Estudo de Jeremias 51:35 – Comentado e Explicado

Recaia sobre Babilônia a nossa carne dilacerada!, dizem os habitantes de Sião; E sobre a Caldéia o meu sangue derramado!, diz Jerusalém.
Jeremias 51:35

Comentário de Adam Clarke

A violência que me foi cometida – esteja sobre Babilônia – e meu sangue sobre os habitantes da Caldéia – Sião começa a falar, Jeremias 51:34 , e termina com este versículo. A resposta de Jeová começa com o próximo versículo. Embora os caldeus tenham sido o instrumento de Deus para punir os judeus, ainda assim, por serem extremamente perversos, sofrerão por toda a carnificina que fizeram e por todo o sangue que derramaram.

Comentário de John Calvin

Jeremias continua com o mesmo assunto; pois, depois de ter mostrado que as calamidades do povo não eram desconhecidas para Deus, ele agora, de maneira indireta, exorta os fiéis a depositar suas queixas no seio de Deus e a aplicar ou apelar para ele, como defensor deles. . O desígnio, então, do Profeta é (depois de explicar como os judeus haviam sido gravemente aflitos), mostrar-lhes que o único remédio era fugir para Deus e defender sua causa diante dele.

E esta passagem tem direito a um aviso particular, para que também possamos aprender em males extremos, quando todas as coisas parecem sem esperança, descobrir nossos males a Deus e, assim, aliviar nossas ansiedades em seu seio. Pois como é que essa tristeza geralmente nos domina, exceto que não seguimos o que o Espírito de Deus nos prescreve? Pois é dito nos Salmos:

“Role os teus cuidados no seio de Deus, e ele te sustentará, e não dará os justos a uma mudança perpétua.”
( Salmos 55:23 )

Podemos, então, em oração, desabafar a nós mesmos, e este é o melhor remédio: mas murmuramos e às vezes clamamos, ou pelo menos mordemos e vencemos o freio, de acordo com um provérbio comum; e, entretanto, negligenciamos a principal coisa e o que o Profeta nos ensina aqui.

Devemos, então, cuidadosamente marcar o desígnio do que é ensinado aqui, quando se diz que minha violência e minha carne estão sobre a Babilônia. Quando ele acrescenta: Say quer (ou deixa) a filha de Sion, ele sem dúvida mostra que o os fiéis sempre têm esse consolo em suas calamidades extremas, que podem expor com Deus os inimigos e a crueldade deles. Então ele diz, minha pilhagem ou violência; alguns o consideram “o saque de mim”, o que é duro. Mas o significado do Profeta não é ambíguo, pois segue depois, minha carne. Então a violência foi o que foi feito pelos inimigos. Mas aqui se fala do povo sob o nome de uma mulher, de acordo com o que é comumente feito. Diga o morador de Sião: Meu saque e minha carne. Pela segunda palavra, o Profeta mostra suficientemente claro o que ele entendeu por pilhagem. Minha carne, diz ele (mesmo a que os caldeus devoravam e consumiam), fica na Babilônia. Isso é de maior peso, pois com essas palavras ele sugere que, embora os caldeus pensassem que haviam exercido impunemente sua crueldade contra os Judeus, no entanto, seu sangue inocente chorava, e lhes opunha como inimigo.

Com o mesmo propósito que ele acrescenta mais tarde, diga Jerusalém: Meu sangue está sobre os caldeus.

Comentário de E.W. Bullinger

habitante = morador.

em cima de. O texto hebraico diz “contra” , mas uma leitura especial especial chamada Sevir (App-34) tem “em cima”, com alguns códigos, uma edição impressa inicial, aramaico, Septuaginta, Siríaca e Vulgata, que são seguidas pela Versão Autorizada.

Referências Cruzadas

Juízes 9:20 – Entretanto, se não foi assim, que saia fogo de Abimeleque e consuma os cidadãos de Siquém e de Bete-Milo, e que saia fogo dos cidadãos de Siquém e de Bete-Milo, e consuma Abimeleque! “

Juízes 9:24 – Isso aconteceu para que o crime contra os setenta filhos de Jerubaal, o derramamento do sangue deles, fosse vingado em seu irmão Abimeleque e nos cidadãos de Siquém que o ajudaram a assassinar os seus irmãos.

Juízes 9:56 – Assim Deus retribuiu a maldade que Abimeleque praticara contra o seu pai, matando os seus setenta irmãos.

Salmos 9:12 – Aquele que pede contas do sangue derramado não esquece; ele não ignora o clamor dos oprimidos.

Salmos 12:5 – “Por causa da opressão do necessitado e do gemido do pobre, agora me levantarei”, diz o Senhor. “Eu lhes darei a segurança que tanto anseiam. “

Salmos 137:8 – Ó cidade de Babilônia, destinada à destruição, feliz aquele que lhe retribuir o mal que você nos fez!

Isaías 26:20 – Vá, meu povo, entre em seus quartos e tranque as portas; esconda-se por um momento, até que tenha passado a ira dele.

Jeremias 50:29 – “Convoquem flecheiros contra a Babilônia, todos aqueles que empunham o arco. Acampem-se todos ao redor dela; não deixem ninguém escapar. Retribuam a ela conforme os seus feitos; façam com ela tudo o que ela fez. Porque ela desafiou o Senhor, o Santo de Israel.

Zacarias 1:15 – mas estou muito irado contra as nações que se sentem seguras. Porque eu estava apenas um pouco irado com meu povo, mas elas aumentaram a dor que ele sofria! ’

Mateus 7:2 – Pois da mesma forma que julgarem, vocês serão julgados; e a medida que usarem, também será usada para medir vocês.

Tiago 2:13 – porque será exercido juízo sem misericórdia sobre quem não foi misericordioso. A misericórdia triunfa sobre o juízo!

Apocalipse 6:10 – Eles clamavam em alta voz: “Até quando, ó Soberano santo e verdadeiro, esperarás para julgar os habitantes da terra e vingar o nosso sangue? “

Apocalipse 16:6 – pois eles derramaram o sangue dos teus santos e dos teus profetas, e tu lhes deste sangue para beber, como eles merecem”.

Apocalipse 18:6 – Retribuam-lhe na mesma moeda; paguem-lhe em dobro pelo que fez; misturem para ela uma porção dupla no seu próprio cálice.

Apocalipse 18:20 – Celebre o que se deu com ela, ó céus! Celebrem, ó santos, apóstolos e profetas! Deus a julgou, retribuindo-lhe o que ela fez a vocês ’ “.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *