3 verdades e 1 mentira sobre a Bíblia

Eu realmente não gosto de ler a Bíblia.

Não entendo o que um livro escrito há milhares de anos tem a ver com minha vida hoje.

Eu não sou realmente um leitor.

Você sabia que as pessoas ficam bêbadas e fazem sexo na Bíblia?!

Não entendo o que estou lendo.

Você sabia que na Bíblia existem essas duas pessoas que estavam nuas, na floresta, comendo frutas?

Eu leio a Bíblia todos os dias… Jesus Calling é o meu favorito.

Estes são todos os comentários que as pessoas compartilharam comigo em relação à leitura da Bíblia. Um deles era de uma avó de 80 anos, o outro de um aluno da quarta série (aposto que você não consegue adivinhar qual?).

Então, o que há neste livro, a Bíblia, que é tão complicado? É realmente tão difícil de entender? É realmente relevante para hoje? O que está acontecendo com todo o sexo, embriaguez, assassinato e pessoas nuas?

Eu não cresci na igreja, então minha experiência com a Bíblia foi limitada até meus 20 anos de idade. Eu apenas pensei que era uma lista de regras para viver ou algum livro antigo que contava a história das “duas pessoas nuas na floresta, comendo frutas”.

Para muitos de nós, talvez tenhamos aprendido que a Bíblia só deve ser aberta em ocasiões especiais. Ou você só recorre a ele quando quer se sentir bem. Melhor ainda, talvez você possa simplesmente retirar um versículo do contexto e fazê-lo significar o que você quer dizer (olá, Jeremias 29:11, alguém?).

Foi só quando o Senhor abriu meu coração para buscar a verdade que descobri a vida encontrada nas páginas das Escrituras. E foi aí que aconteceu a mudança de paradigma: aprendi que não é apenas se você lê a Bíblia, mas como você a lê que mudará tudo. Aprendi três verdades e mentiras sobre a Bíblia que me ajudaram a entender quem é Deus e qual é o plano dele para nós.

Vamos começar com a mentira.

Mentira: A Bíblia é toda sobre mim.

Embora a Bíblia certamente seja para você, nem tudo é sobre você. É sobre Deus.

Quando lemos a Bíblia, é para conhecer e amar mais a Deus. Não é tirar um versículo do contexto para aplicar como um Band-Aid; não é encontrar a Escritura para sair por aí batendo na Bíblia naqueles “em pecado”; e não é para encher a cabeça com mais conhecimento. Deve produzir uma compreensão mais profunda de Deus, maior amor por ele e nos levar à adoração.

Parte do motivo pelo qual não sou fã de devocionais é que eles levam você a todos os lugares, tirando um versículo aqui e ali fora do contexto e colocando o significado ou a aplicação de outra pessoa nele, em vez de ler um livro inteiro.

Ler a Bíblia apenas para “pegar algo para mim” é como comer apenas uma sobremesa na refeição. É o que todos queremos e tem um gosto delicioso, mas se lermos apenas para aplicação, nossa dieta da Palavra de Deus será insuficiente. Precisamos observar o que está acontecendo e descobrir o significado do texto para aplicá-lo adequadamente.

Que mudança de paradigma em relação ao que nos é vendido nas livrarias cristãs: “Leia este devocional para obter cinco passos para uma vida melhor!” Esses tipos de coisas distorcem o verdadeiro objetivo da Palavra de Deus: contar a história da redenção do povo de Deus por meio da pessoa e obra de Jesus Cristo.

Verdade: A Bíblia foi feita para ser estudada.

Uma das melhores maneiras de ajudar a crescer na Palavra é escolher um livro ou seção das Escrituras e estudá-lo. Sente-se na passagem por um tempo, releia-a, volte a ela, procure as palavras e familiarize-se com ela. Como uma carta escrita para um ente querido, você a lê do começo ao fim.

Assim é com os livros da Bíblia. Ler um livro na íntegra muda a forma como você o entende e, portanto, aprofunda sua compreensão de Deus e de seu plano redentor. Quando lemos, lemos para observar (o que vemos?), interpretar (o que isso significa?) e aplicar (como isso deve me mudar?).

Quando comecei a estudar a Bíblia indutivamente (observação-interpretação-aplicação), quando comecei a procurar o que ela me ensina sobre Deus e como eu me encaixo em sua história maior, ela ganhou vida. Na verdade, tornou-se a minha vida. Gosto de ler a Bíblia, vejo sua relevância para minha vida (e mundo) hoje, aumenta minha compreensão de Deus e me ajuda a saber por que todas aquelas pessoas estavam se embriagando, fazendo sexo e cometendo assassinato – para me ajudar a ver que sou como aquelas pessoas, um pecador que precisa desesperadamente de um Salvador .

Verdade: A Bíblia tem muitas aplicações, mas apenas um significado.

Embora existam muitas traduções da Bíblia, ela tem apenas um significado. Nosso trabalho é descobrir esse significado. Nunca devemos perguntar: “O que esse versículo significa para mim?” mas perguntamos: “O que esse versículo significa?” Nosso trabalho como leitores e estudantes da Bíblia é descobrir o significado original do texto, revelar como ele é relevante e se aplica a nós hoje. As verdades bíblicas podem se aplicar a nós de muitas maneiras, mas elas têm apenas um significado.

Verdade: A Bíblia é toda sobre Jesus.

A Bíblia é uma coleção de livros e histórias que apontam para uma história maior: Jesus. A Bíblia tem 66 livros, escritos em um período de 1.500 anos, por 40 autores diferentes, em três idiomas diferentes, em três continentes diferentes, sobre uma mensagem: a missão de resgate de Deus para seu povo por meio da pessoa e obra de Jesus Cristo. A Bíblia é uma história destinada a ser lida que aponta para Aquele que torna justos os injustos; o impuro, limpo; o pária, redimido; o pecador, um santo.

Essa mudança de paradigma me ajudou a entender a Bíblia e, portanto, a amar e entender melhor a Deus e a viver em obediência a ele. O que me ancorou em tempos de dor e sofrimento não foi um versículo que tirei do contexto para cantar quando estou ansioso ou com medo, mas estudar a Palavra de Deus de maneira mais profunda. É conhecer seu caráter por meio da compreensão do grande quadro das Escrituras do começo ao fim que me ajuda (e a todos nós) a suportar o sofrimento.

A maneira como lemos a Bíblia é importante – lê-la mudará sua vida e mudará completamente seu paradigma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *