4 personagens narcisistas da Bíblia com os quais podemos aprender

Há muitos personagens narcisistas em toda a Bíblia. Afinal, a Bíblia está cheia de pecadores que precisam da graça redentora de Jesus. E embora possa parecer estranho dizer, podemos realmente aprender com o narcisismo de diferentes personagens da Bíblia, descobrindo como evitar suas tendências pecaminosas em nossas vidas. Em outras palavras, podemos aprender com seu mau comportamento para nos impedir de seguir seus exemplos. Eles são o epítome do que não fazer. 

Com suas lições prontamente disponíveis, vejamos quatro personagens narcisistas da Bíblia com os quais podemos aprender, incluindo Jezabel, Nabal, Nabucodonosor e Satanás.

1. Jezabel 

O primeiro personagem narcisista da Bíblia que eu sabia que deveria incluir na minha lista era Jezabel. Jezabel não era uma boa pessoa, pois manipulava as pessoas, machucava-as intencionalmente e até assassinava muitas. Seu marido era o rei Acabe, que era igualmente mau e sedento de sangue. Um homem chamado Nabote possuía um vinhedo bem próximo ao palácio de Acabe e Jezabel. Ele era um homem gentil, e Acabe se ofereceu para comprar a vinha de Nabote, mas Nabote recusou porque estava aderindo aos mandamentos de Deus de manter a vinha da família dentro da linhagem familiar. Acabe não ficou feliz com essa resposta, nem Jezabel. 

Visto que Nabote não queria vender a vinha a Acabe, Acabe voltou para casa para ficar de mau humor e chorar. Jezabel repreendeu Acabe por chorar, e então ela conspirou com criminosos para assassinar Nabote. Uma vez que Nabote foi morto, Acabe e Jezabel conseguiram o que queriam – a vinha ( 1 Reis 21:1-16 ). Há muitos outros casos ao longo da vida de Jezabel que atestam sua maldade e narcisismo. Podemos aprender muito com seu comportamento narcisista e como evitá-lo.

Nos dias modernos, ser chamada de “Jezabel” é uma declaração depreciativa porque está associada à mulher má Jezabel da Bíblia. 

Seria um insulto horrível alguém rotular você como uma “Jezabel”. Podemos aprender com seu comportamento narcisista a não se envolver em um estilo de vida desonesto. Ela manipulou e usou outras pessoas para conseguir o que queria. Como discutimos, ela até assassinou um homem para ter um vinhedo. Isso nos ensina que manipular os outros só leva ao mal destrutivo. 

Como cristãos, em vez de manipular os outros, talvez seja hora de deixarmos nosso orgulho e simplesmente pedir ajuda, ou talvez tenhamos uma conversa vulnerável para discutir por que precisamos ou queremos algo. Devemos repreender mentiras, esquemas e todas as táticas orgulhosas que nos dão uma vantagem distorcida. Em vez de usar as pessoas, simplesmente peça sua ajuda com um coração agradecido. 

Somos chamados a nos abster de comportamentos narcisistas e, em vez disso, buscar como podemos glorificar a Deus e andar em obediência aos Seus ensinamentos. 

2. Nabal 

Um segundo personagem bíblico narcisista com o qual podemos aprender é Nabal. Nabal foi o primeiro marido de Abigail antes de ela conhecer e se casar com o rei Davi . A Bíblia descreve Nabal para nós em 1 Samuel 25:3: “Seu nome era Nabal e o nome de sua esposa era Abigail. Ela era uma mulher inteligente e bonita, mas seu marido era grosseiro e mesquinho em seus negócios – ele era um calebita. O nome “Nabal” significa literalmente “tolo”. Nabal provou ser um tolo através de seus comportamentos narcisistas. 

Quando Abigail e Nabal encontraram Davi pela primeira vez, Davi e seus homens estavam viajando e precisavam de provisões. 

Em vez de dar provisões a Davi e seus homens, o narcisismo de Nabel o levou a agir com astúcia e arrogância em relação a Davi. 

Nabal fez estas declarações: “Quem é esse Davi? Quem é esse filho de Jessé? 

Muitos servos estão se afastando de seus senhores hoje em dia. Por que eu deveria pegar meu pão e minha água, e a carne que matei para meus tosquiadores, e dar a homens vindos de quem sabe de onde?” ( 1 Samuel 25:10-11 ). Em vez de ajudar Davi e seus homens, ele os menosprezou e optou por não ajudá-los.

Podemos aprender com o personagem narcisista da Bíblia Nabal de muitas maneiras. A coisa mais importante que podemos aprender com ele é não ser mesquinho e orgulhoso, pois esses traços ruins não são um bom reflexo de uma pessoa. 

Todos sabiam que Nabal não era um homem gentil. Ele era conhecido por usar outras pessoas. Como cristãos, não devemos querer ser conhecidos da mesma forma, mas sim como alguém que brilha por Cristo. Também podemos aprender com a vida de Nabal que o narcisismo apenas nos faz parecer tolos imorais, e perderemos as pessoas ao nosso redor se nos envolvermos em narcisismo. Mais tarde, em 1 Samuel, Abigail envia provisões para Davi e seus homens e Abigail se torna a esposa de Davi. Devido ao narcisismo e comportamento maligno de Nabal, ele perdeu sua esposa. 

Portanto, devemos nos abster de viver uma vida narcisista como Nabal viveu, porque isso apenas afasta os outros. Ninguém quer estar por perto ou ser amigo de alguém que é narcisista. Em nossas vidas diárias, precisamos aprender com os erros de Nabal e não tratar os outros como se estivessem abaixo de nós. Não faremos amigos se formos narcisistas e certamente não daremos glória a Deus agindo dessa maneira. 

3. Nabucodonosor

Um terceiro personagem narcisista da Bíblia com o qual podemos aprender é Nabucodonosor. Nabucodonosor foi rei da Babilônia de 605 aC a 562 aC Ele era um indivíduo egocêntrico que se achava melhor do que todos os outros. Na verdade, ele se considerava superior a Deus. Ele se recusou a reconhecer o verdadeiro Deus e continuou se gabando para ser o líder supremo. Devido à sua arrogância e narcisismo, Deus amaldiçoou Nabucodonosor para se tornar como um animal selvagem até que ele reconheceu que Deus era verdadeiramente exaltado como Deus Altíssimo ( Daniel 4:1-35 ). 

Depois de se tornar como um animal, Nabucodonosor finalmente reconheceu Deus como o Altíssimo, e Deus o restaurou à sua mente sã. Podemos aprender através do narcisismo de Nabucodonosor que a maneira certa de viver é nos humilhar e submeter nossas vidas a Deus. Não devemos acreditar que somos superiores a Deus nem devemos agir arrogantemente contra o Senhor. Nabucodonosor é um exemplo perfeito de um narcisista que perdeu tudo por causa de seu narcisismo. Como cristãos, podemos aprender com seu mau comportamento e evitar cometer os mesmos erros de Nabucodonosor. Afinal, quem quer ser punido como um animal selvagem? 

4. Satanás 

Um quarto personagem narcisista da Bíblia com o qual podemos aprender é Satanás. Satanás já existe há muito tempo, tentando fazer com que os seres humanos errem e caiam. Ele foi a serpente no Jardim do Éden que tentou Eva a comer do fruto ( Gênesis 3:1-24 ). Até hoje, Satanás quer que todas as pessoas o adorem e sigam em vez de Deus. Maldade, maldade e pecado são os aspectos centrais de todo o ser de Satanás. Ele não se importa com ninguém além de si mesmo.

Podemos aprender muito com Satanás e sua atitude narcisista. Por um lado, não precisamos copiar seus comportamentos porque eles só prejudicam a nós mesmos, aos outros e a Deus. Satanás usará, manipulará e abusará de qualquer um para conseguir o que quer. Como cristãos, precisamos nos posicionar contra os esquemas do diabo ( Efésios 6:10-18 ), mas também devemos ter certeza de que não estamos agindo de maneira semelhante de desonestidade e engano. Satanás quer que sigamos seu modo de existência narcisista, pois ele sabe que isso nos afastará de Deus e daqueles que amamos. Podemos aprender com Satanás a importância de seguir a Deus e evitar o mal.

No futuro, Satanás será lançado no lago de fogo junto com seus demônios, o anticristo, o falso profeta e todos aqueles que rejeitaram a Cristo ( Apocalipse 20:10 ). Este é o castigo por pensar que somos melhores que Deus e que não precisamos Dele. Como seres humanos, precisamos aprender com o narcisismo de Satanás para não cometermos o mesmo grave erro de acreditar que não temos que servir a Deus ou obedecê-lo. É um negócio perigoso quando pensamos que devemos seguir a nós mesmos ao invés de Deus.

Dizendo “não” ao narcisismo

Esses são apenas quatro personagens narcisistas da Bíblia com os quais podemos aprender, mas há muitos mais ao longo das Escrituras. Como cristãos, precisamos ser educados sobre o narcisismo e os perigos que acompanham esse modo de pensar e viver. O narcisismo pode nos levar a fazer coisas terríveis, como mentir, manipular e até matar outras pessoas para conseguir o que queremos. Como cristãos, precisamos nos abster de comportamentos narcisistas e, em vez disso, nos humilhar diante de Deus e dos outros. Uma vida narcisista não traz glória a Deus, mas uma vida de amor, compaixão e serviço a Ele traz glória que é devida ao santo nome de Deus. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *