Estudo de Jeremias 23:19 – Comentado e Explicado

Ora, eis que explode a tempestade do Senhor, o seu furor, e a tormenta que redemoinha, prestes a cair sobre a cabeça dos maus.
Jeremias 23:19

Comentário de Albert Barnes

Antes, “Eis que a tempestade do Senhor, mesmo a ira quente se manifestou, e um turbilhão irrompeu na cabeça dos ímpios.”

Comentário de Joseph Benson

Jeremias 23: 19-20 . Eis que um turbilhão do Senhor sai com fúria – Um julgamento severo de Deus, que se assemelhará a um turbilhão pela destruição repentina e total que trará. A mesma palavra, ???? , é traduzida em outra parte como uma tempestade. É chamado de turbilhão do Senhor, tanto para denotar a grandeza disso como para significar que ela deve sair de Deus e ser do seu envio. Cairá gravemente sobre a cabeça dos ímpios – Tudo o que esses professores lisonjeiros possam afirmar em contrário. Blaney traduz o versículo: Eis o turbilhão de Jeová! sai quente, até um redemoinho que se instala; (assim ele traduz ?????? , que tornamos dolorosos ) sobre a cabeça dos ímpios que ela se estabelecerá. E ele observa: “O vento quente e abrasador que sopra do sul (veja nota em Jeremias 4: 11-12 ) é evidentemente aqui mencionado, que sopra, não com uma explosão transitória, mas exerce uma força contínua sobre o vento. chefe do infeliz viajante até que ele efetivamente o destrua: ”um emblema disso da ira consumidora e insuportável de Deus. A ira do Senhor não voltará – O profeta fala do julgamento como de um mensageiro, que não deve retornar até que tenha cumprido sua missão, e executou o que Deus havia resolvido que deveria afetar. Nos últimos dias você deve considerar, & c. – Embora você não acredite agora, mas lisonjeie-se com vãs esperanças; no entanto, a partir de agora, quando for tarde demais, você deve considerá-lo perfeitamente, isto é, quando esse julgamento o ultrapassar, você deve acreditar e entender completamente que Deus realmente trouxe isto sobre você, para o castigo dos seus pecados.

Comentário de Adam Clarke

Eis um turbilhão – The simoom: o vento quente e pestilento que sopra do sul, freqüentemente mencionado ou mencionado nos escritos sagrados; veja Jeremias 23:10 .

Comentário de John Calvin

O verso que li no final de minha última palestra deve agora ser repetido para você: Eis a tempestade (ou turbilhão ) de Jeová! sairá com fúria; até o turbilhão iminente! na cabeça dos ímpios ele permanecerá ou cairá; para ???? , ichul, significa ambos. O Profeta agora ataca com mais veemência os falsos mestres, pois eles eram quase estúpidos. Ninguém, de fato, pode trair tanta audácia a ponto de se opor a Deus, exceto quando totalmente cego por Satanás. Portanto, nosso Profeta lida com os falsos mestres, como com os fanáticos ou com os estupefatos: ele lhes diz que Deus viria como um redemoinho. Se o transformarmos em um redemoinho ou tempestade, não há muita diferença. (99) E acrescenta que eles não podiam escapar, pois a ira de Deus estava iminente sobre eles, e por fim permaneceria sobre eles.

Agora, é comum nas Escrituras lidar muito nitidamente com hipócritas, e especialmente com falsos mestres, porque Satanás governa neles em uma extensão terrível. E, sem dúvida, como eu já disse, exceto que uma pessoa é fascinada por ilusões, ela não ousaria se opor a Deus. Não é de admirar, portanto, que o Profeta fulmine contra esses professores ímpios; pois era apenas brincadeira e esporte para eles fingir o nome sagrado de Deus para enganar o povo. Depois ele acrescenta:

Eis a tempestade ardente de Jeová! Irá sair, sim, uma tempestade grávida; Sobre a cabeça dos ímpios ele se romperá.

A tempestade ou tempestade seria “ardente” e também “grávida”, ou de parto, como a palavra significa; e, como se estivesse em trabalho de parto, “irromperia” ou literalmente traria à cabeça dos ímpios. O verbo não é de ??? , mas de ??? , o que significa não apenas estar em trabalho de parto, mas também gerar. “Virá”, é o setembro e o Vulg .; nossa versão é o Targum. – Ed

Comentário de E.W. Bullinger

cair gravemente = estourar.

os ímpios = sem lei.

Referências Cruzadas

Salmos 58:9 – Os ímpios serão varridos antes que as suas panelas sintam o calor da lenha, esteja ela verde ou seca.

Provérbios 1:27 – quando aquilo que temem abater-se sobre vocês como uma tempestade, quando a desgraça os atingir como um vendaval, quando a angústia e a dor os dominarem.

Provérbios 10:25 – Passada a tempestade, o ímpio já não existe, mas o justo permanece firme para sempre.

Isaías 5:25 – Por tudo isso a ira do Senhor acendeu-se contra o seu povo, e ele levantou sua mão para os ferir. Os montes tremeram, e os seus cadáveres estão como o lixo nas ruas. Apesar disso tudo, a ira dele não se desviou; sua mão continua erguida.

Isaías 21:1 – Advertência contra o deserto junto ao mar: Como um vendaval em redemoinhos que varre todo o Neguebe, um invasor vem do deserto, de uma terra pavorosa.

Isaías 40:24 – Mal eles são plantados ou semeados, mal lançam raízes na terra, Deus sopra sobre eles, e eles murcham; um redemoinho os leva como palha.

Isaías 66:15 – Vejam! O Senhor vem num fogo, e os seus carros são como um turbilhão! Transformará em fúria a sua ira e em labaredas de fogo, a sua repreensão.

Jeremias 4:11 – Naquela época será dito a este povo e a Jerusalém: “Um vento escaldante, que vem das dunas do deserto, sopra na direção da minha filha, do meu povo, mas não para peneirar nem para limpar.

Jeremias 25:32 – Assim diz o Senhor: “Vejam! A desgraça está se espalhando de nação em nação; uma terrível tempestade se levanta desde os confins da terra”.

Jeremias 30:23 – Vejam, a tempestade do Senhor! Sua fúria está a solta! Um vendaval vem sobre a cabeça dos ímpios.

Amós 1:14 – porei fogo nos muros de Rabá, que consumirá as suas fortalezas em meio a gritos de guerra no dia do combate, em meio a ventos violentos num dia de tempestade.

Naum 1:3 – O SENHOR é muito paciente, mas o seu poder é imenso; o SENHOR não deixará impune o culpado. O seu caminho está no vendaval e na tempestade, e as nuvens são a poeira de seus pés.

Zacarias 9:14 – Então o Senhor aparecerá sobre eles; sua flecha brilhará como o relâmpago. O Soberano Senhor tocará a trombeta e marchará em meio às tempestades do sul;

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *