Estudo de Salmos 5:3 – Comentado e Explicado

É a vós que eu invoco, Senhor, desde a manhã; escutai a minha voz, porque, desde o raiar do dia, vos apresento minha súplica e espero.
Salmos 5:3

Comentário de Albert Barnes

Minha voz ouvirás de manhã, ó Senhor – A voz da oração. Compare as notas no Salmo 3: 5. Provavelmente ele se refere aqui a um hábito geral de orar pela manhã, embora faça uma referência específica às suas circunstâncias naquele momento. Compare o Salmo 55:17. O salmista sentiu, sem dúvida, que, embora fosse um dever e privilégio geral invocar a Deus com o retorno de cada manhã, havia uma razão especial para isso nas circunstâncias em que ele estava. Veja a introdução ao salmo. Ele foi cercado por inimigos e estava em perigo, e era somente em Deus que ele podia esperar por proteção, mesmo que por um único dia. A propriedade de olhar para Deus pela manhã pela oração se recomenda a qualquer mente refletida. Quem sabe o que um dia pode gerar? Quem sabe que tentações o aguardam? Quem pode se proteger dos perigos que o cercam? Quem pode permitir-nos cumprir todos os dias os deveres que nos incumbem? Fraco, desamparado, pecaminoso, propenso a errar, em um mundo de tentações, e cercado por perigos quando os vemos e quando não o vemos, há uma aptidão óbvia em olhar para Deus todas as manhãs por sua orientação e proteção; e a resolução do salmista aqui deve ser o firme propósito de todo homem.

De manhã – Regularmente; cada manhã.

Dirigirei minha oração a ti – Margem, como em hebraico, “ponha em ordem”. A palavra usada aqui – rak?? ?ârak – significa colocar corretamente em fila, colocar em ordem, organizar, por exemplo, colocar madeira sobre o altar Gênesis 22: 9; Levítico 1: 7; arrumar o pão sobre a mesa Êxodo 40:23; Levítico 24: 6, Levítico 24: 8. Há, não improvável, uma alusão a esses costumes no uso da palavra aqui; e o significado pode ser que sua oração seja um serviço regularmente arranjado diante de Deus. Seria uma espécie de sacrifício matutino, e seria arranjado e realizado com uma consideração adequada à natureza do serviço – o fato de ter sido prestado ao grande Deus. Haveria uma consideração devota à propriedade – uma atenção séria e solene aos deveres envolvidos no ato como adoração a um Deus santo. A oração não deve ser precipitada; não deve ser realizado negligentemente ou com espírito de luz; deve envolver o pensamento profundo da alma e deve ser realizado com a mesma consideração séria ao tempo e à propriedade exigida nos ritos solenes e cuidadosamente prescritos do antigo serviço do templo.

E procurará – A palavra usada aqui – ts? tsâphâh – significa, corretamente, olhar ao redor, ver à distância. Em Isaías 21: 5, refere-se a uma torre que tem uma ampla perspectiva. Compare Canção de Cântico de Salomão 7: 4 . A idéia aqui é apropriadamente que ele assistiria, de maneira estreita e cuidadosa (como alguém que está estacionado em uma torre), por algum sinal de favor divino – por alguma resposta à sua oração – por alguma interposição divina – por alguma sugestão do divino vai. Talvez isso seja equivalente ao comando repetido do Salvador de “vigiar e orar”. A noção de olhar para cima não está necessariamente na palavra usada aqui, mas indica o estado de espírito em que há profunda e cuidadosa solicitude quanto à resposta à oração.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 5: 3-4 . Minha voz ouvirás de manhã – Ou seja, cedo, sazonalmente, em um tempo em que serás encontrado, e estás pronto para ouvir; ou melhor, todas as manhãs. Assim que acordo, ainda estou contigo, como ele diz Salmos 139: 18 . A primeira coisa que faço é orar a ti. Pois, ou mas, ou certamente, você não é um Deus que tem prazer na maldade – Ou nos homens maus. Você não aprova, nem se deleita neles ou em suas orações; nem o mal habitará contigo – tenha alguma amizade ou comunhão contigo.

Comentário de E.W. Bullinger

direto = colocado em ordem (como a madeira no altar). Compare Gênesis 22: 9 . Êxodo 40: 4 , Êxodo 40:23 .

olhar para cima = olhar para fora, ou preste atenção para [uma resposta].

Comentário de Adam Clarke

Minha voz ouvirás de manhã – Descobrimos disso que ele não havia orado em vão. Ele recebeu uma resposta abençoada; Deus ergueu sobre ele a luz de seu semblante e, portanto, determina ser um dos primeiros candidatos ao trono da graça: “Minha voz ouvirás de manhã”. Ele acha bom começar o dia com Deus; deixar que as coisas divinas ocupem o primeiro lugar em seus pensamentos de vigília; como o que primeiro ocupa a mente ao acordar é mais provável que mantenha o coração o dia inteiro.

De manhã dirigirei minha oração – Aqui parece ser uma metáfora tirada de um arqueiro. Ele vê sua marca; coloca a flecha no arco; direciona seu eixo para a marca, ou seja, leva seu objetivo; vamos voar e depois olha para cima, para ver se ele atingiu sua marca. Orações que têm um objetivo certo, terão uma resposta rápida; e quem envia suas petições a Deus por meio de Cristo, de um coração afetuoso e afetuoso, pode procurar com confiança uma resposta, pois ela virá. Se uma resposta imediata não for dada, o coração reto não suponha que a oração não seja ouvida. Ele encontrou seu caminho para o trono; e lá está registrado.

Comentário de John Calvin

A primeira frase também pode ser lida no tempo futuro do humor indicativo: Você ouvirá minha oração. Mas, na minha opinião, o verbo está bastante otimista, como eu o traduzi. Tendo suplicado a Deus que concedesse seus pedidos, ele agora pede que ele se apresse. Alguns acham que ele faz alusão às orações da manhã, que costumavam se juntar aos sacrifícios diários no templo, de acordo com a designação da lei. Embora eu não desaprove essa opinião, ainda não tenho dúvidas, mas que, limitado pelo cansaço de um atraso um tanto prolongado, ele deseja que sua libertação seja apressada; como se ele tivesse dito: “Assim que eu acordar, este será o primeiro assunto dos meus pensamentos. Portanto, ó Senhor, não atrase mais a ajuda de que preciso, mas conceda imediatamente meus desejos. ” A expressão: Para dirigir a Deus, eu entendo como significando diretamente a abordagem a Deus. Muitos, como se a linguagem fosse elíptica, fornecem as palavras, minha oração. Mas, no meu julgamento, Davi pretende declarar que não foi levado de um lado para outro, nem de maneiras diferentes pelas tentações a que foi exposto, mas que se dirigir a Deus era a ordem estabelecida de sua vida. Há, nas palavras, um contraste implícito entre os movimentos indecisos e incertos daqueles que os procuram em busca de ajuda mundana, ou dependem de seus próprios conselhos e da direção direta da fé, pela qual todos os piedosos são retirados dos vãos atrativos. do mundo, e recorrem somente a Deus. A palavra hebraica ??? , arac, significa pôr em ordem ou dispor e, às vezes, vestir-se ou encaixar-se. Esse sentido é muito adequado à passagem, na qual Davi declara claramente que é sua determinação não se afastar em nenhum grau de seu curso ordenado nos caminhos indiretos e tortuosos do erro e do pecado, mas de vir diretamente a Deus. Pela palavra, observe, ele transmite a idéia de esperança e paciência, bem como de ansiedade. Como ??? , tsapah, em hebraico significa, esperar, assim como procurar, David, não tenho dúvida, pretendia dizer que, depois de ele ter desembarcado seus cuidados no seio de Deus, ele o faria com ansiedade. lembre-se, por assim dizer, como um sentinela, até que apareça, que Deus realmente o ouvira. Sem dúvida, no exercício do desejo, sempre há um certo grau de desconforto; mas quem procura a graça de Deus com desejo ansioso, espera pacientemente por ela. Esta passagem, portanto, ensina-nos a inutilidade daquelas orações às quais não se acrescenta aquela esperança que se pode dizer que eleva as mentes dos peticionários a uma torre de vigia.

Comentário de John Wesley

Minha voz ouvirás de manhã, ó SENHOR; de manhã dirigirei minha oração a ti e levantarei os olhos.

Manhã – Toda manhã. Assim que acordo, ainda estou contigo, como ele diz, Salmo 139: 18 . A primeira coisa que faço é orar a ti.

Referências Cruzadas

Salmos 22:2 – Meu Deus! Eu clamo de dia, mas não respondes; de noite, e não recebo alívio!

Salmos 55:17 – À tarde, pela manhã e ao meio-dia choro angustiado, e ele ouve a minha voz.

Salmos 69:16 – Responde-me, Senhor, pela bondade do teu amor; por tua grande misericórdia, volta-te para mim.

Salmos 88:13 – Mas eu, Senhor, a ti clamo por socorro; já de manhã a minha oração chega à tua presença.

Salmos 119:147 – Antes do amanhecer me levanto e suplico o teu socorro; na tua palavra coloquei a minha esperança.

Salmos 130:6 – Espero pelo Senhor mais do que as sentinelas pela manhã; sim, mais do que as sentinelas esperam pela manhã!

Isaías 26:9 – A minha alma suspira por ti durante a noite; e logo cedo o meu espírito por ti anseia, pois, quando se vêem na terra as tuas ordenanças, os habitantes do mundo aprendem justiça.

Marcos 1:35 – De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus levantou-se, saiu de casa e foi para um lugar deserto, onde ficou orando.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *