Estudo de Salmos 119:122 – Comentado e Explicado

Sede fiador de vosso servo para a sua segurança, a fim de que os orgulhosos não me oprimam.
Salmos 119:122

Comentário de Albert Barnes

Seja fiador do seu servo para sempre – Sobre o significado da palavra aqui traduzida como “fiador”, veja as notas em Jó 17: 3 e as notas em Isaías 38:14 , em ambos os lugares onde ocorre a mesma palavra hebraica: Isaías é traduzido como “empreenda por mim”. A palavra significa, propriamente, “misturar, misturar”; portanto, trançar, entrelaçar; depois, trocar, trocar. Então significa misturar ou misturar interesses; unir-nos aos outros para que seus interesses sejam nossos; e, portanto, levar alguém sob nossa proteção, tornar-se responsável e garantir: como, quando alguém endossa uma nota para outra, ele mescla seu próprio interesse, reputação e meios com os dele. Então, Cristo se torna a segurança ou garantia – ?????? enguos – de seu povo, Hebreus 7:22 . A oração aqui é que Deus, por assim dizer, misture ou misture sua causa e a do salmista, e que ele proteja a causa comum como sua; ou que ele se tornaria uma “garantia” ou “garantia” para a segurança do salmista. Agora, através do Mediador, temos o direito de pedir na mão de Deus; e quando Deus torna nossa causa sua, precisamos estar seguros.

Que os orgulhosos não me oprimam – Veja as notas no Salmo 119: 51 . Não triunfem sobre mim e me esmagem.

Comentário de E.W. Bullinger

orgulhoso = arrogante. Este é o único versículo deste Salmo que não possui uma das “dez palavras” , a menos que possamos incluir o próprio Verbo Vivo, que é a “garantia” de Seu povo. Veja a nota em Provérbios 11:15 e compare Hebreus 7:22 . Veja App-73.

Comentário de Adam Clarke

Seja fiador do teu servo – ar ?? arob , dê uma promessa ou sinal de que me ajudará em momentos de necessidade. Ou seja fiança para o teu servo. Que palavra é essa! Prometa-se por mim, que me produzirás em segurança no julgamento do grande dia. Então sustente e mantenha-me irrepreensível até a vinda de Cristo. Nenhum desses dois versículos tem uma das dez palavras em referência à lei ou aos atributos de Deus. O julgamento e a justiça se referem à própria conduta do salmista no Salmo 119: 121 . Os cento e vinte e dois não têm nenhuma palavra do tipo.

Comentário de John Calvin

122. Torne-se fiador de seu servo para sempre. Esta oração é quase semelhante à do verso anterior; pois eu prefiro traduzir o verbo hebraico ???? , arob, por tornar-se fiador, por tornar, como outros, deleitar o teu servo no bem, ou fazer o teu servo deleitar-se no bem De acordo com esta segunda versão, as palavras são uma oração para que Deus alegraria seu servo com seus benefícios. Há uma terceira tradução, pela qual eles se tornam uma oração para que Deus inspire seu coração com o amor e o desejo da retidão; pois a verdadeira perfeição consiste em ter prazer na justiça e na retidão. Mas, como na última cláusula do versículo, é óbvio que aqui Davi deseja socorro contra seus inimigos, o verbo Tornar-se seguro é a tradução mais apropriada . eu, interponha-se entre nós, como se traçasse minha garantia. A letra ? , lamed, que significa para, não é realmente prefixada para o substantivo, mas isso não é uma objeção válida à nossa tradução, como essa letra é frequentemente entendida. É uma forma de expressão cheia de conforto, representar Deus como desempenhando o ofício de uma garantia, a fim de efetuar nossa libertação. Dizem que metaforicamente ele se torna garantia para nós, como se, ao encontrar-nos endividados em uma grande quantia em dinheiro, ele nos dispensasse da obrigação, pagando o dinheiro ao nosso credor. A oração é para esse efeito: Que Deus não permita que os ímpios exerçam sua crueldade contra nós, mas que ele interponha como defensor para nos salvar. Por essas palavras, o Profeta sugere que ele estava em perigo extremo e que ele não tinha mais nada para esperar, a não ser a ajuda de Deus.

Comentário de John Wesley

Seja fiador do teu servo para sempre; não me oprimam os orgulhosos.

FiançaAceite e pleiteie minha causa.

Referências Cruzadas

Gênesis 43:9 – Eu me comprometo pessoalmente pela segurança dele; podes me considerar responsável por ele. Se eu não o trouxer de volta e não o colocar bem aqui na tua presença, serei culpado diante de ti pelo resto da minha vida.

Salmos 36:11 – Não permitas que o arrogante me pisoteie, nem que a mão do ímpio me faça recuar.

Salmos 119:21 – Tu repreendes os arrogantes; malditos os que se desviam dos teus mandamentos!

Provérbios 22:26 – Não seja como aqueles que, com um aperto de mãos, empenham-se com outros e se tornam fiadores de dívidas;

Isaías 38:14 – Gritei como um andorinhão, como um tordo; gemi como uma pomba chorosa. Olhando para os céus, enfraqueceram-se os meus olhos. Estou aflito, ó Senhor, vem em meu auxílio! “

Filemom 1:18 – Se ele o prejudicou em algo ou lhe deve alguma coisa, ponha na minha conta.

Hebreus 7:22 – Jesus tornou-se, por isso mesmo, a garantia de uma aliança superior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *