Estudo de Salmos 119:121 – Comentado e Explicado

Pratico o direito e a justiça; não me entregueis aos que me querem oprimir.
Salmos 119:121

Comentário de Albert Barnes

Eu fiz julgamento e justiça – Isso inicia uma nova divisão do salmo, indicada pela letra hebraica Ayin ( ? ? ) – uma letra que não pode muito bem ser representada no alfabeto inglês, pois não há, de fato, nenhuma letra em nosso idioma exatamente correspondente a ele. Seria melhor representado provavelmente pelo que é chamado de “respirações” em grego. O significado da primeira parte deste versículo é: “Eu levei uma vida justa e reta”. É equivalente a dizer que ele cumpriu a lei de Deus, ou fez disso a regra de sua conduta.

Não me deixe para os meus opressores – Para as pessoas que me fazem mal; que procuram minha mágoa. Ele insistiu nisso, alegando que havia sido obediente à lei divina e, portanto, com propriedade, poderia fazer esse pedido ou reivindicar a proteção divina. O homem não tem mérito próprio e não reivindica Deus; mas quando ele é seu verdadeiro amigo, não é impróprio esperar que ele interponha em seu favor; nem é impróprio apresentar isso na forma de uma oração. Nosso Deus amoroso, e servi-lo, embora seja feito de maneira imperfeita, é, de fato, uma razão pela qual ele deve e irá interpor em nosso favor.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 119: 121 . Não me deixe você não vai me deixar. Mudge.

Comentário de Joseph Benson

AIN.

Salmos 119: 121-124 . Fiz julgamento e justiça – isto é, apenas julgamento, Eclesiastes 5: 7 , ou seja, em relação aos meus opressores, a quem não tenho feridos. Seja fiador do teu servo para sempre – Para minha segurança e conforto. Empreende e pleiteia minha causa contra todos os meus inimigos, pois um fiador resgata o pobre devedor perseguido das mãos de um credor severo. Meus olhos falham, etc., pela palavra da tua justiça – Pelo desempenho da tua palavra justa, ou fiel, ou misericordiosa, ou promessa. Negócio, etc., de acordo com a tua misericórdia – Não de acordo com a justiça estrita, nem de acordo com os meus pecados.

Comentário de E.W. Bullinger

justiça = retidão. A mesma palavra que nos Salmos 119: 7 .

Comentário de Adam Clarke

Fiz julgamento e justiça – tomei a melhor decisão possível em todos os casos que vieram antes de mim; e me esforcei para prestar todo o seu devido.

Comentário de John Calvin

121. Fiz julgamento e retidão. O Profeta implora a ajuda de Deus contra os iníquos que o incomodavam, e ele o faz da mesma maneira que ao mesmo tempo para testemunhar que o tratamento hostil que recebeu deles era por sua parte totalmente imerecido. Se quisermos que Deus desça para nos socorrer, torna-se necessário que o encontremos com o testemunho de uma boa consciência. Como Ele em todos os lugares promete sua ajuda aos aflitos que são injustamente oprimidos, não é um protesto supérfluo que o Profeta faz, que ele não havia provocado seus inimigos, mas se restringido a todos os ferimentos e ações indevidas, e nem sequer tentara requere o mal pelo mal. Ao afirmar que ele sempre julgara, ele quer dizer que, seja qual for o rito praticado, ele perseverou firmemente em seguir a integridade e nunca se afastou do que era justo e correto em qualquer uma de suas transações públicas ou privadas.

Comentário de John Wesley

AIN. Fiz juízo e justiça: não me deixes para os meus opressores.

Julgamento … – Apenas julgamento.

Referências Cruzadas

1 Samuel 24:11 – Olha, meu pai, olha para este pedaço de teu manto em minha mão! Cortei a ponta de teu manto, mas não o matei. Agora entende e reconhece que não sou culpado de fazer o mal ou de rebelar-me. Não lhe fiz mal algum, embora estejas à minha procura para tirar-me a vida.

1 Samuel 25:28 – Esqueça, eu te suplico, a ofensa de tua serva, pois o Senhor certamente fará um reino duradouro para ti, que travas os combates do Senhor. E em toda a tua vida, nenhuma culpa se ache em ti.

2 Samuel 8:15 – Davi reinou sobre todo o Israel, administrando o direito e a justiça a todo o seu povo.

Salmos 7:3 – Senhor meu Deus, se assim procedi, se nas minhas mãos há injustiça,

Salmos 18:20 – O Senhor me tratou conforme a minha justiça; conforme a pureza das minhas mãos recompensou-me.

Salmos 37:33 – mas o Senhor não o deixará cair em suas mãos, nem permitirá que o condenem quando julgado.

Salmos 57:3 – Dos céus ele me envia a salvação, põe em fuga os que me perseguem de perto; Pausa Deus envia o seu amor e a sua fidelidade.

Salmos 75:2 – Tu dizes: “Eu determino o tempo em que julgarei com justiça.

Atos dos Apóstolos 21:16 – Alguns dos discípulos de Cesaréia nos acompanharam e nos levaram à casa de Mnasom, onde devíamos ficar. Ele era natural de Chipre e um dos primeiros discípulos.

Atos dos Apóstolos 25:10 – Paulo respondeu: “Estou agora diante do tribunal de César, onde devo ser julgado. Não fiz nenhum mal aos judeus, como bem sabes.

2 Coríntios 1:12 – Este é o nosso orgulho: A nossa consciência dá testemunho de que nos temos conduzido no mundo, especialmente em nosso relacionamento com vocês, com santidade e sinceridade provenientes de Deus, não de acordo com a sabedoria do mundo, mas de acordo com a graça de Deus.

2 Pedro 2:9 – Vemos, portanto, que o Senhor sabe livrar os piedosos da provação e manter em castigo os ímpios para o dia do juízo,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *