Estudo de Jonas 1:16 – Comentado e Explicado

Tomada de profundo sentimento de temor para com o Senhor, a tripulação ofereceu-lhe um sacrifício, acompanhado de votos.
Jonas 1:16

Comentário de Albert Barnes

E os homens temeram o Senhor com um grande medo – porque, pela tranqüilidade do mar e pela cessação da tempestade, viram que as palavras do profeta eram verdadeiras. Este grande milagre completou a conversão dos marinheiros. Deus havia removido toda causa humana de medo; e, no entanto, nas mesmas palavras de antes, ele diz, “eles temiam um grande medo”; mas ele acrescenta: “o Senhor”. Foi o grande medo, com o qual até os discípulos de Jesus temeram, quando viram os milagres que Ele fez, que fizeram Pedro dizer: Lucas 5: 8 . “Afasta-te de mim, pois sou um homem pecador, ó Senhor.” Eventos cheios de maravilha se apoderaram deles; coisas além da natureza e contrárias à natureza; notícias que confirmavam a sua presença, que tinha todas as coisas em suas mãos. Eles haviam visto “vento e tempestade cumprindo Sua palavra” Salmos 148: 8 e, precursores dos pescadores da Galiléia, sabendo muito bem por experiência própria que isso estava acima da natureza, eles sentiram uma grande admiração por Deus. Então, ele ordenou ao seu povo: “Temerás ao Senhor teu Deus Deuteronômio 6:13 , para o teu bem sempre” Deuteronômio 6:24 .

E ofereceram um sacrifício – Sem dúvida, como era um grande navio adornado e amarrado em uma longa viagem, eles tinham criaturas vivas a bordo, que podiam oferecer em sacrifício. Mas isso não foi suficiente para agradecer; “Eles juraram votos.” Eles prometeram que fariam depois o que não poderiam fazer; “Que nunca se apartariam dAquele a quem haviam começado a adorar.” Isso era amor verdadeiro, não para se contentar com tudo o que eles podiam fazer, mas para estender o pensamento a uma obediência permanente e ampliada, como Deus deveria permitir. E assim, sem dúvida, foram inscritos entre o povo de Deus, as primícias dentre os pagãos, venceram para Deus que anula todas as coisas, através da desobediência e arrependimento de Seu profeta. Talvez eles tenham sido os primeiros pregadores dentre os pagãos, e o relato de sua própria libertação maravilhosa preparou o caminho para a missão de Jonas a Nínive.

Comentário de Thomas Coke

Jonas 1:16 . E ofereceu um sacrifício, etc. – Houbigant, seguindo o hebraico, Vulgata, etc. termina o capítulo com este verbo.

Comentário de Joseph Benson

Jonas 1:16 . Então os homens temeram excessivamente o Senhor – Eles estavam convencidos do poder e da grandeza daquele Deus a quem Jonas adorava: que apareceu tanto ao elevar esta tempestade, como ao repentinamente colocá-la. E ofereceu sacrifício ao Senhor – ou JEOVÁ e fez votos – Como não é provável que eles tenham oferecido um sacrifício a bordo do navio, isso parece ser falado do que eles fizeram quando chegaram a salvo no porto para o qual estavam ligados; ou seja, que eles fizeram um reconhecimento público, por sacrifício e outros atos religiosos, da misericórdia que haviam recebido de Deus e de seu maravilhoso poder, cujos efeitos haviam testemunhado.

Comentário de Scofield

temido

(Veja Scofield “ Salmos 19: 9 “) .

Comentário de John Wesley

Então os homens temeram muito ao SENHOR, ofereceram sacrifício ao SENHOR e fizeram votos.

Temia ao Senhor – Talvez como a expulsão de Jonas ao mar tenha sido um tipo da morte de Cristo, o efeito que teve sobre os marinheiros possa ser um tipo de conversão dos pagãos de ídolos para Deus.

Promessas feitas – Provavelmente eles juraram que alguma vez adorariam aquele a quem Jonas pregou, o Criador do céu e da terra.

Comentário de Adam Clarke

Ofereceu um sacrifício – O primeiro talvez já oferecido a bordo de um navio desde que a arca flutuou nas águas do grande dilúvio; e é mais provável que esses pagãos, testemunhando o que foi feito, se tornem sinceros convertidos ao Deus verdadeiro.

Comentário de E.W. Bullinger

oferecido, etc. = sacrificado: ou seja, eles juraram que ofereceriam [quando pousassem]. Hebraico. zebach. App-43.

Comentário de John Wesley

Então os homens temeram muito ao SENHOR, ofereceram sacrifício ao SENHOR e fizeram votos.

Temia ao Senhor – Talvez como a expulsão de Jonas ao mar tenha sido um tipo da morte de Cristo, o efeito que teve sobre os marinheiros possa ser um tipo de conversão dos pagãos de ídolos para Deus.

Promessas feitas – Provavelmente eles juraram que alguma vez adorariam aquele a quem Jonas pregou, o Criador do céu e da terra.

Referências Cruzadas

Gênesis 8:20 – Depois Noé construiu um altar dedicado ao Senhor e, tomando alguns animais e aves puros, ofereceu-os como holocausto, queimando-os sobre o altar.

Gênesis 28:20 – Então Jacó fez um voto, dizendo: “Se Deus estiver comigo, cuidar de mim nesta viagem que estou fazendo, prover-me de comida e roupa,

Juízes 13:16 – O anjo do Senhor respondeu: “Se eu ficar, não comerei nada. Mas, se você preparar um holocausto, ofereça-o ao Senhor”. Manoá não sabia que ele era o anjo do Senhor.

2 Reis 5:17 – E disse Naamã: “Já que não aceitas o presente, ao menos permite que eu leve duas mulas carregadas de terra, pois teu servo nunca mais fará holocaustos e sacrifícios a nenhum outro deus senão ao Senhor.

Salmos 50:14 – Ofereça a Deus em sacrifício a sua gratidão, cumpra os seus votos para com o Altíssimo,

Salmos 66:13 – Para o teu templo virei com holocaustos e cumprirei os meus votos para contigo,

Salmos 107:22 – Que eles ofereçam sacrifícios de ação de graças e anunciem as suas obras com cânticos de alegria.

Salmos 116:14 – Cumprirei para com o Senhor os meus votos, na presença de todo o seu povo.

Eclesiastes 5:4 – Quando você fizer um voto, cumpra-o sem demora, pois os tolos desagradam a Deus; cumpra o seu voto.

Isaías 26:9 – A minha alma suspira por ti durante a noite; e logo cedo o meu espírito por ti anseia, pois, quando se vêem na terra as tuas ordenanças, os habitantes do mundo aprendem justiça.

Isaías 60:5 – Então o verás e ficarás radiante; o seu coração pulsará forte e se encherá de alegria, porque a riqueza dos mares lhe será trazida, e a você virão as riquezas das nações.

Daniel 4:34 – Ao fim daquele período, eu, Nabucodonosor, levantei os olhos ao céu, e percebi que o meu entendimento tinha voltado. Então louvei o Altíssimo; honrei e glorifiquei aquele que vive para sempre. O seu domínio é um domínio eterno; o seu reino dura de geração em geração.

Daniel 6:26 – “Estou editando um decreto para que nos domínios do império os homens temam e reverenciem o Deus de Daniel. “Pois ele é o Deus vivo e permanece para sempre; o seu reino não será destruído, o seu domínio jamais acabará.

Jonas 1:10 – Com isso eles ficaram apavorados e perguntaram: “O que foi que você fez? “, pois sabiam que Jonas estava fugindo do Senhor, porque ele já lhes tinha dito.

Marcos 4:31 – É como um grão de mostarda, que, quando plantada, é a menor semente de todas.

Atos dos Apóstolos 5:11 – E grande temor apoderou-se de toda a igreja e de todos os que ouviram falar desses acontecimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *