Estudo de Sofonias 1:1 – Comentado e Explicado

Oráculos do Senhor dirigidos a Sofonias, filho de Cusi, filho de Godolias, filho de Amarias, filho de Ezequias, no tempo de Josias, filho de Amon, rei de Judá.
Sofonias 1:1

Comentário de Albert Barnes

A palavra do Senhor que veio a Sofonias, filho de Cushi, filho de Gedalias, filho de Amarias, filho de Ezequias – Parece provável que mais antepassados ??do profeta sejam nomeados do que é o costume das Escrituras Sagradas, porque o o último, assim chamado, foi notável. Tampouco é impossível que Sofonias tenha sido o bisneto do rei Ezequias, pois, embora as Escrituras Sagradas geralmente nomeiem o único filho que está na linha sagrada, e embora exista uma geração a mais que Josias, ainda que cada um tivesse um filho cedo, Sofonias poderia ter sido contemporânea com Josias. Os nomes também parecem mencionados pelo seu significado; pelo menos é notável como o nome de Deus aparece na maioria. Sofonias, “a quem o Senhor escondeu;” Gedalias, “a quem o Senhor engrandeceu”; Amarias, “a quem o Senhor prometeu”; Ezequias, “a quem o Senhor fortaleceu”.

Comentário de Joseph Benson

Sofonias 1: 1 . A palavra que veio a Sofonias – A revelação divina que foi feita a ele. O filho de Cushi, o filho de Gedalias, etc. – Se estes não eram profetas, como os médicos judeus os fazem, é provável que fossem pessoas de alguma nota em Judá. O filho de Ezequias – Embora as letras e os pontos desse nome no hebraico sejam os mesmos do rei Ezequias, e alguns, portanto, pensaram que o profeta era seu bisneto; todavia, esse não poderia ser o caso, porque não havia uma distância de tempo suficiente entre o rei Ezequias e Josias, em cujo tempo ele floresceu, por quatro descidas: nem lemos sobre o fato de Ezequias ter outro filho além de Manassés. Nos dias de Josias – os judeus costumavam alegar que seus reis os obrigavam a praticar a idolatria, e os tornavam em outros aspectos corruptos em suas maneiras; mas Deus, levantando o piedoso Josias para ser seu rei, privou-os dessa desculpa. Até agora, ele os encorajou em qualquer ramo da impiedade ou do vício, que ele se esforçou ao máximo para realizar uma reforma completa entre eles, embora, infelizmente! com pouco objetivo, pois continuavam sendo extremamente corruptos, tanto em seus princípios quanto em suas práticas; ou, se alguma mudança ocorreu entre eles para melhor, parece ter sido muito parcial e de duração muito curta.

Comentário de John Wesley

A palavra do SENHOR que veio a Sofonias, filho de Cuche, filho de Gedalias, filho de Amarias, filho de Hizquias, nos dias de Josias, filho de Amom, rei de Judá.

Sofonias – Pensa-se que ele tenha sido o bisneto do rei Ezequias.

Nos dias de Josias – Então ele foi contemporâneo com Jeremias e Ezequiel, e predisse o que Jeremias e Ezequiel fizeram.

Comentário de Adam Clarke

A palavra do Senhor que veio a Sofonias – Embora este profeta tenha nos dado uma lista tão grande de seus antepassados, pouco se sabe sobre ele, porque não sabemos nada certo em relação às pessoas da família cujos nomes são aqui introduzidos. Temos uma nota cronológica que é mais valiosa para a correta compreensão de sua profecia do que a outra poderia ter sido, quão circunstancialmente tudo foi entregue; a saber, que ele profetizou nos dias de Josias, filho de Amom, rei de Judá; e da descrição que ele dá das desordens que predominaram na Judéia em seu tempo, é evidente que ele deve ter profetizado antes da reforma feita por Josias, que estava no décimo oitavo ano de seu reinado. E como ele prediz a destruição de Nínive, Sofonias 2:13 , que, como observa Calmet, não poderia ter ocorrido antes do décimo sexto dia de Josias, permitindo com Berosus vinte e um anos para o reinado de Nabopolassar sobre os caldeus; devemos, portanto, colocar esta profecia sobre o início do reinado de Josias, ou de 640 aC a 609 aC. Mas veja as notas cronológicas.

Comentário de E.W. Bullinger

A palavra, etc. Compare Oséias 1: 1 . Joel 1: 1 . Miquéias 1: 1 .

o Senhor. Hebraico. Jeová. App-4.

veio = tornou-se: ie veio a, ou foi comunicado. Compare Lucas 3: 2 . Veja App-82.

Sofonias = oculto de Jeová, ou aquele a quem Jeová ocultou ( Salmos 27: 5 ; Salmos 31:19 , Salmos 31:20 ; Salmos 83: 3 ). Para a conexão, veja Sofonias 2: 3 .

Ezequias = Ezequias.

Comentário de John Wesley

A palavra do SENHOR que veio a Sofonias, filho de Cuche, filho de Gedalias, filho de Amarias, filho de Hizquias, nos dias de Josias, filho de Amom, rei de Judá.

Sofonias – Pensa-se que ele tenha sido o bisneto do rei Ezequias.

Nos dias de Josias – Então ele foi contemporâneo com Jeremias e Ezequiel, e predisse o que Jeremias e Ezequiel fizeram.

Referências Cruzadas

2 Reis 22:1 – Josias tinha oito anos de idade quando começou a reinar, e reinou trinta e um anos em Jerusalém. O nome de sua mãe era Jedida, filha de Adaías; ela era de Bozcate.

2 Reis 23:37 – Ele fez o que o Senhor reprova, tal como seus antepassados.

2 Crônicas 34:1 – Josias tinha oito anos de idade quando começou a reinar, e reinou trinta e um anos em Jerusalém.

2 Crônicas 35:27 – todos os acontecimentos, do início ao fim, estão escritos nos registros históricos dos reis de Israel e de Judá.

Jeremias 1:2 – A palavra do Senhor veio a ele no décimo terceiro ano do reinado de Josias, filho de Amom, rei de Judá,

Jeremias 25:3 – Durante vinte e três anos a palavra do Senhor tem vindo a mim, desde o décimo terceiro ano de Josias, filho de Amom, rei de Judá, até o dia de hoje. E eu a tenho anunciado a vocês, dia após dia, mas vocês não me deram ouvidos.

Ezequiel 1:3 – A palavra do Senhor veio ao sacerdote Ezequiel, filho de Buzi, junto ao rio Quebar, na terra dos caldeus. Ali a mão do Senhor esteve sobre ele.

Oséias 1:1 – Palavra do Senhor que veio a Oséias, filho de Beeri, durante os reinados de Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias, reis de Judá, e de Jeroboão, filho de Jeoás, rei de Israel:

2 Timóteo 3:16 – Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça,

2 Pedro 1:19 – Assim, temos ainda mais firme a palavra dos profetas, e vocês farão bem se a ela prestarem atenção, como a uma candeia que brilha em lugar escuro, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em seus corações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *