4 Maneiras pelas quais Deus responde nossas orações por libertação

A última petição do Pai Nosso pede a Deus que “não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal” (Mateus 6:13).

Deus responde a esta última petição, como todas as outras, por Sua graça, e a palavra ‘graça’ significa algo imerecido que é dado gratuitamente. Deus nos livra pela graça comum, graça especial, graça restauradora e graça salvadora. E compreender as variedades da maravilhosa graça de Deus nos ajudará a ver como Deus trabalha em nosso mundo e em nossas vidas.

1. Graça Comum – A bondade de Deus para com todas as pessoas, incluindo aqueles que O desafiam.

Por que tantas pessoas incrédulas vivem vidas pacíficas, felizes e produtivas? Por que os que vivem distantes de Deus costumam ser bondosos, pacientes e atenciosos? A resposta está na graça comum: a bondade de Deus para com todas as pessoas, incluindo aqueles que O desafiam.

Nosso Senhor descreveu a graça comum em Mateus 5:44-45:

Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem, para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus. Pois ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons, e faz chover sobre justos e injustos.

Toda boa dádiva vem da mão de Deus e isso inclui as boas dádivas desfrutadas por aqueles que não crêem. As bênçãos do amor e da família; os dons criativos da música e da arte; as descobertas da ciência e da medicina, e as mentes brilhantes que as levaram… De onde veio todo esse bem? Veio de Deus, em quem a pessoa que desfruta desses dons pode nem mesmo acreditar. Isso é graça comum.

O Senhor é bom para todos, e sua misericórdia é sobre tudo o que ele fez. – Salmo 145:9

Em Sua bondade para com todos, Deus dá o que é bom e restringe o que é mau. Por pior que este mundo seja, poderia ser pior. As piores pessoas não são como os demônios do inferno, e a razão para isso é a graça comum.

Quando Deus afrouxa a restrição da graça comum, é um sinal de Sua ira. Romanos 1 fala sobre como Deus pode entregar os pecadores ao mal que eles persistem em escolher (v. 24, 26, 28). O ponto aqui é que a maneira usual de Deus é restringir o pior em nós para o bem comum.

Deus restringe através da consciência, que é Seu dom para nós, e Ele restringe através do governo, que também é um dom gracioso de Deus (Romanos 13:1-7). A consciência e o governo podem ser corrompidos, mas qualquer consciência e qualquer governo é melhor do que nenhum.

Então, quando oramos, ‘livra-nos do mal’, estamos pedindo a Deus a graça comum. ‘Senhor, em sua misericórdia, refreie o pior em nós, em nossa comunidade, em nosso país e em nosso mundo. Levante pessoas de boa vontade, e conceda que a paz e a justiça prevaleçam em Seu mundo.’

2. Graça Especial – A bondade de Deus quando somos testados.

Aqui está algo muito maravilhoso que é seu como crente: Deus dá ajuda especial para provações particulares em tempos especialmente difíceis.

Paulo descreve isso a partir de sua própria experiência. Houve momentos em que ele teve bastante, e houve momentos em que ele estava em necessidade, e para esses momentos, Deus lhe deu uma ajuda especial. “Tudo posso naquele [Cristo] que me fortalece” (Filipenses 4:13). Deus deu força para enfrentar a provação que Paulo estava enfrentando, e Deus fará o mesmo por você. Ele lhe dará tudo o que você precisa para tudo o que você enfrentar, especialmente em um momento de grande provação, tentação ou provação.

Você vê a mesma coisa em 2 Coríntios 12, onde Paulo fala sobre uma grande provação que ele suportou por um longo período de tempo. Ele não nos diz o que era, mas descreve como um ‘espinho na minha carne’, indicando que estava sempre com ele e que era muito doloroso. Deus não tirou este espinho, mas deu uma graça especial para carregá-lo.

A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. – 2 Coríntios 12:9

Quando você sentir que está no seu limite, a graça de Deus será suficiente para você. Deus infundirá Sua força em sua fraqueza, para que você seja capaz de suportar. Isso é graça especial. Um antigo hino descreve bem isso:

Por todo o caminho meu Salvador me conduz,
alegra cada caminho tortuoso que eu ando
Dá-me graça para cada prova,
me alimenta com o pão vivo. 

3. Restaurando a Graça – a bondade de Deus quando falhamos.

Na noite em que foi traído, Jesus disse a Pedro: “Antes que o galo cante, você me negará três vezes” (Mateus 26:34). Nosso Senhor sabia que Pedro cairia em tentação, mas Jesus lhe deu esta promessa:

Simão, Simão, eis que Satanás exigiu ter-vos, para vos peneirar como trigo, mas tenho orado por vós para que a vossa fé não desfaleça. E quando você se converter novamente, fortaleça seus irmãos – Lucas 22:31-32

Jesus sabia que Pedro falharia, mas orou para que a  de Pedro não falhasse. E é por isso que o pecado não teve a última palavra na vida de Pedro. A oração de Jesus foi atendida. Pedro “virou de novo”. Isso é restaurar a graça.

Jesus morreu por pecadores como Pedro e como nós. Ele ressuscitou dos mortos e subiu ao céu, onde intercede por nós. Ele fala com o Pai e ora por nós, assim como fez por Pedro. É por isso que o pecado nunca terá a palavra final em sua vida. Como Pedro, você falhará, mas como Pedro, você ‘se voltará’ e, quando se arrepender, será restaurado. Por quê? Porque Cristo orou por você. Como Pedro, você pode cair em tentação, mas Cristo nunca o deixará ir.

Há um versículo maravilhoso em Miquéias que o ajudará quando a tentação o vencer, especialmente se você se sentir derrotado por seus próprios fracassos repetidos.

Não te alegres por mim, ó meu inimigo; quando eu cair, me levantarei; quando eu me sentar nas trevas, o Senhor será uma luz para mim. – Miquéias 7:8

Isso é restaurar a graça! O Senhor é a luz em suas trevas. O Senhor é o seu pastor e Ele restaurará a sua alma . O inimigo pode tê-lo derrubado, mas pela graça de Deus você se levantará perdoado e restaurado. O pecado nunca pode ter a última palavra na vida de um crente. Cristo intercede por você, e a graça de Deus nunca o deixará ir.

4. Graça salvadora – a bondade de Deus em nos levar à fé e ao arrependimento.

Pois pela graça você foi salvo por sua fé. E isso não é obra sua; é dom de Deus – Efésios 2:8

Quando você crê no Senhor Jesus Cristo, Deus o leva a um relacionamento inteiramente novo com Ele e, como filho de Deus, você terá mais do que a graça comum. Você recebeu a graça salvadora e, quando for testado, Deus lhe dará uma graça especial e, quando você falhar, Deus lhe dará a graça restauradora.

Quando você tem esse novo relacionamento com Deus, você começa uma nova jornada na qual todas as petições do Pai Nosso serão cumpridas em sua vida.

Você terá um novo desejo de que o nome de Deus seja honrado porque Ele é seu Pai, e você descobriu Seu grande amor.

Todos esses são dons da graça de Deus, e quando esses dons forem seus, você poderá dizer com todo o povo de Deus,

Maravilhosa graça como é doce o som que salvou um miserável como eu
Eu estava perdido, mas agora fui encontrado, era cego, mas agora vejo.
Através de muitos perigos, labutas e armadilhas, eu já vim
Esta graça que me trouxe seguro até aqui, e a graça me levará para casa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *