Estudo de Gênesis 9:26 – Comentado e Explicado

E acrescentou : "Bendito seja o Senhor Deus de Sem, e Canaã seja seu escravo!
Gênesis 9:26

Comentário de Albert Barnes

, Gênesis 9:27

E ele disse. A previsão relativa aos outros dois irmãos é uma expressão distinta de Noé. “Bendito seja o Senhor, o Deus de Sem.” O benefício característico de Sem é que o Senhor, o único Deus verdadeiro, vivo e conhecido, é o seu Deus. O conhecimento e a adoração do Criador são preservados na família de Sem, quando perdidos ou fatalmente obscurecidos entre os outros descendentes de Noé. O profeta é tão consciente da bênção indizível de conhecer e amar o Deus verdadeiro, que ele começa a agradecer no próprio ato de anunciar o privilégio transcendente de Sem. Há um lado sombrio, no entanto, nesse pensamento profético, pois implica que as duas outras famílias da humanidade, pelo menos durante parte do período sob a visão do profeta, estavam afastadas do Deus verdadeiro e vivo. A história corrobora os dois aspectos dessa sentença profética pelo espaço de dois mil e quatrocentos anos. Durante a maior parte desse longo período, o Santo Onipotente do Senhor era desconhecido da grande massa de jafetitas, hamitas e até mesmo semitas. E foi somente pela eleição e consagração especial de um shemita para ser a cabeça de um povo especial e o pai dos fiéis, que ele não deixou de ser o Deus de um remanescente de Shem.

Depois segue o refrão: “E Kenaan será servo deles”. A frase “para eles” prova que Sem aqui compreende a raça descendente dele e composta por muitos indivíduos. As Escrituras vêem a raça no pai, traçam sua unidade para ele, discernem nele os principais traços de caráter que muitas vezes marcam sua mais remota posteridade e identificam com ele no destino todos aqueles de sua raça que continuam a persegui-lo. Assim, Adão denota toda a raça, Sem, Cão e Jafé, seus três grandes ramos. A atenção a esta lei da unidade, continuidade e identidade de uma raça nos ajudará muito a entender as relações da Providência com os vários ramos da família humana. Aprendemos também com a mesma frase que esta sentença solene não é mero embotamento dos sentimentos pessoais de Noé. Ele não está falando de Shem e Kenaan apenas, mas das futuras raças que surgirão deles. Isso aparece ainda mais claramente do fato de que Jafé, assim como Cam, é descrito como distante por muito tempo do verdadeiro Deus. E agora que estamos no terreno espiritual, deve-se observar que a maldição de Kenaan não é exclusão, presente ou prospectiva, da misericórdia de Deus. Isso é um mal que ele provoca por uma saída voluntária do Deus vivo. A maldição afeta apenas o corpo – a liberdade pessoal. É uma mera degradação de alguns dos direitos naturais de nossa humanidade comum; e por si só não o isenta de qualquer oferta de misericórdia ou benefício da fé arrependida.

Deus aumentará Jafé. Deus é aqui mencionado pelo seu nome genérico. Isso sugere, ou pelo menos coincide, com o fato de Jafé não ter continuado aquela proximidade de aproximação a ele que está implícita no uso do nome pessoal. Existe no original uma peça sobre a palavra “Jafé”, que por si só significa ampliação. Esse alargamento é o ponto mais marcante da história de Jafé, que é o progenitor dos habitantes da Europa, Ásia e América, exceto a região entre o Golfo Pérsico, o Mar Vermelho, o Mediterrâneo, o Euxino, o Cáspio e as montanhas além do Tigre, que era a sede principal dos shemitas. Esse poder expansivo se refere não apenas ao território e à multidão dos jafetitas, mas também às suas faculdades intelectuais e ativas. A metafísica dos hindus, a filosofia dos gregos, a proeza militar dos romanos e a moderna ciência e civilização do mundo são devidas à raça de Jafé. E embora o moral e o espiritual tenham sido desenvolvidos pela primeira vez entre os shemitas, os jafetitas se mostraram capazes de subir às alturas desses temas sublimes e elaboraram a forma nobre da fala humana que foi adotada na providência de Deus , conforme mais adequado para transmitir à humanidade esse desenvolvimento adicional da verdade do Antigo Testamento, que é fornecida no Novo.

E ele habitará nas tendas de Sem. Consideramos Jafé como o assunto desta frase; porque, se Deus fosse seu sujeito, o significado seria substancialmente o mesmo que a bênção de Sem, já concedida, e porque isso misturaria a bênção de Sem com a de Jafé, sem nenhuma adição importante às nossas informações. Visto que, quando Jafé é o assunto da sentença, aprendemos que ele habitará nas tendas de Sem – uma proposição totalmente nova. Essa forma de expressão não indica uma invasão e conquista direta da terra de Sem, que não estaria de acordo com a bênção pronunciada sobre ele na sentença anterior: implica que essa habitação em conjunto seria um benefício para Jafé, e nenhuma lesão para Shem. Por conseguinte, descobrimos que quando os persas conquistaram o império babilônico, eles restauraram os judeus em sua terra natal; quando Alexandre, o Grande, conquistou os persas, ele deu proteção aos judeus; e quando os romanos subjugaram a monarquia grega, tornaram-se amigos da nação escolhida e permitiram-lhes uma grande medida de autogoverno. No seu tempo chegou o Messias, e instituiu a nova forma da igreja do Antigo Testamento, que não apenas manteve a melhor parte do antigo povo de Deus, mas se estendeu por toda a Europa, a sede principal de Jafé; foi com ele onde quer que fosse; e é neste dia, através da bênção de Deus por sua influência política e moral, penetrando nas trevas morais de Cão, bem como o restante de Sem e Jafé. Assim, no mais alto de todos os sentidos, Jafé está morando nas tendas de Sem.

Novamente vem o refrão: “E Keenan será servo deles”. Uma porção de Japheth ainda mantém uma porção de Ham em cativeiro. Mas essa mesma servidão tem sido o meio de levar alguns dos filhos de Cão a habitar nas tendas de Sem; e não está longe o dia em que Jafé renunciará totalmente ao domínio compulsório sobre seu irmão e consagrará toda sua influência moral sobre ele para o avivamento em sua raça do conhecimento e amor de Deus, nosso Pai, e nosso Senhor Jesus Cristo.

Assim, parece que o destino desses três grandes ramos da família Noachic, durante o tempo de sua separação na alta questão de sua relação com Deus, é traçado com grande fidelidade nessa notável predição. Ham é apropriadamente representado por Kenaan, o escravo, que é apreendido, escravizado e vendido até por seus parentes um ao outro, e aos descendentes de Sem e Jafé. Sem inclui em sua posteridade a família seleta que conhece Deus como o Senhor, o Deus da promessa, da misericórdia e da salvação. Jafé é ampliado por Deus e, por fim, familiariza-se com aquele a quem ele uma vez ignorou. O historiador os reconhece como pontos salientes na experiência das três raças, desde que continuem separadas. Está chegando o tempo em que esse estranho desenvolvimento intermediário chegará a uma questão feliz, na reunião de todos os membros da família humana, de acordo com profecias mais claras e de maior alcance ainda a serem entregues.

Comentário de Thomas Coke

Gênesis 9:26 . E ele disse: Bendito seja o Senhor Deus de Sem, etc. O velho patriarca não diz: Bendito seja Sem, como ele disse: Maldito seja Canaã; porque o mal dos homens brota de si mesmos, mas de Deus é o seu bem; e, portanto, em um esforço de devoção, ele parte em ação de graças a Deus, como autor de todo bem para os homens. Nem ele diz o mesmo a Jafé; pois Deus certamente pode dispensar seus favores peculiares de acordo com seu bom prazer, e a salvação seria derivada por Sem e por sua posteridade na semente prometida. Deus prefere Sem a seu irmão mais velho, Jafé, como Jacó mais tarde foi preferido a Esaú, e Davi a seus irmãos mais velhos; mas falaremos mais sobre esse assunto no devido tempo. Sendo o Senhor chamado Deus de Sem, é claramente sugerido que o Senhor seria o seu Deus de uma maneira particular: e de Sem, quanto à carne, Cristo veio. E Canaã será seu servo, antes deve ser seu servo ou servo a eles; isto é, para seus irmãos. Esta, como observamos anteriormente, é a parte principal da profecia e, portanto, com tanta frequência repetida.

Comentário de Thomas Coke

Gênesis 9:26 . E ele disse: Bendito seja o Senhor Deus de Sem, etc. O velho patriarca não diz: Bendito seja Sem, como ele disse: Maldito seja Canaã; porque o mal dos homens brota de si mesmos, mas de Deus é o seu bem; e, portanto, em um esforço de devoção, ele parte em ação de graças a Deus, como autor de todo bem para os homens. Nem ele diz o mesmo a Jafé; pois Deus certamente pode dispensar seus favores peculiares de acordo com seu bom prazer, e a salvação seria derivada por Sem e por sua posteridade na semente prometida. Deus prefere Sem a seu irmão mais velho, Jafé, como Jacó mais tarde foi preferido a Esaú, e Davi a seus irmãos mais velhos; mas falaremos mais sobre esse assunto no devido tempo. Sendo o Senhor chamado Deus de Sem, é claramente sugerido que o Senhor seria o seu Deus de uma maneira particular: e de Sem, quanto à carne, Cristo veio. E Canaã será seu servo, antes deve ser seu servo ou servo a eles; isto é, para seus irmãos. Esta, como observamos anteriormente, é a parte principal da profecia e, portanto, com tanta frequência repetida.

Comentário de John Calvin

26. Bendito seja o Senhor Deus de Sem . Noé abençoa seus outros filhos, mas de uma maneira diferente. Pois ele coloca Shem no mais alto posto de honra. E é por isso que Noé, ao abençoá-lo, irrompe no louvor a Deus, sem aderir à pessoa do homem. Para os hebreus, quando estão falando de qualquer excelência rara e transcendente, levem seus pensamentos a Deus. Portanto, o homem santo, quando percebeu que a graça mais abundante de Deus estava destinada a seu filho Sem, sobe para ações de graças. Daí inferimos que ele falou, não por razões carnais, mas por tratar dos favores secretos de Deus, cujo resultado deveria ser adiado para um período remoto. Finalmente, com essas palavras, é declarado que a bênção de Sem seria divina ou celestial.

Comentário de Joseph Benson

Gênesis 9:26 . Bendito seja o Senhor Deus de Sem – Abraão e toda a sua posteridade foram incluídos nos descendentes de Sem, como aparece no próximo capítulo. Nosso Senhor Jesus Cristo, portanto, em quem todas as nações da terra devem ser abençoadas, brotou dele. Bem, portanto, Jeová pode ser chamado de Senhor Deus de Sem . A maioria dos adoradores do verdadeiro Deus, antes da vinda do Messias, era de sua descendência e, posteriormente, os descendentes de Sem foram os principais instrumentos para levar outras nações a se unirem à adoração de Deus e a participar das bênçãos de sua salvação. . Assim, Shem é bem recompensado por seu respeito ao pai, e o fato de ser informado das bênçãos que aguardavam sua posteridade deve ter sido um grande consolo para ele, pois, sem dúvida, foi posteriormente para o verdadeiro devoto de sua semente.

Comentário de John Wesley

E ele disse: Bendito seja o Senhor Deus de Sem; e Canaã será seu servo.

O Deus de Sem – Todas as bênçãos estão incluídas nisso. Essa foi a bênção conferida a Abraão e sua semente; o Deus do céu não teve vergonha de ser chamado de Deus deles, Hebreus 11:16 . Shem é suficientemente recompensado por seu respeito a seu pai por isso, para que o próprio Senhor coloque essa honra sobre ele como seu Deus; o que é uma recompensa suficiente por todos os nossos serviços e todos os nossos sofrimentos por seu nome.

Referências Cruzadas

Gênesis 10:10 – No início o seu reino abrangia Babel, Ereque, Acade e Calné, na terra de Sinear.

Gênesis 12:1 – Então o Senhor disse a Abrão: “Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei.

Gênesis 27:37 – Isaque respondeu a Esaú: “Eu o constituí senhor sobre você, e a todos os seus parentes tornei servos dele; a ele supri de cereal e de vinho. Que é que eu poderia fazer por você, meu filho? “

Gênesis 27:40 – Você viverá por sua espada e servirá a seu irmão. Mas quando você não suportar mais, arrancará do pescoço o jugo”.

Deuteronômio 33:26 – “Não há ninguém como o Deus de Jesurum, que cavalga os céus para ajudá-lo, e cavalga as nuvens em sua majestade!

Salmos 144:15 – Como é feliz o povo assim abençoado! Como é feliz o povo cujo Deus é o Senhor!

Lucas 3:23 – Jesus tinha cerca de trinta anos de idade quando começou seu ministério. Ele era, como se pensava, filho de José, filho de Eli,

Romanos 9:5 – Deles são os patriarcas, e a partir deles se traça a linhagem humana de Cristo, que é Deus acima de tudo, bendito para sempre! Amém.

Hebreus 11:16 – Em vez disso, esperavam eles uma pátria melhor, isto é, a pátria celestial. Por essa razão Deus não se envergonha de ser chamado o Deus deles, pois preparou-lhes uma cidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *