5 coisas que você deve saber sobre demônios e Satanás

1. Demônios são anjos caídos.

Às vezes, nossos livros de teologia afirmam que o pecado veio primeiro ao mundo com o pecado no jardim, mas já houve uma queda antes da queda humana. A serpente entrou no jardim por fora e com más intenções ( Genêsis 3:1-2 ). A serpente questionou a bondade de Deus insinuando que Deus estava retendo algo bom de suas imagens humanas. Mais adiante nas Escrituras, o diabo é descrito como “a antiga serpente” ( Apocalipse 20:2 ). Quanto mais gostaríamos de saber sobre tudo isso. No entanto, a Escritura é dirigida a nós e não aos anjos. O que sabemos é que Satanás lidera um exército de anjos rebeldes ( Apocalipse 12:7-8 ), que agora são expulsos do céu. Demônios são esses anjos caídos. Demônios não são espíritos ministradores, mas spoilers.

2. Os demônios têm um líder.

Satanás é o líder deles. Ele era um querubim errado ou um arcanjo errado? Não sabemos ao certo. Michael e seus anjos derrotam ele e seus anjos na batalha. Então, ele foi derrotado por um arcanjo ( Apocalipse 12:7 ). As Escrituras têm vários títulos além de “Satanás” e “diabo” que o resumem. 

3. Satanás e sua comitiva demoníaca têm limitações.

Satanás e os demônios são espíritos poderosos, mas não são onipresentes, oniscientes ou onipotentes. Com relação à onipresença, os demônios podem deixar um homem e entrar em porcos ( Marcos 5:13 ). Com relação à onisciência, os anjos, e podemos presumir com segurança que os anjos caídos também, não sabem o dia e a hora do retorno do Filho do Homem ( Mateus 24:36 ). Quanto à onipotência – nenhum anjo, governante ou poder pode separar o crente do amor de Cristo ( Romanos 8:38 ). Em alguns círculos cristãos, o poder, o conhecimento e a presença diabólicos são inflados.

4. O objetivo diabólico é a adoração.

Foi dito que o mundo nos diz: conforme-se comigo! , a carne nos diz: Satisfaça-me! , e o diabo nos diz: Adore-me! Há evidências bíblicas para apoiar cada uma delas. Respeitando a última ideia das três, a tentação de Jesus no deserto pelo diabo culmina com este convite ( Mateus 4:8–9 ): “Novamente, o diabo o levou a um monte muito alto e mostrou-lhe todos os reinos do mundo. e sua glória. E disse-lhe: “Tudo isto te darei, se te prostrares e me adorares”. Esta parece ser a motivação final do diabo: o desejo de ser adorado. Mas fazer isso é idolatria. É adorar a criatura em vez do criador ( Romanos. 1:24-25 ).

5. Existem dois disfarces diabólicos importantes.

O diabo é um enganador ( Apocalipse 12:9 ). O apóstolo Paulo adverte aos coríntios que o diabo pode se disfarçar de “anjo de luz” ( 2 Coríntios. 11:14 ). Paulo está escrevendo sobre o perigo dos falsos mestres que se disfarçam de “apóstolos de Cristo” ( 2 Coríntios 11:13 ). Esses “trabalhadores fraudulentos” são agentes do grande enganador. Falsos ensinos, falsos evangelhos e falsos mestres ainda persistem e perturbam as igrejas. Isso pode ser particularmente verdade no Ocidente. 

No entanto, há outro disfarce que não é nada sutil. Mostra-se na perseguição. Pedro usa uma metáfora surpreendente em aplicação ao diabo ( 1 Pedro 5 ): “Sede sóbrios; fique atento. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar”. Pedro tem em mente a perseguição pela fé, como mostra o próximo versículo ( 1 Pedro 5:9 ): “Resisti-lhe, firmes na vossa fé, sabendo que os mesmos tipos de sofrimentos estão sendo experimentados por sua irmandade em todo o mundo.” Há irmãos e irmãs cristãos em partes não ocidentais do mundo que estão experimentando o rugido do leão enquanto escrevo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *