Estudo de Ezequiel 10:17 – Comentado e Explicado

Quando paravam, as rodas paravam; se se elevavam no espaço, elas de igual modo se elevavam, porque o espírito desses seres vivos estava {também} nelas.
Ezequiel 10:17

Comentário de John Calvin

Como ele acabou de dizer que as rodas eram obedientes ao movimento das criaturas vivas, ele agora diz que elas cessaram com elas. Mas neste lugar parece que pode surgir alguma incongruência: pois não é correto dizer que os anjos sempre descansam. Sabemos que sua rapidez e prontidão na execução dos mandamentos de Deus são celebradas. ( Salmos 103: 20. ) Então, como os anjos são os poderes de Deus, segue-se que eles nunca cessam de seu ofício de trabalhar. Pois Deus nunca pode descansar; ele sustenta o mundo com sua energia, ele governa tudo por menor que seja, para que nem um pardal caia no chão sem seu decreto. ( Mateus 10:29 .) E existe aquela sentença conhecida e celebrada de Cristo, meu pai e eu trabalhamos até agora. ( João 5:17 .) Visto que, portanto, Deus nunca descansa de suas obras, como então pode ser explicado o descanso de que o Profeta diz que, quando os anjos estavam, as rodas também estavam? Eu respondo: deve ser tomado no sentido humano; pois, embora Deus trabalhe continuamente por meio de anjos, ele às vezes parece descansar no meio. Pois ele não governa suas obras de maneira equitativa, como, por exemplo, os céus às vezes são calmos e outras agitadas, de modo que uma grande variedade aparece nas obras de Deus , das quais podemos imaginar que ele às vezes está em veemente movimento, e outras em repouso perfeito. Esta é, portanto, a cessação da qual o Profeta agora fala quando diz que as criaturas vivas estavam de pé e, ao mesmo tempo, as rodas com elas A experiência também confirma isso; pois Deus às vezes parece misturar céu e terra, e nos desperta por obras desacostumadas, enquanto outras, o curso de suas obras parece fluir como um rio calmo. Para que não seja absurdo dizer que as rodas estavam com as criaturas vivas, e continuaram e foram elevadas com elas. Ele acrescenta que o espírito da criatura viva estava nas rodas, expliquei esse ponto, no primeiro capítulo, mas aqui pode ser explicado em breve que o espírito aqui é tomado por vigor ou instinto secretos. As rodas não são propriamente animadas, porque dissemos que os eventos das coisas são representados para nós por essa palavra e o que quer que pareça acontecer no mundo; mas seu incompreensível vigor e agitação procede do mandamento de Deus, de modo que todas as criaturas são animadas pelo movimento angélico: não que haja uma conversão do anjo em boi ou homem, mas porque Deus exerce e difunde sua energia de maneira secreta, de modo que nenhuma criatura se contenta com seu próprio vigor peculiar, mas é animada pelos próprios anjos. Agora segue –

Comentário de E.W. Bullinger

espírito . Hebraico. ruach. App-9.

Comentário de John Wesley

Quando eles se levantaram, estes se levantaram; e, quando foram levantados, também se elevaram; porque o espírito da criatura vivia neles.

Pois – Existe uma perfeita harmonia entre as segundas causas em sua dependência e sujeição ao Deus infinito, sábio, bom, santo e justo. O espírito de Deus dirige todas as criaturas, superior e inferior, para que elas sirvam ao propósito divino. Os eventos não são determinados pela roda da fortuna, que é cega, mas pelas rodas da providência, que estão cheias de olhos.

Referências Cruzadas

Gênesis 2:7 – Então o Senhor Deus formou o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou um ser vivente.

Ezequiel 1:12 – Cada um deles ia sempre para a frente. Para onde quer que fosse o Espírito eles iam, e não se viravam quando se moviam.

Ezequiel 1:20 – Para onde quer que o Espírito fosse, os seres viventes iam, e as rodas os seguiam, porque o mesmo Espírito estava nelas.

Romanos 8:2 – porque por meio de Cristo Jesus a lei do Espírito de vida me libertou da lei do pecado e da morte.

Apocalipse 11:11 – Mas, depois dos três dias e meio, entrou neles um sopro de vida da parte de Deus, e eles ficaram de pé, e um grande terror tomou conta daqueles que os viram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *