Estudo de Isaías 33:16 – Comentado e Explicado

Semelhante homem habitará nas alturas, e terá por asilo os rochedos fortificados; seu pão lhe é dado e a água lhe é assegurada.
Isaías 33:16

Comentário de Albert Barnes

Ele habitará no alto – Veja a margem. Alturas, ou lugares altos, eram geralmente locais de segurança, inacessíveis a um inimigo. O sentido aqui é que um homem como é descrito em Isaías 33:15 , deve ser preservado de alarme e perigo, como se sua habitação estivesse em um penhasco ou rocha elevada. O significado particular e especial é que ele deve estar a salvo da ira, ira e fogo consumidor, que o pecador e o hipócrita temiam Isaías 33:14 .

As munições das rochas – A tradução literal deste lugar seria: “As fortalezas das rochas serão sua alta fortaleza” (compare a nota em Isaías 2:21 ).

Pão lhe será dado – Ele será sustentado e sua vida será preservada.

Comentário de John Calvin

16. Ele habitará em lugares altos. Para que os judeus saibam que os castigos que Deus lhes infligiu eram justos e se esforçam para serem restaurados a seu favor, ele diz que sua bênção está pronta para ser concedida a homens bons e retos, como ele descreveu no primeiro versículo, e que eles não estão sujeitos a nenhum perigo, e não têm motivos para temer a queimação que ele mencionou, porque eles serão levados a habitar em um lugar de maior segurança. Quanto aos homens maus, caluniadores, ladrões e enganadores, por outro lado, que não conseguem conter a língua, as mãos, os ouvidos e os olhos das ações perversas e perversas, o Profeta mostra que não precisamos nos perguntar se Deus os trata. com severidade, e que, enquanto Deus é seu juiz, sua própria consciência é ao mesmo tempo seu carrasco; e consequentemente, que o único meio de impedi-los de temer a presença de Deus é manter-se voluntariamente no temor de Deus. Por “lugares altos”, ele significa um lugar muito seguro e livre de todo perigo que o ataque do inimigo pode alcançar, como ele declara claramente o suficiente imediatamente depois atribuindo a eles uma habitação entre “rochas fortificadas”.

Pão será dado a ele. Para uma habitação segura, ele acrescenta uma abundância de coisas boas; como se dissesse que os santos e retos adoradores de Deus não terão falta de nada, porque Deus não apenas os protegerá para mantê- los a salvo de todo perigo, mas também lhes fornecerá abundantemente tudo o que é necessário para o sustento da vida . Pelas palavras “pão” e “água”, ele quer dizer todas as necessidades diárias da vida.

E suas águas terão certeza. Embora os homens maus tenham abundância por um tempo, depois terão fome; como Deus ameaça na lei, que eles terão fome e fome. ( Levítico 26:19 ; Deuteronômio 28:23 .) A mesma observação pode ser feita em relação ao “pão”, pois a palavra “certo” se refere a ambos; como se ele tivesse dito, que todos os crentes terão seu alimento “seguro”. “Os leões estão com fome e vagam; mas os que temem a Deus não desejarão nada de bom ”( Salmos 34:10 😉 porque Deus, que é por natureza abundante, não se cansa de doar liberalmente e não esgota sua riqueza por atos de bondade.

Além disso, como a vida dos homens é exposta a vários perigos, e como a abundância de carne e bebida não é tudo o que é necessário para o nosso apoio, a menos que o Senhor nos defenda por seu poder, devemos, portanto, observar cuidadosamente o que antes mencionado, que os crentes são colocados em uma morada segura. O Senhor exerce o ofício de pastor, e não apenas lhes fornece alimento, mas também os defende dos ataques de ladrões, inimigos e lobos; e, em resumo, os mantém sob sua proteção e tutela, para não permitir que nenhum mal os aconteça. Sempre que, portanto, acontece que os inimigos nos incomodam, consideremos que somos justamente punidos por nossos pecados e que somos privados da assistência de Deus porque não a merecemos; pois devemos considerar que nossos pecados são a causa de todos os males que suportamos.

No entanto, que aqueles que estão conscientes de sua integridade não imaginem que Deus os abandonou, mas que, até os últimos dias de sua vida, confiem nas promessas nas quais o Senhor assegura ao seu povo que ele será um refúgio muito seguro para eles. Na verdade, nenhum homem pode ser tão santo ou reto que seja capaz de suportar os olhos de Deus; pois “se o Senhor marcar as nossas iniqüidades”, como diz Davi, “quem suportará?” ( Salmos 130: 3. ) Portanto, precisamos de um mediador, por cuja intercessão nossos pecados possam ser perdoados; e o Profeta não pretendia deixar de lado a doutrina comum das Escrituras sobre esse assunto, mas atacar com terror homens iníquos, que são continuamente atormentados e perseguidos por uma má consciência, (13) Isso deve ser cuidadosamente observado em oposição à Médicos papistas, por quem passagens desse tipo, que recomendam obras, são abusadas para destruir a justiça da fé; como se a expiação por nossos pecados, que obtemos através do sacrifício de Cristo, devesse ser deixada de lado.

Comentário de John Wesley

Ele habitará no alto: seu lugar de defesa serão as munições de pedras; pão lhe será dado; suas águas devem ter certeza.

No alto – Fora do alcance do perigo.

Suas águas – Deus o fornecerá com todos os itens necessários.

Referências Cruzadas

Salmos 15:1 – Senhor, quem habitará no teu santuário? Quem poderá morar no teu santo monte?

Salmos 18:33 – Torna os meus pés ágeis como os da corça, sustenta-me firme nas alturas.

Salmos 33:18 – Mas o Senhor protege aqueles que o temem, e os que firmam a esperança no seu amor,

Salmos 34:10 – Os leões podem passar necessidade e fome, mas os que buscam o Senhor de nada têm falta.

Salmos 37:3 – Confie no Senhor e faça o bem; assim você habitará na terra e desfrutará segurança.

Salmos 90:1 – Senhor, tu és o nosso refúgio, sempre, de geração em geração.

Salmos 91:1 – Aquele que habita no abrigo do Altíssimo e descansa à sombra do Todo-poderoso

Salmos 91:14 – “Porque ele me ama, eu o resgatarei; eu o protegerei, pois conhece o meu nome.

Salmos 107:41 – Mas tira os pobres da miséria e aumenta as suas famílias como rebanhos.

Salmos 111:5 – Deu alimento aos que o temiam, pois sempre se lembra de sua aliança.

Provérbios 1:33 – mas quem me ouvir viverá em segurança e estará tranqüilo, sem temer nenhum mal”.

Provérbios 18:10 – O nome do Senhor é uma torre forte; os justos correm para ela e estão seguros.

Isaías 26:1 – Naquele dia este cântico será entoado em Judá: Temos uma cidade forte; Deus estabelece salvação como muros e trincheiras.

Isaías 32:18 – O meu povo viverá em locais pacíficos, em casas seguras, em tranqüilos lugares de descanso,

Habacuque 3:19 – O Senhor Soberano é a minha força; ele faz os meus pés como os do cervo; ele me habilita a andar em lugares altos. Para o mestre de música. Para os meus instrumentos de cordas.

Lucas 12:29 – Não busquem ansiosamente o que hão de comer ou beber; não se preocupem com isso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *