Perca sua vida para salvá-la

Um paradoxo é uma afirmação que parece contradizer-se, mas na verdade se revela verdadeira. Jesus usa tal declaração em Lucas 9:23-24 para explicar a necessidade de abnegação para aqueles que o seguiriam:

E ele disse a todos: “Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas quem perder a sua vida por minha causa, salvá-la-á”.

Jesus exige uma condição radical para os seus seguidores: para desfrutar a coroa da vida, devemos primeiro suportar a cruz da morte. Poucos responderiam com entusiasmo a esta afirmação contra-intuitiva. Embora seja tentador pensar que Jesus está falando apenas a uma classe de elite de discípulos que carregam a cruz, as palavras “qualquer um” ​​e “quem quer que seja” não permitem quaisquer exceções. Este é o chamado para todos os que reivindicam o nome de Cristo: negue a si mesmo. Tome sua cruz todos os dias . Perca sua vida se quiser salvá-la! Essa forma de pensar não surge naturalmente, não é mesmo?

O custo antinatural de seguir a Cristo

É da nossa natureza proteger e preservar as nossas vidas e meios de subsistência a todo custo. Por natureza, nos isolamos da dor, das dificuldades e da perda. É por isso que compramos seguros ou reservamos um pouco de dinheiro extra em “fundos de emergência”. É por isso que analisamos as taxas de criminalidade nos bairros antes de comprar uma casa e estabelecer a nossa família numa determinada comunidade. É por isso que trancamos as portas à noite. E essa inclinação natural não é inerentemente má. Jesus diz: “quem perder a vida por minha causa” (Lucas 9:24), então somos chamados a sacrificar por causa de Cristo , não por descuido. No entanto, o chamado radical de Jesus nos leva a pensar além do nosso instinto natural de buscar egoistamente o conforto e evitar o sacrifício.

As palavras de Jesus “negue-se a si mesmo” (Lucas 9:23) deixam claro que seus seguidores devem rejeitar o mero interesse próprio (Filipenses 2:4). Esta é uma afirmação extremamente contracultural em nosso mundo, que está naturalmente saturado de auto-absorção. Nossa cultura aconselha: “faça o que é melhor para você”. Mas a visão de Jesus para o nosso bem e para a sua glória exige que, pelo menos temporariamente, neguemos a nós mesmos vários confortos para segui-lo fielmente.

Na prática, isto pode significar abrir mão de coisas boas – como renda discricionária ou tempo assistindo TV – para ajudar outras pessoas necessitadas. Poderia significar renunciar à segurança que advém de viver numa parte “boa” da cidade para ter uma presença do evangelho num bairro perigoso. Poderia significar deixar o conforto de nossa cidade, estado ou país natal para compartilhar as boas novas de Jesus com aqueles que ainda não ouviram. Nestas situações, a abnegação é motivada por um amor supremo por Deus e pelos outros, o coração do que significa ser cristão (Marcos 12:28-34).

Se isso não bastasse, Jesus dá um passo adiante. Os cristãos não só devem estar dispostos a perder os confortos terrenos, mas também devem pegar nas suas cruzes “diariamente e segui-lo” (Lucas 9:23). Ou seja, devemos abraçar regularmente o sofrimento e a perda que podem advir de seguir Jesus. Submeter-nos ao senhorio de Jesus em todas as esferas das nossas vidas pode significar a perda de relacionamentos, de status social, de progressão na carreira ou de certas liberdades. Sustentar o compromisso aparentemente impossível de sacrificar o conforto e carregar uma cruz exige uma força sobrenatural.

Felizmente, servimos a um Deus que trabalha de maneiras sobrenaturais para tornar o impossível possível. Servimos ao Deus que milagrosamente trouxe à existência o nosso vasto universo (Gn 1, Hb 11:3). Este Deus cumpriu sua promessa de um nascimento milagroso aos pais muito além da idade fértil (Gn 17:15-21, 21:1-7; Hb 11:11-12). Deus libertou milagrosamente o seu povo escolhido da servidão a uma das maiores superpotências do mundo antigo (Êx 1-12; 12:33-42) e preservou as suas vidas no deserto através de meios humanamente impossíveis (Sl 78:12-16). . A lista continua por toda a Escritura; na verdade, todas as coisas são possíveis para o Deus Todo-Poderoso (Mateus 19:26).

Compreender a magnitude do poder sobrenatural de Deus e a sua fidelidade em cumprir completamente as suas promessas nos dá coragem para prestar atenção às duras palavras de Jesus em Lucas 9:23-24. Com a ajuda de Deus, podemos negar a nós mesmos com alegria e carregar diariamente a nossa cruz. Esta é uma visão verdadeiramente sobrenatural de abnegação, sofrimento e perda.

O Padrão do Evangelho de Salvação Através da Perda

A morte e ressurreição de Jesus incorporam o apelo radical à abnegação e ao sofrimento (Lc 9:23), ao mesmo tempo que ilustram o padrão evangélico de perda antes do ganho (Lc 9:24). A cruz precede a coroa e, paradoxalmente, a vida passa pela morte.

Imagine as manchetes paradoxais se a vida e o ministério de Jesus fossem publicados nas notícias de hoje! Deus Todo-Poderoso assume a forma humana indefesa – O homem onisciente exerce a humildade perfeita – O Mestre serve seus servos – O Salvador sem pecado é julgado pelo pecado – O curador milagroso é mortalmente ferido – O homem morto traz vida a outros!

Embora essas manchetes possam parecer absurdas, a verdade do evangelho nos promete vida através da perda da vida de Jesus. E não importa quais perdas terrenas possamos sofrer por causa dele, nossas vidas serão salvas por toda a eternidade (Romanos 8:16-17, 35-39). Nossos fiéis sacrifícios por Cristo não ficarão sem recompensa , pois há uma coroa imperecível de vida (1 Coríntios 9:24-25) esperando por aqueles que carregam a cruz de Cristo! A perda de hoje é o ganho glorioso da eternidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *