Estudo de Salmos 9:2 – Comentado e Explicado

Em vós eu estremeço de alegria, cantarei vosso nome, ó Altíssimo!
Salmos 9:2

Comentário de Albert Barnes

Ficarei feliz – vou me alegrar e expressar minha alegria.

E alegrai-te em ti – exultarei; Eu triunfarei. Ou seja, ele expressaria sua alegria em Deus – ao saber que havia um Ser assim; em tudo o que ele havia feito por ele; em todas as evidências de seu favor e amizade.

Cantará louvor ao teu nome – A ti; o nome frequentemente sendo colocado para a pessoa.

Ó Altíssimo – Tu que és supremo – Deus sobre todos. Veja as notas no Salmo 7:17 .

Comentário de E.W. Bullinger

MAIS ALTA. Hebraico. Elyon.

Comentário de Adam Clarke

Ficarei contente e me regozijarei em ti – fico contente por ter ouvido minha oração e me mostrado misericórdia; e me regozijarei em ti, tendo-te como minha porção, habitando e trabalhando em meu coração.

Comentário de John Calvin

2. Eu me alegrarei e exultarei em ti. Observe como os fiéis louvam a Deus sinceramente e sem hipocrisia, quando não descansam em si mesmos pela felicidade, e não são intoxicados pela presunção tola e carnal, mas se alegram somente em Deus; que nada mais é do que buscar a questão de sua alegria do favor de Deus e de nenhuma outra fonte, uma vez que nela consiste a felicidade perfeita. Regozijarei-me em ti. Devemos considerar quão grande é a diferença e a oposição entre o caráter da alegria que os homens se esforçam para encontrar em si mesmos e o caráter da alegria que procuram em Deus. Davi, para expressar com mais força como renuncia a tudo o que pode se apoderar ou ocupar com vão gozo, acrescenta a palavra exultar, com a qual ele quer dizer que encontra em Deus uma abundância de alegria plena e transbordante, para que ele não é necessário buscar nem mesmo a menor queda em qualquer outro trimestre. Além disso, é importante lembrar o que observei anteriormente, que Davi coloca diante de si os testemunhos da bondade divina que ele havia experimentado anteriormente, a fim de encorajar-se com mais entusiasmo a abrir seu coração a Deus. e apresentar suas orações diante dele. Aquele que inicia sua oração afirmando que Deus é a grande fonte e objeto de sua alegria, fortalece-se de antemão com a maior confiança, apresentando suas súplicas ao ouvinte da oração.

Referências Cruzadas

Salmos 5:11 – Alegrem-se, porém, todos os que se refugiam em ti; cantem sempre de alegria! Estende sobre eles a tua proteção. Em ti exultem os que amam o teu nome.

Salmos 7:17 – Darei graças ao Senhor por sua justiça; Ao nome do Senhor Altíssimo cantarei louvores.

Salmos 27:6 – Então triunfarei sobre os inimigos que me cercam. Em seu tabernáculo oferecerei sacrifícios com aclamações; cantarei e louvarei ao Senhor.

Salmos 28:7 – O Senhor é a minha força e o meu escudo; nele o meu coração confia, e dele recebo ajuda. Meu coração exulta de alegria, e com o meu cântico lhe darei graças.

Salmos 43:4 – Então irei ao altar de Deus, a Deus, a fonte da minha plena alegria. Com a harpa te louvarei, ó Deus, meu Deus!

Salmos 56:2 – Os meus inimigos pressionam-me sem parar; muitos atacam-me arrogantemente.

Salmos 83:18 – Saibam eles que tu, cujo nome é Senhor, somente tu, és o Altíssimo sobre toda a terra.

Salmos 92:4 – Tu me alegras, Senhor, com os teus feitos; as obras das tuas mãos levam-me a cantar de alegria.

Salmos 97:9 – Pois tu, Senhor, és o Altíssimo sobre toda a terra! És exaltado muito acima de todos os deuses!

Salmos 97:12 – Alegrem-se no Senhor, justos, louvem o seu santo nome.

Daniel 5:18 – “Ó rei, foi a Nabucodonosor, teu predecessor que o Deus Altíssimo deu soberania, grandeza, glória e majestade.

Habacuque 3:17 – Mesmo não florescendo a figueira, não havendo uvas nas videiras; mesmo falhando a safra de azeitonas, não havendo produção de alimento nas lavouras, nem ovelhas no curral nem bois nos estábulos,

Filipenses 4:4 – Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: alegrem-se!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *