Luz inacessível

Guarde este mandamento sem mancha ou culpa até o aparecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Timóteo 6:14 (NVI)

Um dia veremos Jesus Cristo. Ele vai aparecer. Deus trará esse dia em Seu próprio tempo. Chegará o dia em que sua fé se transformará em visão. Esta é uma promessa incrível.

Então, dois versículos depois, Paulo nos lembra que “Deus… vive em luz inacessível” (6:15, 16). Deus não está escondido em trevas inacessíveis, mas em luz inacessível. Nosso problema não é que não podemos encontrar Deus. Nosso problema é que não poderíamos nos aproximar Dele se o fizéssemos!

Em toda a Bíblia, descobrimos que o homem, no seu melhor, é incapaz de permanecer na presença de Deus. Quando Isaías, o homem mais santo de seu tempo, vê o resplendor da glória de Deus encher o templo, ele diz: “

Ai de mim!… Estou arruinado!” (Is 6:5). 

Quando João viu a glória do Cristo ressuscitado, ele caiu a Seus pés como se estivesse morto (Ap 1:17).

Se os melhores homens do Antigo e do Novo Testamento estiverem de cara na presença de Deus, como você acha que será para nós quando o Filho de Deus vier em Sua glória e todos os Seus santos anjos com Ele?

E, no entanto, o Senhor Jesus nos diz: “Bem-aventurados os puros de coração, porque eles verão a Deus” (Mt 5:8). João, que caiu aos pés de Cristo como se estivesse morto, diz: “Quando ele aparecer… o veremos como ele é” (1 João 3:2).

O que quer que você esteja enfrentando em sua vida agora, aqui está o que você precisa saber: você é o homem de Deus, a mulher de Deus, comprado pelo precioso sangue de Cristo. Você é chamado para a bênção da vida sob o governo de Deus – o Rei dos reis e Senhor dos senhores, o único que é imortal, que vive em luz inacessível, a quem seja glória e poder para todo o sempre. Um homem.

É seu desejo ver Jesus? Quando Ele vier, você estará pronto para encontrá-Lo?

Três coisas a seguir

Mas você, homem de Deus, fuja de tudo isso e busque a justiça, a piedade, a fé, o amor, a perseverança e a mansidão. Combate o bom combate da fé. Tome posse da vida eterna para a qual você foi chamado quando fez sua boa confissão na presença de muitas testemunhas. 1 Timóteo 6:11-12 (NVI)

Paulo está dizendo a Timóteo: “Você confessou que é um homem de Deus. Você abraçou o chamado para viver como homem de Deus. Agora, aqui está o que você deve fazer…”

Um personagem para perseguir


Paulo fala sobre seis coisas para perseguir: justiça, piedade, fé, amor, perseverança e mansidão. Em seu comentário sobre 1 Timóteo, John Stott diz: “Perseverança é paciência em circunstâncias difíceis. Gentileza é paciência com pessoas difíceis.”

Uma batalha a travar


Então, Paulo diz a Timóteo: “Combate o bom combate da fé” (6:12). O mundo sempre rejeitará a Cristo, e aqueles que proclamam “Cristo é o Senhor” sempre estarão em conflito com o mundo incrédulo.

Uma vida a ganhar


Por fim, Paulo diz a Timóteo: “Tome posse da vida eterna para a qual você foi chamado, quando fez sua boa confissão na presença de muitas testemunhas” (6:12).

Observe a linguagem – persiga, lute, agarre… A vida cristã será uma luta. João Calvino diz, em seu comentário sobre 1 Timóteo, que a maioria dos cristãos quer servir à vontade, como se a vida cristã fosse um passatempo, mas Cristo chama seus servos para a guerra.

Quando Paulo dá a Timóteo esta incumbência, ele diz: “À vista de Deus, que tudo dá vida…” (6:13). Ele está dizendo: “Deus lhe dará a energia que você precisa para isso. Te dá vida. Ele sustenta sua vida. Pelo Seu Espírito, Ele lhe dará força para cada dia.”

Veja novamente 1 Timóteo 6:11-12. Você está perseguindo esse tipo de personagem? Em qual dessas três áreas você precisa confiar mais em Deus e ser menos passivo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *