Estudo de Salmos 119:108 – Comentado e Explicado

Aceitai, Senhor, a oferenda da minha promessa e ensinai-me as vossas ordens.
Salmos 119:108

Comentário de Albert Barnes

Aceite, peço-te, as ofertas de livre arbítrio da minha boca – Ou, o significado da palavra aqui traduzida como “livre-arbítrio”, veja as notas no Salmo 110: 3 . Transmite a ideia de que não há constrangimento ou compulsão; que a oferta é uma inspiração do coração. A oferta pode ser a de farinha, grão, frutas ou propriedade de qualquer tipo, como dedicado a Deus; ou pode ser, como aqui, uma oferenda dos lábios, expressa em oração e louvor. Qualquer um deles pode ser aceitável a Deus; o fato de serem aceitos em ambos os casos dependeria do bom prazer de Deus e, portanto, o salmista ora para que sua oferta seja assim aceitável. Compare Hebreus 13:15 .

E ensina-me os teus juízos – os teus mandamentos; tuas leis. Veja as notas no Salmo 119: 12 .

Comentário de Adam Clarke

As ofertas voluntárias da minha boca – ?? ????? nidboth pi , as ofertas voluntárias que prometi. Ou, como estamos em cativeiro, e não podemos sacrificar a ti, mas o faríamos se pudéssemos; aceita os louvores da nossa boca e os propósitos de nossos corações, em vez dos sacrifícios e ofertas que traríamos ao teu altar, mas não podemos.

Comentário de John Calvin

108. Ó Jeová! Peço-te, deixa as ofertas de fuga da minha boca. Este versículo pode ser lido em uma frase conectada, bem como dividido em dois membros. De acordo com a visão anterior, o sentido será: Receba, e Senhor, meus sacrifícios, para esse fim, para que você possa me ensinar seus mandamentos. Se preferirmos dividir o versículo em duas cláusulas, ele consistirá em duas orações separadas; primeiro, uma oração para que Deus aceite os sacrifícios do profeta; e, em segundo lugar, uma oração para que ele o instrua na doutrina da lei. Estou bastante inclinado a seguir a primeira opinião. O profeta afirma, como vimos em outros lugares, que nada lhe era mais precioso do que entender a doutrina da lei. Senhor, como se ele tivesse dito, aceita, de acordo com a tua boa vontade, os sacrifícios que eu te ofereço; e como meu principal desejo é, ser instruído corretamente em tua lei, conceda que eu possa participar dessa bênção, que estou tão ansiosa por obter. Devemos marcar todos os lugares em que o conhecimento da verdade divina é preferido a todos os outros benefícios concedidos à humanidade; e, sem dúvida, uma vez que contém o penhor da salvação eterna, há boas razões para que seja considerado um tesouro inestimável. No entanto, o profeta começa em um ponto distante disso, orando para que Deus ateste com segurança a aprovação e aceitação de seus serviços. Pela palavra ????? , nidboth, não tenho dúvida de que ele denota os sacrifícios que foram chamados de ofertas de livre-arbítrio. Eu realmente concordo que ele fala corretamente de votos e orações; mas, como o povo escolhido para propiciar a Deus, costumava oferecer sacrifícios, como todo homem tinha capacidade, ele alude ao costume que prevalecia sob a lei; assim como Oséias ( Oséias 14: 2 ) designa os louvores a Deus “os bezerros dos lábios”. Foi o desígnio de Deus, por meio dessa cerimônia, testemunhar aos pais que nenhuma oração era aceitável para ele, mas aquelas que estavam unidas ao sacrifício, para que elas sempre voltassem sua mente para o Mediador. Em primeiro lugar, ele reconhece que não era digno de obter nada por suas orações, e que, se Deus o ouviu, isso decorreu de sua graça livre e imerecida. Em segundo lugar, ele deseja que Deus lhe seja favorável no sentido de permitir-lhe lucrar corretamente na doutrina da lei. O verbo ??? ratsah, que ele usa: significa favor da mera boa vontade. Daí se segue que não há nada de meritório em nossas orações e que, sempre que Deus as ouve, é no exercício de sua bondade livre.

Comentário de John Wesley

Aceita, peço-te, as ofertas voluntárias da minha boca, ó Senhor, e ensina-me os teus juízos.

Ofertas – Os sacrifícios de oração e louvor.

Referências Cruzadas

Números 29:39 – “Além dos votos que fizerem e das ofertas voluntárias, preparem isto para o Senhor nas festas que lhes são designadas: os holocaustos, as ofertas de cereal, as ofertas derramadas e as ofertas de comunhão. “

Salmos 119:12 – Bendito sejas, Senhor! Ensina-me os teus decretos.

Salmos 119:26 – A ti relatei os meus caminhos e tu me respondeste; ensina-me os teus decretos.

Salmos 119:130 – A explicação das tuas palavras ilumina e dá discernimento aos inexperientes.

Salmos 119:169 – Chegue à tua presença o meu clamor, Senhor! Dá-me entendimento conforme a tua palavra.

Oséias 14:2 – Preparem o que vão dizer e voltem para o Senhor. Peçam-lhe: “Perdoa todos os nossos pecados e, por misericórdia, recebe-nos, para que te ofereçamos o fruto dos nossos lábios.

Hebreus 13:15 – Por meio de Jesus, portanto, ofereçamos continuamente a Deus um sacrifício de louvor, que é fruto de lábios que confessam o seu nome.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *