Estudo de Jeremias 11:16 – Comentado e Explicado

Verdejante oliveira de belos frutos – tal o nome que te dera o Senhor. Ao estrépito, porém de imenso ruído ateou-lhe fogo, e se queimaram seus galhos.
Jeremias 11:16

Comentário de Thomas Coke

Jeremias 11:16 . O Senhor chamou o teu nome, Uma oliveira verde A nação judaica às vezes é comparada a uma oliveira, bem como a uma videira. Ver Salmos 52: 8 . Em vez de, com o barulho de um grande tumulto, alguns o expressam, ao som de sua voz, que significa trovão. Compare o cap. Jeremias 10:13 .

Comentário de Joseph Benson

Jeremias 11: 16-17 . O Senhor chamou o teu nome, Uma oliveira verde – Talvez Jeremias aqui alude a Oséias 11: 7 , onde Israel é comparado a uma oliveira. A nação judaica, que, em seu estado florescente, é freqüentemente comparada pelos escritores sagrados a uma videira, também é às vezes comparada a uma oliveira, principalmente por causa dos frutos da santidade e justiça que Deus poderia justamente esperar deles, depois de todos os cuidados e dores que ele lhes dera para torná-los frutíferos. Justo e de boa fruta – Amável e reparável, agradável aos olhos e bom para dar comida. Com o barulho de um grande tumulto, ele acendeu um fogo sobre ele, etc. – As palavras ??? ????? , aqui traduzidas pelo barulho de um grande tumulto, ocorrem Ezequiel 1:24 , e são explicadas como ???? ???? , como a voz de um anfitrião. Aqui, sem dúvida, eles significam o confuso murmúrio, barulho e tumulto do exército caldeu, que desolou Jerusalém e suas dependências com fogo e espada, descritas à imagem de uma oliveira, cujos galhos são cortados para serem queimados, ou que é queimado como está; seus galhos, ou galhos elevados, como ??????? significa mais apropriadamente, significando sacerdotes e príncipes. Para o Senhor que te plantou – e te espera fruto em vão; pronunciou o mal contra ti; proferiu uma sentença condenatória sobre ti e marcou-te para a destruição. Para o mal da casa de Israel e da casa de Judá – O mal de cujos pecados hediondos será seguido agora com o mal da maioria dos terríveis castigos.

Comentário de Adam Clarke

O Senhor chamou o teu nome, uma oliveira verde – isto é, ele te fez como uma azeitona verde – formosa, florescente e frutífera; mas tu estás degenerado, e Deus deu aos caldeus permissão para te queimar.

Comentário de John Calvin

O Profeta diz primeiro que os Judeus tinham realmente estado por um tempo como uma azeitona frutífera e justa; depois, acrescenta, que essa beleza não impediria Deus de quebrar seus galhos e erradicá-lo completamente. Depois, ele confirma esta declaração e diz: Pois Deus que a plantou também pode arrancá-la sempre que lhe agrada. Esta é a importação dos dois versículos.

O Profeta sem dúvida zomba aqui da vã confiança pela qual ele sabia que os judeus foram enganados: pois estavam tão embriagados com seus privilégios que ousaram desprezar o próprio doador deles. Portanto, o Profeta se dirigiu a eles: “Vocês acham que tantos vícios serão impunes? Você não omite nada para acender a ira de Deus contra você – poluiu seu templo, corrompeu toda a adoração divina, desprezou a lei; e você pode pensar que o Senhor te poupará perpetuamente? ” Mas quando os profetas os atacaram, eles tiveram a seguinte resposta: “O que! Deus deixará seu próprio templo, sobre o qual jurou: Este é o meu descanso para sempre? Essa não é a Terra Santa? E não é isso também sua herança e descanso? E além disso, não somos o seu rebanho? Não somos seus filhos? Não somos um povo santo? ” O que então os judeus costumavam reivindicar com arrogância, o Profeta admite a eles. “Então”, ele diz, “sois uma azeitona verde, uma azeitona justa e alta, uma azeitona frutífera; tudo isso eu concedo; mas Deus não pode acender um fogo para queimar os galhos e reduzir a nada a árvore inteira? ” Agora entendemos o desígnio do Profeta.

Comentário de E.W. Bullinger

Oliveira. O símbolo dos privilégios religiosos de Israel. Ver nota em Juízes 9: 8-12 .

Comentário de John Wesley

O Senhor chamou o teu nome: Uma oliveira verde, formosa e de bons frutos; com o ruído de um grande tumulto, acendeu fogo sobre ela, e os seus ramos se partiram.

Justo – O Senhor te fixou quando te trouxe pela primeira vez a Canaã, em uma condição florescente, como uma bela oliveira, apta a dar bons frutos.

Quebrado – Mas tu te comportaste tanto, que aquele que te plantou está prestes a arrancar-te. Deus está prestes a acender um fogo que te queimará e quebrará os teus ramos.

Referências Cruzadas

Salmos 52:8 – Mas eu sou como uma oliveira que floresce na casa de Deus; confio no amor de Deus para todo o sempre.

Salmos 80:16 – Tua videira foi derrubada; como lixo, foi consumida pelo fogo. Pela tua repreensão perece o teu povo!

Isaías 1:30 – Vocês serão como um terebinto cujas folhas estão caindo, como um jardim sem água.

Isaías 27:11 – Quando os seus ramos estão secos e quebram-se, as mulheres fazem fogo com eles, pois esse é um povo sem entendimento. Por isso aquele que o fez não tem compaixão dele, aquele que o formou não lhe mostra misericórdia.

Ezequiel 15:4 – E, depois de ser lançada no fogo como combustível e o fogo queimar as duas extremidades e carbonizar o meio, servirá para alguma coisa?

Ezequiel 20:47 – Diga à floresta do Neguebe: ‘Ouça a palavra do Senhor. Assim diz o Soberano Senhor: Estou a ponto de incendiá-la, consumindo assim todas as suas árvores, tanto as verdes quanto as secas. A chama abrasadora não será apagada, e todo rosto, do Neguebe até o norte, será ressecado por ela.

Mateus 3:10 – O machado já está posto à raiz das árvores, e toda árvore que não der bom fruto será cortada e lançada ao fogo.

João 15:6 – Se alguém não permanecer em mim, será como o ramo que é jogado fora e seca. Tais ramos são apanhados, lançados ao fogo e queimados.

Romanos 11:17 – Se alguns ramos foram cortados, e você, sendo oliveira brava, foi enxertado entre os outros e agora participa da seiva que vem da raiz da oliveira,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *