das suas vidas com algum grau de irritação ou ressentimento porque este Deus, a quem disseram “sim”, não fez as suas vidas como elas gostariam que fossem.

Você vê o que aconteceu: o que há de errado com esta imagem? O que realmente está acontecendo?

Nós nos vemos como aqueles que estão no trono e Deus como aquele que existe para nos servir, tornando nossas vidas como queremos que elas sejam. É por isso que digo que a Igreja tem sido, em grande medida, permeada pelo mesmo espírito de auto-exaltação que está na raiz do deslizamento de terra na nossa cultura e do terrorismo que está a causar tanto medo no nosso mundo.

primeira palavra do evangelho é que existe um Senhor soberano que reivindica toda a sua vida. A segunda palavra é que você é um pecador que não merece nada além do julgamento de Deus. A terceira palavra é que ele enviou o seu Filho Jesus Cristo ao mundo como o Salvador, o único que é capaz de trazer paz e reconciliação entre você e Deus. A quarta palavra é que este Salvador pode ser seu, se você se voltar para ele com fé e arrependimento.

Como os cristãos podem superar nossos medos?

Não tenham medo deles, nem se perturbem, mas em seus corações honrem a Cristo, o Senhor. (1 Pedro 3:14-15)

Pedro está nos dizendo como podemos superar nossos medos. Se você é o senhor, tudo o que você não pode controlar lhe causará medo. E se houver uma bomba? E se um dos meus filhos escolher o caminho errado? E se eu tiver câncer?

Mas quando Cristo é o Senhor da sua vida, você tem motivos para confiar. Seu Salvador é Senhor!

Jesus Cristo foi soberano sobre o seu nascimento. Ele é soberano sobre sua vida e será soberano sobre sua morte.

Soberano sobre o seu nascimento significa que, de todos os milhões de pessoas que poderiam potencialmente ter surgido da união do seu pai e da sua mãe, Deus criou você! Com grande amor e misericórdia, ele planejou que você existisse por toda a eternidade!

Soberano sobre sua vida significa que tudo o que aconteceu com você, o bem que você desfrutou e o mal que sofreu, era conhecido por Deus antes do início dos tempos. A vida é cheia de surpresas para nós, reviravoltas inesperadas, mas nada é uma surpresa para ele. Antes que uma palavra esteja na minha língua, Deus a conhece completamente.

A soberania de Deus sobre a sua vida significa que Deus trabalha através de tudo o que aconteceu no seu passado e de tudo o que acontecerá no futuro para promover o grande propósito para o qual ele o trouxe à existência. É disso que o apóstolo Paulo está falando quando diz: “Para aqueles que amam a Deus, todas as coisas contribuem juntamente para o bem” (Romanos 8:28). O bom propósito de Deus é que um reflexo de seu Filho amado irradie de você para sua glória e para sua alegria para sempre.

Soberano sobre a sua morte significa que Jesus Cristo está no controle completo do momento, das circunstâncias e do resultado da sua morte, que para um crente cristão, sempre que vier, será uma tradução imediata em glória.

No seu livro foram escritos…os dias que foram formados para mim. (Salmo 139:16; cf Jó 14:5)

George Whitfield disse: “Somos imortais até que o trabalho de nossa vida seja concluído”. Você não pode usar isso como desculpa para um comportamento irresponsável – dirigir no lado errado da estrada a 145 km/h. Isso é um abuso da verdade. Satanás tentou esse abuso quando sugeriu a Jesus que ele saltasse do pináculo do templo: “Nada de ruim acontecerá!”

Jesus disse: “Não tentarás o Senhor teu Deus”.

Em vez disso, use essa verdade quando lutar contra o medo. Se você tem medo de voar de avião, é uma ótima coisa para dizer a si mesmo ao colocar o cinto de segurança enquanto eles realizam a rotina pré-voo: “Sou imortal até que o trabalho da minha vida esteja concluído”.

A liberdade do medo que desfruta um crente sob o senhorio de Cristo é lindamente expressa no catecismo de Heidelberg:

P: Qual é o seu único conforto na vida e na morte?

R: Que não pertenço a mim mesmo, mas pertenço – de corpo e alma, na vida e na morte, ao meu fiel Salvador, Jesus Cristo… Ele também cuida de mim de tal maneira que nem um fio de cabelo pode cair da minha cabeça sem a vontade de meu Pai que está nos céus.

Como isso se parece na prática

Honrar a Cristo, o Senhor, significa que você segura tudo o que tem nesta vida com as mãos abertas. Isso significa que você usará a palavra “meu” provisoriamente, como se estivesse entre parênteses:

  • “Minha” casa significa a casa que Deus me confiou por um tempo.
  • “Meus” filhos significam os entes queridos que pertencem a Deus e que me são emprestados por um tempo.
  • “Meu” trabalho significa o serviço que Deus me chamou para fazer por um tempo.
  • “Meu” dinheiro é o recurso que Deus confiou em mim para administrar em seu nome.
  • “Meus” amigos são as pessoas que Deus deu como companheiros para algumas voltas de jornada.
  • “Minha” vida significa a oportunidade que Deus me deu de servir neste mundo como quiser, até que ele me chame para casa.

Posso falar assim porque não sou eu quem está no trono. Graças a Deus por isso! Caso contrário, eu ficaria cheio de medo.

Faremos muito melhor quando se trata de lidar com perdas (seja a perda de uma posição, a perda de uma pessoa ou a perda de propriedade) se acreditarmos e lembrarmos que o que temos pertence a Deus e nos é emprestado para uso. um tempo.

CH Spurgeon diz:

Um homem não chora quando tem que devolver uma ferramenta que pegou emprestada… Ele sabia que a pegou emprestada, nunca a chamou de sua e a devolve grato por tê-la há tanto tempo. 

A última vez que Moisés falou ao povo de Deus antes de morrer, ele lhes disse: “Eis que vos ponho dois modos de viver. Uma forma é uma bênção e a outra é uma maldição. Existe um caminho que levará à vida e um caminho que levará à morte.”

Me sinto um pouco assim hoje. Vivemos numa época em que o grande movimento da nossa cultura é coroar a si mesmo como senhor. Siga esse caminho e você sempre será assombrado pelo medo. Não pode haver maldição maior do que a maldição desse caminho, e não pode haver miséria maior do que a miséria que existe no final dele.

Quero dizer com Moisés: “Escolha o caminho que leva à vida, o caminho no qual você coroa Jesus, o Filho de Deus e o Senhor e Salvador da sua vida”. Amigo, quando você puder dizer: “Para mim o viver é Cristo”, então você também poderá dizer: “o morrer é lucro” (Filipenses 1:21).

Aqui está o testemunho: “Se vivemos, vivemos para o Senhor; e se morrermos, morremos para o Senhor” (Romanos 14:8). Quando este Salvador é o Senhor soberano sobre a sua vida, sobre a sua morte e sobre a sua eternidade, o que você teria a temer?

Diga hoje a todos os seus medos: “Sou imortal até que o trabalho da minha vida termine”.

One Comment on “Como superar seus medos”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *