O mau fruto de nos compararmos com os outros

As redes sociais estão repletas de mantras destinados a nos encorajar em nossa luta contra a comparação. Meias verdades que soam encantadoras aos ouvidos dos pecadores, nos convidam a fixar nossos olhos em algo diferente da pessoa que está ao nosso lado. Infelizmente, eles não conseguem nos indicar o lugar certo. Talvez você já tenha ouvido algo assim:

“Não seremos distraídos pela comparação se estivermos cativados pelo propósito.”

Espere, ser cativado por nosso propósito é realmente a salvaguarda contra uma vida de comparação sem alegria? Aqui está outro:

“A razão pela qual lutamos contra a insegurança é porque comparamos nossos bastidores com os destaques de todos os outros.”

Já ouviu isso antes? Esse é realmente o motivo? Não, a insegurança no coração humano encontra a sua raiz em algo muito mais profundo. 

A maior parte da conversa em torno da comparação aponta homens e mulheres para si mesmos. Eles nos forçam a mentir, dizendo-nos que se encontrarmos nosso propósito e nos concentrarmos em nossos próprios destaques, então seremos livres de nos compararmos com os outros. Honestamente, isso está funcionando para alguém?

O mau fruto de nos compararmos com os outros

Temos que parar de fingir que a comparação não é pecado. Não é apenas um fardo colocado sobre nós que rouba a nossa alegria. A comparação abre um buraco em nossa comunhão com Deus e em nossa comunidade com aqueles que nos rodeiam. Aqui estão alguns frutos podres que crescem em nossos corações através deste pecado:

Inveja

Na maioria das vezes, a comparação funciona como uma palavra glorificada para a inveja. Isso se manifesta em nosso desejo pelas dádivas ou pelo sucesso do próximo, seja na carreira, no casamento ou em qualquer outra coisa que ele tenha e que nos falte.

Orgulho

Muitas vezes entrelaçado com a inveja, o orgulho é outro fruto ruim que cresce ao nos compararmos aos outros em uma escala. O orgulho surge quando pensamos que merecemos os dons dados por Deus que outros têm, quando na verdade não merecemos nada de bom.

Por outro lado, a arrogância em nossos corações é exposta quando olhamos para o pecado dos outros e decidimos que nosso pecado é menos desprezível para um Deus santo. Ou talvez seja a nossa teologia que comparamos. Achamos que merecemos o papel de liderança ou o contrato do livro porque lemos os Puritanos e temos a nossa teologia sistemática bem estabelecida. 

Ingratidão

Quando comparamos a nossa sorte com a vida dos nossos irmãos cristãos, mostramos que somos ingratos pelas muitas dádivas que recebemos de Deus.

Às vezes, cobiçamos algo na vida de um incrédulo, revelando que as nossas prioridades estão desalinhadas. Por que invejaríamos a vida deles quando a nossa porção é o Senhor? Nós pegamos Jesus! Ele é um tesouro que excede em muito qualquer coisa que o nosso próximo possua ( Salmo 73 ).

Concorrência

A comparação pode nos levar a uma competição pecaminosa com outros crentes. Podemos encontrar motivações pecaminosas em nosso coração para servir na igreja ou estudar a Bíblia. Se pudermos fazer mais e melhor do que eles, receberemos o elogio e o reconhecimento que “merecemos”.

Não ser amoroso com os outros

Em todas essas coisas, encontramos um traço comum: estamos fazendo um péssimo trabalho em amar os outros.

Cativado por Cristo

Se formos encorajados a nos concentrar em nossos dons, talentos e objetivos, e não nos dos outros, estaremos errando o alvo. Aposto que você ainda se sente inseguro às vezes. Ou talvez você ainda tenha tido momentos em que desprezou com orgulho alguém cujo pecado é obviamente muito pior que o seu. “Sou um pecador, mas pelo menos não peco como eles .” Bem, se isso não parece muito familiar… ( Lucas 18:11 ).

A verdade é que, quer comparar-nos com outra pessoa nos faça sentir oprimidos ou muito bem consigo mesmos, precisamos de uma visão renovada – um coração renovado.

A chave é Cristo. Precisamos ser cativados por Jesus. 

O bom fruto de nos compararmos com Cristo

O que aconteceria se todos tirassem os olhos de si mesmos e os voltassem para Jesus, como o antigo hino nos encoraja a fazer?

“Volte seus olhos para Jesus.
Olhe plenamente para o seu rosto maravilhoso,
e as coisas da terra ficarão estranhamente turvas,
à luz da sua glória e graça.

Bons frutos brotarão em nossos corações quando fixarmos nossos olhos Nele, e não em nossas circunstâncias, em nós mesmos ou em qualquer outra pessoa.

Uma visão correta de si mesmo

Quando ponderamos sobre Jesus e tudo o que Ele é e fez, somos lembrados de como é realmente incrível que Ele tenha descido para nos resgatar. Contemplar diariamente Sua santidade corrige nossa visão de nós mesmos. Reconheceremos o quão longe estamos de ser santos e o quanto precisamos da Sua graça.

Em comparação com Cristo, nunca poderíamos estar à altura. Ele é santo e bom e nós não ( Romanos 3:10-12 ). Ele é proeminente; somos o pó da terra ( Colossenses 1:18; Salmo 103:14 ). Ele é o Oleiro e nós somos o barro ( Romanos 9:21 ). 

Até nas virtudes onde carregamos a Sua imagem descobrimos a nossa falência em comparação com Jesus. Nunca seremos tão gentis, amorosos, justos ou fiéis. Esta verdade deveria abaixar nossos rostos em adoração ao Rei que reina sobre todos. 

Humildade

Ver-nos corretamente leva a uma humildade mais profunda para com Deus e os outros. Corações humildes são corações agradecidos. Os corações humildes sabem que receberam mais do que merecem. Isto se torna uma salvaguarda contra a inveja e nos permite alegrar-nos com os outros pelo que recebem.

Da mesma forma, cresceremos na graça para os outros, sabendo que somos um grande pecador que foi perdoado de muitas coisas.

Crescimento em Santidade

Os olhos focados em Cristo contemplarão Sua santidade e se tornarão mais semelhantes a Ele dia após dia. Cresceremos em santidade e pregaremos Jesus ao mundo através de nossas vidas. Nossos corações irão apreciá-Lo mais e nos levarão à adoração e à obediência amorosa aos Seus mandamentos. 

Amar bem os outros

Em tudo isto, um maior amor pelos outros florescerá nos nossos corações. Em vez de cobiçarmos as suas circunstâncias, nos alegraremos com eles. Em vez de desejarmos ser dotados da mesma forma que Deus criou nossos companheiros santos, apreciaremos seus dons. E em vez de menosprezar os outros pelos seus pecados, a misericórdia marcará os nossos pensamentos e interacções com eles. 

Finalmente livre

A comparação ímpia muitas vezes parece uma armadilha na qual caímos. Mas, na verdade, é um problema cardíaco que devemos enfrentar. Não é uma armadilha que vive fora de nós, mas um pecado que brota de dentro.

A liberdade para o cristão é possível. O Espírito Santo permite-nos olhar para Jesus, contemplar a Sua beleza e caminhar na fé, desfrutando das Suas boas dádivas. Então estaremos livres de olhar para os outros e lamentar a nossa suposta falta ou de nos encolhermos de orgulho diante dos outros.

Na verdade, não nos falta nada de bom.

Os leões jovens sofrem necessidade e fome; mas aos que buscam o Senhor não falta nenhum bem. (Salmo 34:10)

One Comment on “O mau fruto de nos compararmos com os outros”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *