Estudo de Isaías 64:11 – Comentado e Explicado

Nosso santo e glorioso templo, onde nossos antepassados celebravam vossos louvores, tornou-se presa das chamas: tudo o que tínhamos de precioso foi saqueado.
Isaías 64:11

Comentário de Albert Barnes

Nossa santa e bela casa – O templo. Foi chamado ‘santo’, porque foi dedicado ao serviço de Deus; e bonito, por sua extraordinária magnificência. A palavra original significa mais corretamente glorioso.

Onde nossos pais te louvaram – Poucos apegos se tornam mais fortes do que o que é formado para um local de culto onde nossos antepassados ??há muito tempo se dedicam ao serviço de Deus. Era agora um grande agravamento de seus sofrimentos, que aquele lugar bonito, consagrado pelo fato de que seus antepassados ??há muito tempo louvassem a Deus, estava caído em ruínas.

Está queimado pelo fogo – (Ver 2 Crônicas 36:19 ).

E todas as nossas coisas agradáveis ??- Tudo o que é precioso para nós (hebraico); todos os objetos do nosso desejo. A referência é a seus templos, suas casas, sua cidade – a tudo o que lhes era querido em sua terra natal. Seria difícil encontrar uma passagem em qualquer lugar da Bíblia – ou fora dela – que seja igual a ternura e verdadeiro pathos. Eles eram um povo exilado; longo sofrimento em uma terra distante com a reflexão de que suas casas estavam em ruínas; seu esplêndido templo há muito tempo disparado e deitado em desolação; a grama rançosa que cresce em suas ruas, e todo o país invadido por bestas selvagens, e por uma vegetação insignificante e insignificante. Para aquela terra, eles desejavam voltar, e aqui, com a mais profunda emoção, imploram a Deus em favor de seu país desolado. O sentimento aqui é que devemos ir a Deus com profunda emoção quando a igreja dele estiver prostrada, e esse é o momento em que devemos usar os pedidos mais ternos, e quando nossos corações se derreterão dentro de nós.

Comentário de John Calvin

11. A casa do nosso santuário e da nossa glória. (195) É chamado “o santuário do povo” em um sentido diferente daquele em que é chamado “o santuário de Deus”; pois, sendo o testemunho de uma união sagrada entre Deus e o povo, costuma ser chamada de “casa santa de Deus”; isto é, porque corresponde à sua santidade. Mas agora, em um sentido passivo, os crentes chamam de “seu santuário”, porque dele devem buscar sua santificação.

Isso é mais claramente confirmado pelas palavras “da nossa glória”. Eles reconhecem que não têm nada em que devam se gloriar, exceto o templo, no qual Deus desejava ser adorado e adorado. E, no entanto, vemos que essa glória muitas vezes não tinha fundamento, e por esse motivo foi reprovada por Jeremias,

“Não confie em palavras falsas, dizendo: O templo do Senhor, o templo do Senhor, o templo do Senhor, somos nós.” ( Jeremias 7: 4. )

Mas, enquanto a glória daqueles que eram orgulhosos e insolentes por causa de títulos vazios não tinha fundamento, ainda verdadeira e bem fundamentada era a glória daqueles que abraçaram com o coração a ordenança do Senhor e, contando com o testemunho de sua palavra, sabia que habitavam à sombra daquele que havia criado para si uma habitação constante no meio deles; pois o templo foi construído pelo mandamento do Senhor, para que os judeus se gloriassem com justiça em ter Deus para o protetor de sua salvação.

Em que nossos pais te louvaram. Como a adoração a Deus naquele tempo estava corrompida e adulterada, e quase todos se revoltaram à superstição e impiedade, por esse motivo ele menciona não a atualidade, mas a era anterior. Como se ele tivesse dito: “Embora não tenhamos prestado a você tal adoração como deveríamos ter prestado, ainda este é o templo em que nossos pais te adoraram em pureza; permitirás que seja profanado e destruído? Essa desgraça não recuará sobre si mesmo, uma vez que se refere à adoração ao teu nome? ” Aqui, os judeus não dizem nada sobre sua vida, e não apresentam desculpas, e confessam sua culpa, mas oferecem sua adoração a Deus, para que ele esteja atento à sua aliança e não permita que suas promessas sejam anuladas. Este exemplo deve ser imitado por todos os crentes. A palavra “louvor” denota ação de graças; como se ele tivesse dito: “Nesse templo, cujas ruínas melancólicas provocam luto e lágrimas de todos os crentes, os louvores a Deus ressoaram ao mesmo tempo, quando ele tratou seu povo com bondade e gentileza. (196)

“Nossa casa de santidade e beleza.” Alexander.

Comentário de John Wesley

Nossa santa e bela casa, onde nossos pais te louvaram, é queimada no fogo; e todas as nossas coisas agradáveis ??são assoladas.

Coisas agradáveis – O palácio do rei, as casas dos nobres e outras peças de estado e magnificência.

Referências Cruzadas

1 Reis 8:14 – Depois o rei virou-se e abençoou toda a assembléia de Israel, que estava ali de pé.

1 Reis 8:56 – “Bendito seja o Senhor, que deu descanso a Israel, seu povo, como havia prometido. Não ficou sem cumprimento nem uma de todas as boas promessas que ele fez por meio do seu servo Moisés.

2 Reis 25:9 – Incendiou o templo do Senhor, o palácio real, todas as casas de Jerusalém e todos os edifícios importantes.

2 Crônicas 6:4 – E disse: “Bendito seja o Senhor, o Deus de Israel, que por suas mãos cumpriu o que prometeu com sua própria boca a meu pai Davi, quando lhe disse:

2 Crônicas 7:3 – Quando todos os israelitas viram o fogo descendo e a glória do Senhor sobre o templo, ajoelharam-se no pavimento, chegando o rosto ao chão, adoraram e deram graças ao Senhor, dizendo: “Ele é bom; o seu amor dura para sempre”.

2 Crônicas 7:6 – Os sacerdotes tomaram seus lugares, bem como os levitas, com os instrumentos musicais do Senhor feitos pelo rei Davi para louvar o Senhor cantando: “O seu amor dura para sempre”. No outro lado, de frente para os levitas, os sacerdotes tocavam suas cornetas. Todo o povo estava de pé.

2 Crônicas 29:25 – O rei posicionou os levitas no templo do Senhor, com címbalos, liras e harpas, segundo a prescrição de Davi, de Gade, vidente do rei, e do profeta Natã; isso foi ordenado pelo Senhor, por meio de seus profetas.

2 Crônicas 36:19 – Os babilônios incendiaram o templo de Deus e derrubaram o muro de Jerusalém; queimaram todos os palácios e destruíram todos os utensílios de valor que havia neles.

Salmos 74:5 – Pareciam homens armados com machados invadindo um bosque cerrado.

Jeremias 52:13 – Ele incendiou o templo do Senhor, o palácio real e todas as casas de Jerusalém. Todo o edifício importante foi incendiado por ele.

Lamentações 1:7 – Nos dias de sua aflição e de seu desnorteio Jerusalém se lembra de todos os tesouros que lhe pertenciam nos tempos passados. Quando o seu povo caiu nas mãos do inimigo, ninguém veio ajudá-la. Seus inimigos olharam para ela e zombaram da sua queda.

Lamentações 1:10 – O adversário saqueia todos os seus tesouros; ela viu nações pagãs entrarem em seu santuário, sendo que tu as tinhas proibido de participar das tuas assembléias.

Lamentações 2:7 – O Senhor rejeitou o seu altar e abandonou o seu santuário. Entregou aos inimigos os muros dos seus palácios, e eles deram gritos na casa do Senhor, como fazíamos nos dias de festa.

Ezequiel 7:20 – Tinham orgulho de suas lindas jóias e as usavam para fazer os seus ídolos repugnantes e as suas imagens detestáveis. Por isso tornarei essas coisas em algo impuro para eles.

Ezequiel 24:21 – Diga à nação de Israel: ‘Assim diz o Soberano Senhor: Estou a ponto de profanar o meu santuário, a fortaleza de que vocês se orgulham, o prazer dos seus olhos, o objeto da sua afeição. Os filhos e as filhas que vocês deixaram lá, cairão pela espada.

Ezequiel 24:25 – “E você, filho do homem, no dia em que eu tirar deles a sua fortaleza, sua alegria e sua glória, o prazer dos seus olhos, e também os seus filhos e as suas filhas, o maior desejo de suas vidas,

Mateus 24:2 – “Vocês estão vendo tudo isto? “, perguntou ele. “Eu lhes garanto que não ficará aqui pedra sobre pedra; serão todas derrubadas”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *