7 virtudes a serem buscadas para o crescimento espiritual

Por isso mesmo, faça todo esforço para acrescentar bondade à sua fé; e para o bem, o conhecimento; e ao conhecimento, autocontrole; e ao autocontrole, perseverança; e à perseverança, piedade; e à piedade, bondade fraternal; e à bondade fraternal, o amor (2 Pedro 1:5-7).

Imagine em sua mente um Volkswagen e um avião 747. Agora imagine o Volkswagen puxando o 747.  Acredite ou não, um Volkswagen pode realmente fazer isso, mas o poder de um Volkswagen nunca poderia fazer a coisa voar!

Você não pode viver a vida cristã sem o poder do Espírito Santo . O Novo Testamento fala sobre pessoas que têm uma aparência de piedade, mas negam o seu poder (2 Timóteo 3:5). Esse tipo de religião é como o Volkswagen puxando o avião. É preciso um grande esforço, mas é inútil; nunca voará! Jesus disse: “Sem mim nada podeis fazer” (João 15:5).

Aqui estão sete virtudes que devemos buscar vigorosamente no poder do Espírito Santo. A lista é semelhante ao fruto do Espírito em Gálatas 5:22-23, mas a ênfase de Pedro está no nosso esforço para buscar ativamente essas coisas: Faça todo esforço para adicionar essas coisas à sua fé. Vá atrás deles. Torne-os seus. Você não está na posição do Volkswagen tentando puxar o avião. Deus lhe deu poder, agora esforce-se na busca por essas coisas este ano.

Achei útil usar isso como uma grade para autoavaliação. Talvez você queira usá-lo dessa forma em seu pequeno grupo ou com um amigo, para falar sobre seu próprio crescimento espiritual e estabelecer algumas metas e objetivos .

1. Bondade (excelência moral)

Se você quer ser um cristão frutífero, então precisa crescer em bondade. A evidência da sua fé será vista na bondade da sua vida. Pedro já nos disse que Cristo nos chama “pela sua própria glória e bondade” (v. 3). Ao longo de Sua vida, Jesus fez o bem, e a pura excelência moral de sua vida nos compele. Um reflexo dessa bondade em nossas vidas será atraente para os outros.

Agora Pedro diz ao crente: “você participa da natureza divina”. (v. 4). Seu Espírito vive em você , então faça todo esforço para crescer nessa bondade. Busque a bondade e a excelência moral com toda a energia que puder reunir.

Como você pode se tornar mais ativo em fazer o bem aos outros?

2. Conhecimento (sabedoria prática)

Se quiser ser um cristão frutífero, você precisa crescer em sabedoria, profundidade, estabilidade e maturidade. A maneira como isso acontece é através da Palavra de Deus – aprendida, crida, aplicada e obedecida. A Bíblia é muito mais que informação. Davi disse: “Tua palavra é lâmpada para minha alimentação e luz para meu caminho” (Salmos 119:105). Você encontrará direção, sabedoria e estabilidade ao meditar na Palavra de Deus.

Que oportunidades você está aproveitando para aprender a Palavra de Deus? Você está aproveitando -os ao máximo ?

3. Autocontrole (controlar suas paixões em vez de suas paixões controlarem você)

Lembre-se de quem está escrevendo isto: Pedro, o homem mais impulsivo do Novo Testamento! O homem que antes era um discípulo desajeitado agora é um apóstolo confiável na igreja de Deus. Isso é crescimento! Se isso pode acontecer com ele, pode acontecer com você.

Deus lhe deu tudo que você precisa para a vida e a piedade, então assuma o compromisso de continuar crescendo no autocontrole.

Onde você precisa exercer mais autocontrole? É em comer e beber? Está no que você assiste? É quanto ou quão pouco você dorme? No que você gasta? Em relação ao seu humor, à sua raiva ou à sua língua?

4. Perseverança (Insistir quando sentir vontade de desistir)

Se você quer ser útil a Jesus Cristo, precisa aprender a ter perseverança. A perseverança vem do autocontrole. A pessoa impulsiva desiste facilmente. Ele é pressionado pelo que sente a qualquer momento. Quando a pessoa impulsiva fica farta, ela quer desistir.

Se você quer ser útil a Jesus Cristo, você precisa superar isso. Determine que você superará o desânimo que todos nós enfrentamos em nossas próprias vidas. Não desista facilmente. Cresça em perseverança.

Onde você precisa pressionar? Do que você sente vontade de desistir agora? Esta pode ser uma oportunidade para você crescer em caráter e se tornar um cristão mais frutífero.

5. Piedade (uma vida que flui da paixão por Deus)

A adoração expressa e renova seu amor por Cristo. E este amor vem antes do amor pelos outros cristãos e do amor pelo mundo, porque o amor por Cristo é a fonte do amor pelos outros e do amor pelo mundo.

Como está o seu amor por Cristo? Que prioridade a adoração e a oração têm em sua vida?

6. Bondade fraterna (um espírito generoso para com outros crentes)

A pessoa que é realmente útil a Cristo está sempre perguntando: “Onde posso ajudar? Como posso contribuir para a vida e as necessidades dos outros?”

Se você estiver crescendo na bondade fraterna, será generoso em dar e ajudar. Você também será generoso no julgamento de outros cristãos. Você será lento para pensar o pior de seus irmãos e irmãs em Cristo e rápido para pensar o melhor.

Onde você pode ser mais generoso com outros cristãos? Você conhece algum irmão ou irmã cristão que passa por dificuldades financeiras? Você conhece algum irmão ou irmã que precisa de ajuda? Existe algum irmão ou irmã de quem você tem pensado o pior?

7. Amor (a compaixão de Deus pelo mundo)

É muito significativo que Pedro nos chame a crescer no amor uns pelos outros e no amor pelo mundo. Às vezes, os cristãos que são mais apaixonados por alcançar os perdidos também são os mais críticos em relação aos seus irmãos e irmãs cristãos. E às vezes os cristãos que são mais generosos com outros crentes são bastante insensíveis para com o mundo perdido. Deus não nos dá escolha entre amar nossos irmãos e amar o mundo. Ele nos chama para ambos.

Onde você pode demonstrar a compaixão de Deus pelas pessoas perdidas? Você conhece alguém fora da igreja que está necessitado? Você conhece alguém que nunca ouviu as “boas novas” de Jesus Cristo? Você tem amizades ativas fora do mundo da igreja?

Estas sete virtudes são as coisas que devemos perseguir, este ano e todos os anos. Faça todos os esforços para progredir nessas coisas. Vá atrás deles com toda a energia que puder reunir. Torne-os seus. Adicione-os à sua fé.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *