Estudo de 1 Samuel 13:13 – Comentado e Explicado

Samuel replicou-lhe: Procedeste insensatamente, não observando o mandamento que te deu o Senhor, teu Deus, que estava pronto a confirmar para sempre o teu trono sobre Israel.
1 Samuel 13:13

Comentário de Albert Barnes

Tu fizeste tolamente … – Motivos de conveniência mundana não deveriam ser pesados ??contra o mandamento expresso de Deus. Todas as circunstâncias e todos os perigos eram tão conhecidos por Deus quanto por Saul, e Deus o fez esperar até Samuel chegar. Ali estava exatamente o mesmo pecado de desobediência voluntária que eclodiu novamente e foi tão severamente reprovado 1 Samuel 15: 17-23 .

Comentário de Thomas Coke

1 Samuel 13:13 . Samuel disse a Saul: Tu fizeste tolo Samuel ordenou que ele ficasse sete dias; até que eu venha a ti e te mostre o que farás; que Josephus explica como promessa de que ele viria após sete dias; ie depois que o sétimo foi iniciado; para que eles possam sacrificar no sétimo daqueles dias. Saul demorou os sete dias; ie até o sétimo dia; e, vendo que Samuel não havia chegado, ????? ????? lemoed haiamim, de acordo com a hora marcada dos dias, o sétimo dia se foi e o profeta não apareceu, impaciente com o atraso, e sabendo que os sacrifícios deveriam ser oferecidos no sétimo dia, ele decidiu esperar por o profeta não mais e, por sua própria autoridade, ordena que a solenidade comece instantaneamente. No meio disso, Samuel aparece e o reprova com justiça por sua presunção e impaciência. O profeta, portanto, manteve sua nomeação; mas Saul, sob uma capa de piedade, ( 1 Samuel 13:12 .) transgrediu o mandamento de Deus que o profeta o entregou, e assim mostrou que ele pretendia ser absoluto e arbitrário; agir como rei, independente das ordens e sem a direção de Deus, e não levar em consideração as leis e a religião estabelecidas, sempre que sua ambição ou política o levasse a agir contrariamente a elas. E embora alguns escritores tenham se esforçado para atenuar essa falha de Saul, e achem difícil que ele seja rejeitado por uma ofensa tão pequena; no entanto, para mim, isso parece sob uma luz bem diferente, e é um exemplo de desobediência muito hediondo e agravado, e um exemplo completo do que o homem depois provaria. Samuel diz expressamente que não guardaste o mandamento do Senhor teu Deus, que ele te ordenou. Qual era esse mandamento? Por que não apenas esperar sete dias até Samuel vir para ajudar no sacrifício, mas para receber a orientação de Deus pelo profeta, o que ele deve fazer ou que medidas ele deve tomar após a invasão dos filisteus, e não agir em uma conjuntura tão crítica sem suas ordens. Saul, sob um pretexto de piedade, e suplicando ao Senhor, contradiz absolutamente a ordem, pensa-se acima de esperar pelo profeta, assume a ordenança de um caso que de maneira alguma lhe pertencia; e, como se a direção de Deus pelo profeta não tivesse importância para ele, resolve agir por si mesmo e lidar com os filisteus da melhor maneira possível. Que qualquer príncipe inferior, assim, viole as ordens de seu soberano e atue em qualquer questão de importância diretamente contrária às suas instruções e deveres, e ninguém escrúpula em declará-lo culpado de rebelião, ou acha que ele foi tratado com muita dificuldade, sendo removido de sua dignidade e governo. De fato, esse exemplo da desobediência de Saul no início de seu reinado, antes de ser bem versado nos assuntos de estado, ou experimentado em guerra, ou o reino tornado hereditário em sua família; quando todo o seu povo estava aterrorizado por causa dos filisteus, e o atraso da vinda de Samuel os fez apreensivos, para que Deus não quisesse aparecer para sua libertação, era um forte exemplo desse temperamento obstinado, precipitado e impetuoso, que o tornava impróprio. para o governo ao qual ele foi criado, e foi a verdadeira razão de ser rejeitado por Deus. Dessa disposição, ele deu duas provas imediatamente depois daquilo de que falo: pois quando, após a invasão de Jônatas da guarnição dos filisteus, todo o exército foi atingido por um pânico, de modo que, aterrorizados, se mataram; o que o heróico Saul fez? Por que, ele censurou o povo, dizendo: amaldiçoado seja o homem que come comida até a tarde, para que eu seja vingado dos meus inimigos: uma execração adequada apenas para um louco pronunciar, e do qual nada poderia ser mais extravagante, a menos que foi o que se seguiu imediatamente, ele se colocando sob uma execração para matar seu filho Jonathan, por provar um pouco de mel sem saber que ele havia sofrido a maldição de seu pai ao comê-lo. O leitor observará aqui um ou dois efeitos imediatos da atuação de Saul sem o conselho do profeta; seu ser negou a honra de obter a vitória e ter a desonra de torná-la incompleta por sua imprudência; e a impertinência de parte de sua desculpa para desobedecer às ordens do profeta, viz. que o povo se dispersou dele; quando essa mesma vitória foi obtida apenas por dois homens, Jônatas e seu escudeiro, que fizeram terror a toda a hoste dos filisteus, de modo que, na pressa de escapar, eles se destruíram. Depois disso, ele não se perguntará se Deus determinou que o reino de Saul não deveria continuar, ou que Samuel estava descontente, e deu-lhe a repreensão que ele merecia tão justamente. Veja a Revisão de Chandler da História de David, p. 25 e as notas no cap. 15:

Comentário de Joseph Benson

1 Samuel 13:13 . O Senhor teria estabelecido teu reino para sempre – A frase, para sempre, nas Escrituras, geralmente significa apenas um longo tempo. E essa declaração teria sido abundantemente verificada, se o reino tivesse sido desfrutado por Saul, e por seu filho, e pelo filho de seu filho; depois de quem o reino poderia ter chegado a Judá.

Comentário de E.W. Bullinger

tu não tens . Alguns códigos, com três edições impressas iniciais, e Vulgate, leem “e apressam-se” . Alguns códigos, com Septuaginta e Siríaca, leem “porque tu

hast “. Deus . Hebraico. Elohim . App-4.

teu reino . Isso só é possível com Deus um soberano.

Comentário de John Wesley

E Samuel disse a Saul: Tu fizeste loucamente; não guardaste o mandamento do Senhor teu Deus, que ele te ordenou; porque agora o Senhor teria estabelecido o teu reino sobre Israel para sempre.

Para sempre – A frase, para sempre, nas escrituras geralmente significa apenas um longo tempo. Portanto, isso fora abundantemente verificado, se o reino tivesse sido desfrutado por Saul, e por seu filho, e pelo filho de seu filho; depois de quem o reino poderia ter chegado a Judá.

Referências Cruzadas

1 Samuel 15:11 – “Arrependo-me de ter constituído a Saul rei, pois ele me abandonou e não seguiu as minhas instruções”. Samuel ficou irado e clamou ao Senhor toda aquela noite.

1 Samuel 15:22 – Samuel, porém, respondeu: “Acaso tem o Senhor tanto prazer em holocaustos e em sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? A obediência é melhor do que o sacrifício, e a submissão é melhor do que a gordura de carneiros.

1 Samuel 15:28 – E Samuel lhe disse: “O Senhor rasgou de você, hoje, o reino de Israel, e o entregou a alguém que é melhor que você.

2 Samuel 12:7 – Então Natã disse a Davi: “Você é esse homem! Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: ‘Eu o ungi rei de Israel, e livrei-o das mãos de Saul.

1 Reis 18:18 – “Não tenho perturbado Israel”, Elias respondeu. “Mas você e a família do seu pai têm. Vocês abandonaram os mandamentos do Senhor e seguiram os baalins.

1 Reis 21:20 – Acabe disse a Elias: “Então você me encontrou, meu inimigo! ” “Eu o encontrei”, ele respondeu, “porque você se vendeu para fazer o que o Senhor reprova.

2 Crônicas 16:9 – Pois os olhos do Senhor estão atentos sobre toda a terra para fortalecer aqueles que lhe dedicam totalmente o coração. Nisso você cometeu uma loucura. De agora em diante terás que enfrentar guerras”.

2 Crônicas 19:2 – o vidente Jeú, filho de Hanani, saiu ao seu encontro e lhe disse: “Será que você devia ajudar os ímpios e amar aqueles que odeiam o Senhor? Por causa disso, a ira do Senhor está sobre você.

2 Crônicas 25:15 – Então a ira do Senhor acendeu-se contra Amazias, e ele lhe enviou um profeta, que disse ao rei: “Por que você consulta os deuses desse povo, os quais nem o povo deles puderam salvar de suas mãos? “

Jó 34:18 – Não é ele que diz aos reis: ‘Vocês nada valem’, e aos nobres: ‘Vocês são ímpios’?

Salmos 50:8 – Não o acuso pelos seus sacrifícios, nem pelos holocaustos, que você sempre me oferece.

Provérbios 19:3 – É a insensatez do homem que arruína a sua vida, mas o seu coração se ira contra o Senhor.

Mateus 14:3 – Pois Herodes havia prendido e amarrado João, colocando-o na prisão por causa de Herodias, mulher de Filipe, seu irmão,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *