Estudo de Salmos 5:8 – Comentado e Explicado

Conduzi-me pelas sendas da justiça, por causa de meus inimigos; aplainai, para mim, vosso caminho.
Salmos 5:8

Comentário de Albert Barnes

Conduza-me, ó Senhor, na tua justiça – Isto é, conduza-me com segurança na manifestação dos princípios de justiça ou justiça que pertencem à tua natureza. Davi sentiu-se seguro de que sua causa era justa e que ele poderia apelar a Deus com base na justiça dessa causa. Essa base de apelo é sempre adequada quando estamos em perigo ou em dificuldades devido à injustiça de outros, pois podemos sempre pedir a Deus que interponha e faça com que o que é certo seja feito.

Por causa dos meus inimigos – Por causa dos meus inimigos, ou em relação a eles; isto é, para que não triunfem, mas para que eu seja justificado e possa ser libertado deles.

Faça o seu caminho direto diante do meu rosto – O caminho pelo qual você gostaria que eu andasse. Ou seja, marque ou esclareça diante de mim o caminho a seguir – o caminho em que você me libertará. Ele estava perplexo e não sabia para onde ir, e ele olha para Deus em busca de orientação e direção.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 5: 8 . Torne teus caminhos retos, etc. – Torne-se claro diante de mim; ou seja, “para que eu possa caminhar de maneira uniforme e suave, sem tropeçar, da qual meus inimigos se alegrariam”. Veja Salmos 143: 10 .

Comentário de Joseph Benson

Salmos 5: 8 . Guie-me, ó Senhor – Dirija meu coração, conselhos e negócios, e todo o curso e ações da minha vida; em tua justiça – em tuas leis justas, ou, para, ou, por causa de, ou de acordo com tua justiça, uma frase e argumento freqüentemente usado nos Salmos. Por causa dos meus inimigos – para que eu não lhes dê ocasião de me caluniar, nem de religião por minha causa. Faça o caminho – Onde você gostaria que eu andasse, ou o caminho que você gostaria que eu seguisse; direto diante do meu rosto – Simplesmente, a meu ver, para que eu possa discernir claramente, e prontamente, uniformemente, e caminhar suavemente sem erros, impedimentos ou tropeços, que meus inimigos se alegrariam. “Assim, os inimigos de um homem”, diz o Dr. Horne,

“Enquanto eles o obrigam a orar com mais fervor e a observar mais atentamente sua conduta, muitas vezes se tornam seus melhores amigos”.

Comentário de E.W. Bullinger

Teu caminho: não meu.

Comentário de Adam Clarke

Guie-me, ó Senhor, em sua justiça – Quando entrou na casa e se prostrou diante do templo, ele sabia que, a menos que Deus continuasse a liderar e dirigir, ele provavelmente não obteria lucro nem por essas grandes vantagens. Precisamos de Deus não apenas para nos levar a sua casa, mas para manter nossos pés enquanto estamos lá.

Por causa dos meus inimigos – Sua conduta foi marcada; seus inimigos olhavam e observavam-no com um olhar maligno. Teriam ficado contentes com a interrupção dele, para que pudessem ter reprovado a boa causa que ele defendia. Quão cautelosamente devem andar aqueles que fazem a profissão de viver para Deus, de se conhecerem a seu favor e de serem libertos de todo pecado nesta vida!

Faça o seu caminho reto – Mostre-me que devo seguir em frente; e que tua luz sempre brilhe no meu caminho, para que eu possa ver como proceder.

Comentário de John Calvin

8. Ó Jeová, leva-me adiante, etc. Alguns explicam estas palavras assim: mostra-me o que é certo e me faz totalmente dedicado à prática da justiça que adorna o teu caráter; e faça isso por causa dos meus adversários; pois os santos, impelidos pela prática perversa e pelas artes enganosas dos ímpios, correm o risco de se desviar do caminho certo. Este significado é inquestionavelmente piedoso e útil. Mas a outra interpretação é mais adequada, que vê as palavras como uma oração para que Deus guie seu servo em segurança no meio das armadilhas de seus inimigos, e lhe abra uma maneira de escapar, mesmo quando, para toda a aparência, ele foi pego e cercado por todos os lados. A justiça de Deus, portanto, nesta passagem, como em muitas outras, deve ser entendida por sua fidelidade e misericórdia que ele mostra ao defender e preservar seu povo. Conseqüentemente, em tua justiça significa a mesma coisa que para ou de acordo com a tua justiça. Davi, desejando ter Deus como o guia de seu caminho, incentiva-se na esperança de obter seu pedido, porque Deus é justo; como se dissesse: Senhor, como és justo, defende-me com a tua ajuda, para que eu possa escapar das tramas perversas dos meus inimigos. Da mesma importância está a última cláusula do versículo, em que ele ora para que o caminho de Deus seja feito diante de seu rosto, em outras palavras, para que ele seja libertado pelo poder de Deus das angústias com as quais ele estava tão completamente cercado, que, de acordo com o julgamento da carne, ele nunca esperava encontrar uma maneira de escapar. E assim ele reconhece o quão impossível era para ele evitar ser enredado nas armadilhas de seus inimigos, (75) a menos que Deus lhe desse sabedoria, e lhe abrisse um caminho que não tem jeito. Torna-se nós, segundo o exemplo dele, fazer a mesma coisa; para que, desconfiando de quando o conselho nos falha, e a malícia e a maldade de nossos inimigos prevaleçam, podemos nos dirigir rapidamente a Deus, em cujas mãos estão as questões da morte, como veremos mais adiante ( Salmos 69: 1 ).

Comentário de John Wesley

Guia-me, SENHOR, na tua justiça por causa dos meus inimigos; faça o seu caminho direto diante do meu rosto.

Justiça – Em tuas leis justas.

Porque – para que eu não lhes dê ocasião de me caluniar, ou religião por minha causa.

O caminho – O caminho em que você teria que andar.

Simples – para que eu possa discernir claramente, e facilmente caminhar nele.

Referências Cruzadas

2 Samuel 12:14 – Entretanto, uma vez que você insultou o Senhor, o menino morrerá”.

Salmos 25:4 – Mostra-me, Senhor, os teus caminhos, ensina-me as tuas veredas;

Salmos 25:4 – Mostra-me, Senhor, os teus caminhos, ensina-me as tuas veredas;

Salmos 27:11 – Ensina-me o teu caminho, Senhor; conduze-me por uma vereda segura por causa dos meus inimigos.

Salmos 54:5 – Recaia o mal sobre os meus inimigos! Extermina-os por tua fidelidade!

Salmos 59:10 – O meu Deus fiel virá ao meu encontro e permitirá que eu triunfe sobre os meus inimigos.

Salmos 86:11 – Ensina-me o teu caminho, Senhor, para que eu ande na tua verdade; dá-me um coração inteiramente fiel, para que eu tema o teu nome.

Salmos 119:10 – Eu te busco de todo o coração; não permitas que eu me desvie dos teus mandamentos.

Salmos 119:64 – A terra está cheia do teu amor, Senhor; ensina-me os teus decretos.

Salmos 143:8 – Faze-me ouvir do teu amor leal pela manhã, pois em ti confio. Mostra-me o caminho que devo seguir, pois a ti elevo a minha alma.

Provérbios 3:5 – Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apóie em seu próprio entendimento;

Provérbios 4:25 – Olhe sempre para a frente, mantenha o olhar fixo no que está adiante de você.

Mateus 3:3 – Este é aquele que foi anunciado pelo profeta Isaías: “Voz do que clama no deserto: ‘Preparem o caminho para o Senhor, façam veredas retas para ele’ “.

Hebreus 12:13 – “Façam caminhos retos para os seus pés”, para que o manco não se desvie, mas antes seja curado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *