Estudo de Jeremias 10:19 – Comentado e Explicado

Ai de mim, por causa de minha ferida! É bem dolorosa a minha chaga! Eu havia dito: fosse apenas esse o meu mal, eu o suportaria!
Jeremias 10:19

Comentário de Thomas Coke

Jeremias 10:19 . Ai de mim, etc. – O profeta aqui lamenta pateticamente a queda de seu país; e, quer na sua própria pessoa, quer na do seu país, lamentam a pilhagem e a desolação das cidades e casas, como se fossem tantas tendas de pastores. Veja o seguinte verso.

Comentário de Joseph Benson

Jeremias 10: 19-20 . Wo sou eu por minha mágoa – O profeta aqui novamente lamenta pateticamente a derrubada de seu país e, seja em sua própria pessoa ou na de seu país, lamenta a pilhagem e desolação das cidades e casas, como se fossem tantas tendas de pastores, às quais ele as compara, Jeremias 10:20 . Mas eu disse: Isso é um pesar, e devo suportá-lo – Blaney acha que o profeta aqui sugere motivos de paciência e consolo para seu país, em relação aos males que estavam vindo sobre ela, colocando as palavras deste e dos versos seguintes em sua boca, e fazendo-a observar, primeiro, que sua aflição, embora grande, ainda seria considerada tolerável; segundo, que ela tinha menos motivos para reclamar do que sofria, pois isso não era outro que se poderia esperar da má conduta daqueles que tinham a direção de seus assuntos, Jeremias 10:21 ; e, finalmente, que ela não estava sem esperança na misericórdia de Deus, que, por humilde súplica de seu povo, poderia ser movido a mitigar seu castigo e a voltar a mão contra os pagãos que os oprimiam, Jeremias 10:24. . Meus filhos se foram de mim e não são, etc. – Meus habitantes foram para o cativeiro e não voltarão mais para cá, para que sejam iguais a mim como se estivessem mortos. Não há como instalar minhas cortinas – eles nunca serão capazes de contribuir com nada para a restauração do meu estado anterior.

Comentário de Adam Clarke

Isso é um pesar, e devo suportar – por mais opressivo que eu mereça, e pior; mas mesmo neste julgamento Deus se lembra da misericórdia.

Comentário de John Calvin

O Profeta aqui, sem dúvida, fala em nome de todo o povo; pois viu que ninguém se comoveu com ameaças, embora muito graves e severas; e esse modo de falar deve ser suficientemente conhecido por nós, pois é comumente usado por todos os profetas. Eles primeiro se dirigiram ao povo; mas quando viram que não produziam efeito, a fim de demonstrar sua indignação, falam de si mesmos como na presença de Deus: assim, repreenderam a dureza e a torpidez dos homens. Então agora Jeremias fala: Ai de mim por minhas contusões! Ele não sofria por sua própria conta; mas, como eu disse, ele representa a dor que todo o povo deveria ter sentido, o que ainda não sentiu. Como então eles eram tão estúpidos e orgulhosamente ridicularizaram a Deus e suas ameaças, o Profeta lhes mostra, como se fosse um espelho, que lamentação grave e amarga os esperava.

Devemos, então, ter em mente que o Profeta não fala aqui de acordo com o sentimento que as pessoas tinham, pois estavam tão estupidas que não sentiram nada; mas que ele fala do que eles deveriam ter sentido, como se ele tivesse dito: “Havia neles uma partícula de sabedoria, eles certamente lamentariam sua calamidade se aproximando, antes que Deus comece a fazer seu julgamento cair sobre eles. cabeças; mas ninguém se emociona; portanto, chorarei sozinho, mas é por sua conta. ” Ainda não há dúvida, mas ele pretendia tentar de todas as maneiras se as ameaças de Deus penetrariam em seus corações.

Ele diz que suas feridas estavam cheias de dor; e depois acrescenta: E eu disse: Certamente é o meu golpe, e eu o suportarei. Como eu já disse, ele não relaciona o que os judeus disseram ou pensaram, mas o que teria acontecido com eles se tivessem a menor porção de sabedoria. Alguns relacionam isso com o versículo a seguir, como se o Profeta tivesse dito que se julgava capaz de suportar sua dor, mas foi enganado, pois estava finalmente constrangido a sucumbir. Mas esta é uma visão incorreta, e a passagem corre melhor do contrário. O Profeta aqui lembra seu próprio povo com que sentimento eles deveriam considerar o fato de que Deus estava zangado com eles; pois ele sem dúvida condena indiretamente a indecência deles, porque a mão de Deus foi estendida para castigá-los, e ainda assim desconsideraram a mão daquele que os feriu. Ele então relata o que eles deveriam ter pensado e sentido, quando Deus mostrou sinais de sua ira – que eles deveriam ter reconhecido que era seu próprio golpe e que, portanto, deveria ser suportado: pois é a melhor preparação para arrependimento quando o pecador reconhece que está justamente ferido e quando recebe de bom grado o jugo. Quando, portanto, alguém prossegue até agora, sua conversão é realizada pela metade.

O Profeta então nos ensina aqui que o único remédio que restava para os judeus era estar totalmente convencido de que eles mereciam o castigo que sofreram e, em seguida, pacientemente se submeter ao julgamento de Deus, de acordo com o que um filho obediente faz e que sofre para ser castigado quando ele ofende. A palavra é usada em outro sentido nos Salmos 77:10 ,

“Morrer é minha sorte.”

O Profeta tem , ??, cheli, aqui; mas aí está o ????? cheluti. Essa passagem é de fato explicada de várias maneiras; mas parece ser uma expressão de desespero, quando se diz: “Morrer é minha sorte”; isto é, tudo acabou comigo. Mas o Profeta aqui mostra que foi o começo do arrependimento, quando os judeus confessaram que mereciam o golpe; pois sem dúvida há aqui uma comparação feita entre o pecado e seu castigo, como se o Profeta tivesse dito: “Nós merecemos, e Deus nos concede a recompensa devido aos nossos pecados”. Uma coisa é: dar glória a Deus, confessando que ele inflige o castigo devido; mas não é suficiente, a menos que seja acrescentada paciência, – eu a suportarei; isto é, eu me submeterei a Deus. Pois há muitos que, convencidos de seus pecados, ainda reclamam contra seu juiz e também fazem um clamor. Por isso, o Profeta une essas duas coisas: a confissão de pecado e paciência; para que aqueles que experimentam a severidade de Deus se submetam silenciosamente a ele, enquanto Ele exercer para eles o ofício de juiz. (18) Ele depois acrescenta –

19. Ai de mim, por causa das minhas contusões, (angústia;) Grave é o meu golpe; Eu disse: – Certamente, isso é tristeza! mas devo suportar.

Em seguida, ele declara sua angústia: ele não tinha ninguém para ajudá-lo a armar sua barraca, todas as pessoas sendo levadas para cidades fortificadas. – Ed .

Comentário de E.W. Bullinger

mim. Sião agora fala em vista da próxima deportação; ou Jeremias exprime a calamidade.

uma dor: ou, minha aflição.

e eu = mas eu

Comentário de John Wesley

Ai de mim por minha mágoa! minha ferida é grave; mas eu disse: Verdadeiramente é uma dor, e devo suportá-la.

Ai de mim – Aqui o profeta personifica a queixa do povo da terra.

Referências Cruzadas

Salmos 39:9 – Estou calado! Não posso abrir a boca, pois tu mesmo fizeste isso.

Salmos 77:10 – Então pensei: a razão da minha dor é que a mão direita do Altíssimo não age mais.

Isaías 8:17 – Esperarei pelo Senhor, que está escondendo o seu rosto da descendência de Jacó. Nele porei a minha esperança.

Jeremias 4:19 – Ah, minha angústia, minha angústia! Eu me contorço de dor. Ó paredes do meu coração! O meu coração dispara dentro de mim; não posso ficar calado. Ouvi o som da trombeta, ouvi o grito de guerra.

Jeremias 4:31 – Ouvi um grito, como de mulher em trabalho de parto, como a agonia de uma mulher ao dar à luz o primeiro filho. É o grito da cidade de Sião, que está ofegante e estende as mãos, dizendo: “Ai de mim! Estou desfalecendo. Minha vida está nas mãos de assassinos! “

Jeremias 8:21 – Estou arrasado com a devastação sofrida pelo meu povo. Choro muito, e o pavor se apodera de mim.

Jeremias 9:1 – Ah, se a minha cabeça fosse uma fonte de água e os meus olhos um manancial de lágrimas! Eu choraria noite e dia pelos mortos do meu povo.

Jeremias 17:13 – Ó Senhor, esperança de Israel, todos os que te abandonarem Sofrerão vergonha; aqueles que se desviarem de ti terão os seus nomes escritos no pó, pois abandonaram o Senhor, a fonte de água viva.

Lamentações 1:2 – Chora amargamente à noite, as lágrimas rolam por seu rosto. De todos os seus amantes nenhum a consola. Todos os seus amigos a traíram; tornaram-se seus inimigos.

Lamentações 1:12 – “Vocês não se comovem, todos vocês que passam por aqui? Olhem ao redor e vejam se há sofrimento maior do que o que me foi imposto e que o Senhor trouxe sobre mim no dia em que se acendeu a sua ira.

Lamentações 2:11 – Meus olhos estão cansados de chorar, minha alma está atormentada, meu coração se derrama, porque o meu povo está destruído, porque crianças e bebês desmaiam pelas ruas da cidade.

Lamentações 3:18 – Por isso digo: “Meu esplendor já se foi, bem como tudo o que eu esperava do Senhor”.

Lamentações 3:39 – Como pode um homem reclamar quando é punido por seus pecados?

Lamentações 3:48 – Rios de lágrimas correm dos meus ohos porque o meu povo foi destruído.

Miquéias 7:9 – Por eu ter pecado contra o Senhor, suportarei a sua ira, até que ele apresente a minha defesa e estabeleça o meu direito. Ele me fará sair para a luz; contemplarei a sua justiça.

One Comment on “Estudo de Jeremias 10:19 – Comentado e Explicado”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *