Estudo de Jeremias 30:22 – Comentado e Explicado

Sereis o meu povo, e eu, o vosso Deus.
Jeremias 30:22

Comentário de Adam Clarke

Vós sereis o meu povo – A antiga aliança será renovada.

Comentário de John Calvin

Como esse versículo e o que ocorre no primeiro versículo do próximo capítulo são materialmente iguais, ambos serão explicados aqui. Deus então diz que os judeus se tornariam um povo para ele e que ele se tornaria um Deus para eles. Esse modo de falar é o que encontramos em todos os lugares nos Profetas; e é muito expressivo e inclui toda a verdadeira felicidade. Pois quando temos vida, exceto quando nos tornamos o povo de Deus? Também devemos ter em mente que dizer do salmista,

“Bem-aventurado o povo cujo Deus é Jeová.”
( Salmos 144: 15 )

Confirma o que acabei de dizer, que uma vida feliz é completa em todas as suas partes, quando Deus promete ser um Deus para nós e nos toma como seu povo. Os Profetas, portanto, não sem razão muitas vezes inculcam essa verdade; pois, embora nada mais nos possa esperar que seja esperado, até que tenhamos certeza de que Deus é um Pai para nós e que somos o seu povo, qualquer felicidade que possamos ter, isso só terminará em miséria.

Mas o Profeta se expressa mais plenamente quando diz: Naquela época, quando Deus restaurou sua Igreja, serei um Deus para todas as famílias de Israel Eles estavam tão dispersos que não eram um corpo; mas Deus promete a reunião daquela Igreja, da qual as dez tribos haviam caído, quando se revoltaram da família de Davi. Não posso avançar mais agora.

Referências Cruzadas

Deuteronômio 26:17 – Hoje vocês declararam que o Senhor é o seu Deus e que vocês andarão nos seus caminhos, que guardarão os seus decretos, os seus mandamentos e as suas ordenanças, e que vocês lhe obedecerão.

Cânticos 2:16 – O meu amado é meu, e eu sou dele; ele pastoreia entre os lírios.

Jeremias 24:7 – Eu lhes darei coração capaz de conhecer-me e de saber que eu sou o Senhor. Serão o meu povo, e eu serei o seu Deus, pois eles se voltarão para mim de todo o coração.

Jeremias 31:1 – “Naquele tempo”, diz o Senhor, “serei o Deus de todas as famílias de Israel, e eles serão o meu povo. “

Jeremias 31:33 – “Esta é a aliança que farei com a comunidade de Israel depois daqueles dias”, declara o Senhor: “Porei a minha lei no íntimo deles e a escreverei nos seus corações. Serei o Deus deles, e eles serão o meu povo.

Ezequiel 11:20 – Então agirão segundo os meus decretos e serão cuidadosos em obedecer às minhas leis. Eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus.

Ezequiel 36:28 – Vocês habitarão na terra que dei aos seus antepassados; vocês serão o meu povo, e eu serei o seu Deus.

Ezequiel 37:27 – Minha morada estará com eles; eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.

Oséias 2:23 – Eu a plantarei para mim mesmo na terra; tratarei com amor aquela que chamei Não amada. Direi àquele chamado ‘Não-meu-povo’: Você é meu povo; e ele dirá: ‘Tu és o meu Deus’.  “

Zacarias 13:9 – “Colocarei essa terça parte no fogo, e a refinarei como prata, e a purificarei como ouro. Ela invocará o meu nome, e eu lhe responderei. É o meu povo, direi; e ela dirá: ‘O Senhor é o meu Deus’. “

Mateus 22:32 – ‘Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó’? Ele não é Deus de mortos, mas de vivos! “

Hebreus 8:10 – “Esta é a aliança que farei com a comunidade de Israel depois daqueles dias”, declara o Senhor. “Porei minhas leis em suas mentes e as escreverei em seus corações. Serei o Deus deles, e eles serão o meu povo.

Apocalipse 21:3 – Ouvi uma forte voz que vinha do trono e dizia: “Agora o tabernáculo de Deus está com os homens, com os quais ele viverá. Eles serão os seus povos; o próprio Deus estará com eles e será o seu Deus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *