Como Discernir o Chamado de Deus

Não negligencie o seu dom, que lhe foi dado por meio de uma mensagem profética quando o corpo de anciãos impôs as mãos sobre você. 1 Timóteo 4:14 (NVI)

A capacidade de discernir o que Deus está nos dizendo individualmente e juntos é crucial para nossa utilidade. Aqui estão três luzes verdes para procurar ao discernir o chamado de Deus em sua vida.

1. Desejo Interior. 

Se Deus está chamando você, Ele lhe dará um desejo intenso de fazê-lo. Estará em seu coração e em sua mente, e você não será capaz de se livrar disso. Este nem sempre é o primeiro sinal do chamado de Deus. Outras pessoas podem ver o que você deveria fazer antes de você. Se seu coração não está no que você está fazendo, Deus pode estar preparando você para outra tarefa.

2. Confirmação Externa. 

O chamado de Timóteo para o ministério foi mais do que um desejo pessoal. Seus dons e chamado foram reconhecidos pela igreja em Listra quando os anciãos impuseram as mãos sobre ele. Alguém falou no serviço de ordenação, e todos sabiam que o que havia sido dito vinha do Senhor. A igreja confirmou seu chamado.

Quem você conhece que pode ser um Timóteo moderno? Jesus nos disse para orar para que os trabalhadores fossem enviados para a colheita (Mt 9:38). Se você está orando assim, então você estará procurando por pessoas que tenham uma boa reputação e um espírito pronto e cujo ministério tenha a marca de Deus nele. Não espere apenas para ver quem é voluntário; peça a Deus que lhe dê discernimento para identificar aqueles que Ele pode estar chamando para alguma tarefa especial.

3. Abra a porta. 

No caso de Timóteo, isso aconteceu quando Paulo chegou a Listra. Timóteo estava servindo fielmente na igreja local e, de repente, Paulo aparece e pergunta: “Que tal se tornar meu aprendiz?” Que oportunidade!

Isso sempre estará em tensão com o seu conforto

Então Jesus disse aos seus discípulos: “Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me”. Mateus 16:24 (NVI)

Coloque-se no lugar de Timóteo. Você tem vinte anos. Você tem servido na igreja por um tempo, e agora o apóstolo Paulo o convidou para se envolver em seu ministério. Paulo diz: “Timóteo, você está pronto para isso?”

“Sim, Paulo, eu sou seu cara.”

“Bem, Timoteo, não vai ser fácil – o ministério é um chamado difícil – não é para pessoas que querem uma vida fácil.”

“Paulo, estou pronto!”

“Tudo bem, Timoteo, vamos partir amanhã, mas antes de irmos, preciso fazer um pouco de cirurgia ‘apostólica’.”

O avanço do evangelho estará sempre em tensão com o seu conforto. Você sempre será confrontado com escolhas entre o que é mais confortável para você e o que é mais útil para Cristo. Todo cristão e toda igreja tenderá a se mover em uma direção ou outra.

Não é fácil. Significa passar da mentalidade que diz: “A igreja existe para mim e o que importa é como eu gosto”, para a mentalidade que diz: “A igreja existe para Cristo e o que importa é como Sua obra pode ser melhor realizada”. Isso significa estar pronto para se adaptar, pronto para responder e pronto para iniciar de novas maneiras.

Que preço você está disposto a pagar pelo avanço do evangelho? Jesus disse que se você quer ser Seu discípulo, você deve estar pronto para negar a si mesmo, tomar sua cruz e segui-Lo. Isso é o que é preciso para ser útil a Cristo.

Para qual direção você está se movendo: o que é mais confortável para você ou o que é mais útil para Cristo? Em que direção sua família está se movendo? Sua igreja?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *