A dolorosa lição de aprender a alegria

Servir a Deus é totalmente diferente de servir a qualquer outra pessoa. Deus é extremamente ciumento que entendemos isso – e gostamos disso. Por exemplo, ele nos ordena: “Servi ao Senhor com alegria !” ( Salmo 100:2 ). Há uma razão para esta alegria. É dado em Atos 17:25 , “Deus não é servido por mãos humanas, como se ele precisasse de alguma coisa, pois ele mesmo dá a todos a vida, o fôlego e tudo mais”. Nós o servimos com alegria porque não carregamos o fardo de atender às suas necessidades. Em vez disso, nos regozijamos em um serviço onde ele atende às nossas necessidades.

O salmista compara isso à dependência de um servo em relação a um senhor gracioso :

“Eis como os olhos dos servos se fixam na mão de seu senhor, como os olhos da serva se fixam na mão de sua senhora; assim os nossos olhos contemplam o Senhor nosso Deus , até que tenha misericórdia de nós ” ( Salmo 123:2 ). Servir a Deus sempre significa receber a graça de Deus.

Para mostrar como Deus é zeloso por nós conseguirmos isso e nos gloriarmos nisso, há uma história em 2 Crônicas 12 . Roboão, o Filho de Salomão, que governou o reino do sul após a revolta das dez tribos, “abandonou a lei do Senhor” (12:1). Ele escolheu não servir ao Senhor e deu seu serviço a outros deuses e outros reinos. Como julgamento, Deus enviou Sisaque, rei do Egito, contra Roboão com 1.200 carros e 60.000 cavaleiros (12:3).

Por misericórdia, Deus enviou o profeta Semaías a Roboão com esta mensagem:

“Assim diz o Senhor, você me abandonou, então eu te entreguei nas mãos de Sisaque” (12:5). O resultado feliz dessa mensagem é que Roboão e seus príncipes se humilharam em arrependimento e disseram: “O Senhor é justo” (12:6).

Quando o Senhor viu que eles se humilharam, ele disse: “Eles se humilharam, por isso não os destruirei, mas lhes darei algum livramento, e a minha ira não se derramará sobre Jerusalém por meio de Sisaque” (12). :7). Mas como uma disciplina para eles, ele diz: “Eles se tornarão seus escravos para que aprendam a diferença entre o meu serviço e o serviço dos reinos dos países ” (12:8).

Aí está. O ciúme de Deus que sabemos a diferença entre servi-lo e servir a qualquer outra pessoa. A lição que eles tiveram que aprender foi que servir a Deus é um serviço alegre, ou como Jesus disse, “um fardo leve e um jugo suave” ( Mateus 11:30 ). Com isso podemos aprender que Deus ameaça coisas terríveis se não encontrarmos alegria em servi-lo. Isto é o que Moisés disse em Deuteronômio 28:47 : “Porquanto não serviste ao Senhor teu Deus com alegria e coração alegre …, portanto, servirás aos teus inimigos”.

O ponto é claro: servir a Deus é um recebimento, uma bênção, uma alegria e um benefício. 

Feliz por estar servindo com você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *