Deus é Justo: 6 Ajudas desta Dura Verdade

A perseguição é sempre uma coisa terrível. Um determinado grupo de pessoas é perseguido e atacado cruel e repetidamente.

As perguntas óbvias para as pessoas que estão vivenciando esse tipo de coisa são: Onde está Deus em tudo isso? Como devemos resistir a isso? Este é o tipo de coisa que o povo de Tessalónica estava a experimentar, e 2 Tessalonicenses dá a resposta.

Deus é justo: Ele retribuirá os problemas àqueles que incomodam você e dará alívio a você que está perturbado, e a nós também. Isso acontecerá quando o Senhor Jesus for revelado do céu em chamas de fogo com seus anjos poderosos. Ele punirá aqueles que não conhecem a Deus e não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus. Eles serão punidos com a destruição eterna e excluídos da presença do Senhor… (2 Tessalonicenses 1:6-9).

Doutrina Difícil

A justiça de Deus muitas vezes não será óbvia neste mundo. As pessoas que fazem o bem muitas vezes sofrem, e as pessoas que fazem o mal muitas vezes prosperam. Mas Deus é justo, e mesmo que Sua justiça possa estar oculta agora, ela se tornará óbvia quando Jesus Cristo for revelado (2 Tessalonicenses 1:7).

Ninguém escapará da justiça de Deus. Deus conhece todas as coisas e nada lhe está oculto. Ninguém O intimida ou tem influência contra Ele. Poder e riqueza não contam nada para Ele. Isso significa que você pode ter confiança na justiça absoluta de Deus.

2 Tessalonicenses 1:8-9 nos dá duas maneiras pelas quais Deus, em sua perfeita justiça, punirá aqueles que não O conhecem e não obedecem ao evangelho. As palavras “destruição eterna” são aterrorizantes, mas o significado é claro – esta é uma destruição sem fim. “É estar sempre morrendo e nunca morrer.”[1] E estar “excluído da presença do Senhor” significa estar sem esperança e sem amor, para sempre. Esta é uma das verdades mais difíceis da Bíblia. Mas aqui está algo que descobri: as verdades mais duras podem produzir os corações mais ternos.

Verdade útil

Se você compreender esta doutrina tão difícil e se colocar sob esta verdade, Deus a usará para abrandar o seu coração hoje. Ele irá usá-lo para:

1. …sustenha sua fé em um mundo sofredor. 

Se você sofreu nas mãos de outras pessoas, ou se alguém que você ama sofreu como aqueles cristãos em Tessalônica, você se perguntará: Como posso realmente acreditar que Deus é amoroso e justo quando, tantas vezes, pessoas boas sofrem e aquelas quem faz o mal prosperar?

Esta doutrina ajuda. Diz que você ainda não viu o final da história. Deus diz aos crentes sofredores: “Chegará o dia em que Jesus Cristo será revelado. Então você verá toda a medida da minha justiça. Então você verá toda a medida do meu amor.”

2. … restrinja seu desejo de igualar o placar.

Quando alguém te machuca, seu instinto imediato e natural será querer machucar de volta. Como você restringe o desejo de igualar o placar?

Romanos 12:18-20 diz que Deus “vingará” o pecado, então deixe espaço para Sua ira. Você não precisa tomá-lo em suas mãos quando sabe que está nas dele. Deus cuidará disso. Você pode deixar isso para ele.

3. …aumente sua compaixão pelas pessoas que o prejudicam. 

Se as pessoas que o prejudicaram se arrependessem, você poderia encontrar em seu coração a oportunidade de perdoá-las. Mas se continuarem, sem consciência do que fizeram, ou pior, se continuarem a fazer a mesma coisa, será muito difícil ter compaixão.

Por onde você começa a amar seus inimigos? Quando você pensa na destruição eterna e no que significaria ser excluído da presença do Senhor para sempre, você não desejaria isso ao seu pior inimigo. Uma compreensão profunda desta verdade irá ajudá-lo a orar por aqueles que o prejudicaram. A amargura não pode sobreviver por muito tempo quando você começa a orar. Você ficará surpreso com a maneira como a compaixão entra furtivamente pela porta dos fundos do seu coração.

4. …ajudar você a entender o que aconteceu na cruz.

Jesus Cristo veio ao mundo porque há uma catástrofe futura da qual você precisa ser salvo. Ele morreu como um sacrifício, e no grande amor e misericórdia de Deus, o “Senhor fez cair sobre Ele a iniquidade de todos nós” (Is. 53:6). Levar nossos pecados significa que Jesus suportou nosso castigo pelo pecado. Isto é o que estava acontecendo na cruz. Isaías diz: “O castigo que nos trouxe a paz estava sobre Ele” (53:5).

Na cruz, Cristo foi excluído da presença de Deus. É por isso que ele gritou: “Meu Deus, meu Deus, por que você me abandonou?” (Mateus 27:46). Cristo suportou o inferno na cruz para que você nunca soubesse como é. Como pode um homem suportar os pecados de muitos? Como pode o Seu inferno na cruz remover a nossa destruição eterna? O peso do nosso pecado é medido por Aquele a quem ofendemos. O valor do sacrifício de Cristo é medido por Aquele que é oferecido: este é o Filho de Deus! O que Ele sofreu na cruz é capaz de expiar todos os nossos pecados, para sempre.

5. …motive a sua obediência ao Evangelho .

O que significa obedecer ao Evangelho?

a. Arrepender-se

Sua vida não pode mais ser sobre você. Tem que ser sobre Jesus Cristo, que te amou e se entregou por você. Deus ordena o arrependimento (Atos 17:30) – um abandono decisivo de tudo o que Deus chama de pecado para se oferecer a Cristo.

b. Acreditar

Para se arrepender, você precisa confiar que Jesus é o Filho de Deus. Você confia em Sua morte na cruz para o perdão de seus pecados e confia que Seu poder de ressurreição é suficiente para tudo que você enfrenta na vida e na morte. Você confia em Cristo porque ele é totalmente digno disso.

c. Seguir

James Denney diz: “A salvação não é apenas um dom, mas uma vocação; entramos nisso ao obedecermos à voz de Jesus: ‘Siga-me’. 2  Cristo deu a sua vida por ti e agora reivindica a tua vida por ele – os teus dons, talentos, tempo, dinheiro, a força do teu corpo e os afetos do teu coração.

Talvez você esteja dizendo a si mesmo: “Algum dia pensarei no cristianismo”. Pense nisso hoje. Volte-se para Cristo em arrependimento, acredite Nele e siga-O. A eternidade depende disso.

6. …aprofunde a sua alegria na misericórdia de Deus. 

Pense no homem que escreveu 2 Tessalonicenses. Certa vez, ele mesmo perseguiu os cristãos! Saulo de Tarso foi o terror da igreja primitiva. Respirando fogo e matança, ele estava a caminho de Damasco para uma campanha de violência. Cristo o deteve com uma luz ofuscante e uma voz audível: “Saulo, Saulo, por que me persegues!” (Atos 9:4). Ali mesmo na poeira, esse homem violento se arrepende, acredita e é transformado. Saulo, o perseguidor, torna-se Paulo, o Apóstolo, com o Espírito de Deus dando-lhe estas palavras para escrever à igreja.

Esse é o poder do Evangelho que acreditamos e proclamamos. Este é o Evangelho pelo qual somos salvos e pelo qual todos os que se aproximam do Senhor serão salvos. A verdade de que Deus trará justiça para você é uma boa notícia para quem sofre perseguição hoje.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *