Estudo de 1 Samuel 13:14 – Comentado e Explicado

Agora o teu reino não subsistirá. O Senhor escolheu para si um homem segundo o seu coração e o fará chefe de seu povo, porque não observaste as suas ordens.
1 Samuel 13:14

Comentário de Thomas Coke

1 Samuel 13:14 . Um homem segundo o seu próprio coração Uma variedade de escritores capazes entre nós ultimamente explicou e justificou completamente essa expressão dos insultos dos pensadores livres. No final da nota, nos referiremos a alguns deles, enquanto produzimos a Exposição do Bispo Warburton, que nos parece extremamente justa. “Davi era um homem de caráter tão oposto a Saul em relação aos sentimentos da lei, que parece ter sido apenas por essa diferença que ele foi decretado por Deus para suceder o outro no reino. Agora Davi permaneceu por algum tempo. em Naioth, que era a academia dos profetas, cap. 1 Samuel 19:18 . E aqui estava, como podemos concluir razoavelmente, que ele cultivou e melhorou tanto sua disposição natural de amor e zelo pela lei, como mérito do mais glorioso de todos os títulos, o homem segundo o coração de Deus: pois, até agora, seu emprego e modo de vida eram muito diferentes; sua infância e juventude foram passados ??no país, e sua juventude em campos e tribunais. (…) Mas é importante saber que esse personagem não lhe foi dado por sua moral particular, mas por seu público, seu zelo pelo avanço da glória da teocracia, o que é visto pela primeira menção a ele nesta passagem: e se procurarmos apenas o motivo dessa preeminência no público de Davi , não em seu caráter particular , deveríamos ver que isso não causava escândalo. Seu zelo pela lei era constantemente o mesmo; e acima de tudo, ele nunca caiu em idolatria. Mas a própria frase de um homem segundo o coração de Deus é melhor explicada no caso de Samuel. Eli, o profeta, foi rejeitado e Samuel o substituiu, da mesma maneira que Davi substituiu Saul. Nesta ocasião, quando o propósito de Deus foi denunciado a Eli, o encontramos expresso da mesma maneira, cap. 1 Samuel 2:35 . Eu levantarei um sacerdote fiel, que fará conforme o que está em meu coração. E não é ele quem faz de acordo com o que está no coração de Deus, um homem segundo o coração de Deus? “ Ver Div. Leg. Vol. 4: pág. 360. Chandler’s Review, pág. 85. Vindicação de David por Patten, etc.

Comentário de Joseph Benson

1 Samuel 13:14 . Um homem segundo o seu coração – Ou seja, um homem que cumpra todos os desejos do seu coração, e não se oponha a eles como você faz. O Senhor ordenou – Ou seja, designou, como a palavra ordenada é freqüentemente usada. Mas, embora Deus tenha ameaçado Saul com a perda de seu reino por seu pecado, ainda assim, não é improvável, havia uma condição tácita implícita, a saber, se ele não se arrependia disso e de todos os seus pecados; pois a sentença completa, final e peremptória da rejeição de Saul é claramente atribuída a outra causa, 1 Samuel 15:11 ; 1 Samuel 15: 23-29 ; e, até a segunda ofensa, nem o Espírito do Senhor se afastou dele, nem Davi foi ungido em seu lugar. Mas, “não era uma sentença severa agora passada a Saul? Não foi difícil punir tão pouco pecado com a perda de seu reino? Sem mencionar que nenhum pecado é pequeno, porque Deus, contra quem todo pecado é cometido, é um ser de infinita majestade; e não insistir em que o que aos homens parece uma pequena ofensa, para ele, que conhece o coração, pode parecer um crime hediondo; esse pecado de Saul certamente não pode ser considerado pouco, sendo um ato de desobediência manifesta a um comando conhecido e expresso de Deus; e a desobediência a Deus, embora em pequena escala, é uma grande provocação. “Samuel diz expressamente: Não guardaste o mandamento do Senhor teu Deus, que ele te ordenou. Qual era esse mandamento? Por que não apenas esperar sete dias até Samuel vir para ajudar no sacrifício, mas para receber a orientação de Deus, pelo profeta, o que ele deveria fazer ou que medidas ele deveria tomar contra a invasão dos filisteus, e não agir em uma conjuntura tão crítica sem suas ordens. Saul, sob um pretexto de piedade, e suplicando ao Senhor, contradiz absolutamente a ordem, pensa-se acima de esperar pelo profeta, assume a ordenança de um caso que de maneira alguma lhe pertencia; e, como se a direção de Deus pelo profeta não tivesse importância para ele, resolve agir por si mesmo e lidar com os filisteus o melhor que pôde. Que qualquer príncipe inferior, assim, viole as ordens de seu soberano e atue em qualquer questão de importância diretamente contrária às suas instruções e deveres, e ninguém irá escrúpulo em considerá-lo culpado de rebelião, ou pensará que ele foi tratado com muita dificuldade ao ser removido sua dignidade e governo. ” – Dodd e Chandler.

Comentário de E.W. Bullinger

homem , etc. Hebraico. “ish . App-14. Citado em Atos 13:22 .

próprio coração = seu próprio prazer. Compare os Salmos 89:20 , Salmos 89:21 .

capitão = líder ou representante.

Comentário de Adam Clarke

man after his own heart – That this man was David is sufficiently clear from the sequel. O Senhor procurou para ele um homem segundo seu próprio coração – Que este homem era Davi é suficientemente claro a partir da sequência. Mas em que sentido ele era um homem segundo o coração de Deus? Responda:

  1. Em sua estrita atenção à lei e à adoração a Deus.
  • Ao admitir, em toda a sua conduta, que Deus era rei em Israel e que ele próprio era apenas seu vice-líder.
  • Ao nunca tentar alterar nenhuma dessas leis, ou pelo menos mudar a constituição israelense.
  • 4. Em toda a sua conduta oficial pública, ele agiu de acordo com a mente divina e cumpriu a vontade de seu Criador: assim ele era um homem segundo o coração de Deus. Em referência à sua conduta moral privada ou pessoal, a palavra nunca é usada. É nesse sentido que a palavra é usada aqui e em outros lugares; e é injusto e perverso colocar outro significado nele, a fim de ridicularizar a revelação de Deus, como certos infiéis fizeram.

    Comentário de John Wesley

    Mas agora o teu reino não continuará: o SENHOR o procurou como homem segundo o seu coração, e o SENHOR ordenou que ele fosse capitão do seu povo, porque não guardaste o que o SENHOR te ordenara.

    Um homem – Ou seja, um homem que cumpra todos os desejos do seu coração, e não se oponha a eles, como você faz.

    Ordenado – Ou seja, designou, como a palavra comando às vezes é usada: mas, embora Deus tenha ameaçado, exceto Saulo com a perda de seu reino por seu pecado; no entanto, não é improvável, havia uma condição tácita implícita, a saber, se ele não se arrependesse disso; e de todos os seus pecados; pois a sentença completa, final e peremptória da rejeição de Saul é claramente atribuída a outra causa, cap.15: 11,23,26,28,29, e ‘até a segunda ofensa, nem o espírito do Senhor se afastou dele, nem Davi foi ungido em seu lugar. “Mas não foi difícil punir tão pouco um pecado tão severamente?” Não foi pouco: a desobediência a um comando expresso, embora em pequena questão, seja uma grande provocação. E, de fato, não há pouco pecado, porque não existe um pequeno deus contra o qual pecar. Em geral, o que para os homens parece uma pequena ofensa, para quem conhece o coração pode parecer um crime hediondo. Somos ensinados por este meio, como é necessário, que esperemos em nosso Deus continuamente. Pois Saul é condenado a perder seu reino por falta de duas ou três horas de paciência.

    Referências Cruzadas

    1 Samuel 2:30 – Portanto, o Senhor, o Deus de Israel, declara: ‘Prometi à sua família e à linhagem de seu pai, que ministrariam diante de mim para sempre’. Mas agora o Senhor declara: ‘Longe de mim tal coisa! Honrarei aqueles que me honram, mas aqueles que me desprezam serão tratados com desprezo.

    1 Samuel 9:16 – “Amanhã, por volta desta hora, enviarei a você um homem da terra de Benjamim. Unja-o como líder sobre meu povo Israel; ele libertará o meu povo das mãos dos filisteus. Atentei para o meu povo, pois seu clamor chegou a mim”.

    1 Samuel 15:28 – E Samuel lhe disse: “O Senhor rasgou de você, hoje, o reino de Israel, e o entregou a alguém que é melhor que você.

    1 Samuel 16:1 – O Senhor disse a Samuel: “Até quando você irá se entristecer por causa de Saul? Eu o rejeitei como rei de Israel. Encha um chifre com óleo e vá a Belém; eu o enviarei a Jessé. Escolhi um de seus filhos para ser rei”.

    1 Samuel 16:12 – Então Jessé mandou chamá-lo e ele veio. Ele era ruivo, de belos olhos e boa aparência. Então o Senhor disse a Samuel: “É este! Levante-se e unja-o”.

    2 Samuel 5:2 – No passado, mesmo quando Saul era rei, eras tu quem liderava Israel em suas batalhas. E o Senhor te disse: ‘Você pastoreará o meu povo Israel, e será o seu governante’ “.

    2 Samuel 7:15 – Mas nunca retirarei dele o meu amor, como retirei de Saul, a quem tirei do seu caminho.

    2 Reis 20:5 – “Volte e diga a Ezequias, líder do meu povo: ‘Assim diz o Senhor, Deus de Davi, seu predecessor: Ouvi sua oração e vi suas lágrimas; eu o curarei. Daqui a três dias você subirá ao templo do Senhor.

    Salmos 78:70 – Escolheu o seu servo Davi e o tirou do aprisco das ovelhas,

    Salmos 89:19 – Numa visão falaste um dia, e aos teus fiéis disseste: “Cobri de forças um guerreiro, exaltei um homem escolhido dentre o povo.

    Salmos 89:20 – Encontrei o meu servo Davi; ungi-o com o meu óleo sagrado.

    Atos dos Apóstolos 13:22 – Depois de rejeitar Saul, levantou-lhes Davi como rei, sobre quem testemunhou: ‘Encontrei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração; ele fará tudo o que for da minha vontade’.

    Hebreus 2:10 – Ao levar muitos filhos à glória, convinha que Deus, por causa de quem e por meio de quem tudo existe, tornasse perfeito, mediante o sofrimento, o autor da salvação deles.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *