7 oportunidades para manifestar misericórdia

“Vá e aprenda o que isto significa: ‘Eu desejo misericórdia, e não sacrifício.’” (Mateus 9:13)

Pense na diferença que um professor misericordioso pode fazer numa escola. Pense na diferença que existe numa empresa, numa igreja ou numa família, quando há uma pessoa com um coração terno, que se preocupa e age para o bem dos outros. 

Como seria se todos fizéssemos o mesmo? Onde e como posso ser misericordioso ? 

1. Necessidades materiais  

Se alguém possui bens do mundo e, vendo seu irmão necessitado, fecha-lhe o coração, como pode permanecer nele o amor de Deus? (1 João 3:17)

O Bom Samaritano abriu o seu coração a uma pessoa necessitada e fez algo para ajudá-la. Sinclair Ferguson disse: 

Misericórdia é ficar de joelhos e fazer algo para restaurar a dignidade de alguém cuja vida foi destruída pelo pecado.

Então Ferguson diz: 

[O Samaritano] não tratou da causa da necessidade do homem perseguindo os ladrões… [e] ele não reclamou do fracasso da sociedade em satisfazer a necessidade do homem… O Samaritano abordou a necessidade imediata que lhe foi apresentada e fez o que queria. poderia trazer alívio. 

2. Lutas espirituais  

Tenha misericórdia daqueles que duvidam. (Judas 22)  

Deus nos chama a ter um coração terno para com os irmãos e irmãs em Cristo que estão lutando na fé. Tenha misericórdia daqueles que duvidam. 

Certa vez ouvi Warren Wiersbe dizer que se pudesse ter seu tempo novamente, ele “faria mais para encorajar o povo de Deus”. Senhor, salva-me de ser duro e exigente. Torna-me terno para com os outros, sensível às cargas que carregam e fiel em trazer ajuda, como Cristo é fiel para mim.

Cristo não quebra a cana quebrada. Ele não apagará um pavio fumegante. Davi capta a misericórdia de Deus quando diz: “A tua benignidade me engrandeceu” (Salmos 18:35). 

3. Falhas embaraçosas 

O amor cobre uma multidão de pecados. (1 Pedro 4:8)  

Algumas coisas não devem ser encobertas. Pedro fala sobre pecados, não sobre crimes, e há uma diferença importante. Mas há uma infinidade de pecados que uma pessoa misericordiosa ficará feliz em encobrir. Spurgeon diz: 

Recomendo a vocês, irmãos e irmãs, que tenham sempre um olho cego e um ouvido surdo.  

Observe que é apenas um! Neste mundo pecaminoso você precisa ter um olho que veja e um ouvido que ouça. Mas Spurgeon diz: 

Meu olho cego é o melhor olho que tenho, e meu ouvido surdo é o melhor ouvido que tenho.

Um coração duro sempre dá grande importância ao fracasso de outra pessoa, mas um coração terno, um coração misericordioso, muitas vezes usa os olhos cegos e os ouvidos surdos! 

Deus não nos trata como nossos pecados merecem nem nos retribui de acordo com nossas iniquidades. Ele é misericordioso. E o amor cobre uma multidão de pecados.  

4. Fofoca caluniosa 

Tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honroso, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é louvável… pense nessas coisas. (Filipenses 4:8) 

Satanás é o pai das mentiras. Ele está sempre fabricando rumores que fariam uma pessoa pensar menos em alguém que é seu irmão ou irmã em Cristo. Alguns cristãos parecem ser hábeis em ajudá-lo! 

Lembre-se disto: é tão ruim acreditar em uma mentira quanto contá-la. É tão ruim repetir uma mentira quanto inventá-la. Há uma dureza em nossa cultura (e muitas vezes está se infiltrando na igreja) que é rápida em acreditar no pior sobre uma pessoa e lenta em pensar o melhor. 

É tão fácil dar muita importância às falhas das outras pessoas e dar pouca importância às suas forças e virtudes. Uma pessoa misericordiosa vai na direção oposta – ela valorizará mais as virtudes de uma pessoa do que suas falhas. Uma pessoa misericordiosa fechará os ouvidos à calúnia, a menos que seja obrigada a fazer o contrário. 

5. Expectativas irracionais 

Deus conhece nossa estrutura; ele lembra que somos pó. (Salmo 103:14) 

Este é um dos meus versículos favoritos do Antigo Testamento. Estou muito grato por isso. Deus se lembra de que sou pó. 

Devo me lembrar disso em relação aos outros. E não devo estabelecer expectativas irracionais em relação ao meu cônjuge, aos meus filhos ou a outras pessoas que trabalham comigo. Devo aprender a não ser surpreendido por desânimos e decepções. 

E devo ir além da ideia de que uma pessoa será um modelo consistente de virtude simplesmente porque é cristã. Devo pensar mais nos pesos e fardos que outros podem carregar e na força das tentações que podem enfrentar. E devo lembrar, como Deus se lembra de mim, que eles são pó.

6. Lesões pessoais 

Sejam gentis e compassivos uns com os outros, perdoando-se uns aos outros, como Deus perdoou vocês em Cristo. (Efésios 4:32) 

Se alguém o machucou, feriu ou prejudicou de alguma forma, não se surpreenda se em algum momento Deus o colocar em uma posição em que você terá a oportunidade de se vingar. 

Foi o que aconteceu com José. Seus irmãos o injustiçaram terrivelmente, mas Deus o abençoou. Ele se tornou o primeiro-ministro do Egito, ao lado do próprio Faraó. Um dia, os irmãos precisavam de comida e vieram para o Egito, e José os tinha em seu poder. 

Agora, o que você fizer naquele momento será a coisa mais reveladora sobre você. José perdoou seus irmãos. É isso que a misericórdia faz. 

7. Almas perdidas  

Salve outros, tirando-os do fogo; aos outros mostre misericórdia com medo. (Judas 23) 

Se você tiver misericórdia em seu coração, você falará com Cristo sobre as pessoas perdidas e falará com as pessoas perdidas sobre Cristo. Agostinho disse: 

Se choro pelo corpo do qual a alma partiu. Como devo chorar pela alma da qual Deus se foi?  

Um coração terno que se preocupa e age para o bem dos outros se preocupará profundamente com as pessoas sem Cristo e agirá compartilhando o evangelho com elas. 

Compartilhe Cristo 

O amor inabalável do Senhor nunca cessa; Suas misericórdias nunca terminam; eles são novos todas as manhãs; grande é a sua fidelidade. (Lamentações 3:22-23)

Este é um Cristo a quem você pode ir. E este é um Cristo em quem você pode confiar. Sua misericórdia não é por um momento, mas por toda a vida. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *