Como Orar na Posição de um Servo

Aprender a arte da oração envolve assumir a posição de servo.

Eis que, como os olhos dos servos
estão voltados para a mão do seu senhor,
como os olhos da serva
para a mão da sua senhora,
assim os nossos olhos estão voltados para o Senhor nosso Deus,
até que se compadeça de nós. (Salmo 123:2)

O escritor deste Salmo não era um escravo e não estava endossando a escravidão. Ele está usando uma imagem e está dizendo a Deus: “É assim que estou indo até você: estou me aproximando de você da mesma forma que um escravo se aproxima de seu mestre. Isso significa que eu espero que você me dirija, eu espero que você me sustente e eu espero que você me proteja.”

O ponto importante aqui é que estou na posição de escravo e Deus está na posição de mestre. Uma das razões pelas quais muitas pessoas não se elevam em oração é que a entendemos da maneira errada. Nós nos colocamos na posição de mestre e Deus na posição de servo. Nós viemos e damos direção a Deus. Achamos que deveríamos estar dizendo a ele o que fazer e, quando ele não atende aos nossos pedidos, nos sentimos desapontados, zangados e frustrados.

Orar no Espírito envolve alinhar-nos com o que o Espírito Santo está buscando realizar. Não se trata de trazer Deus para o seu mundo, mas de Deus trazer você para o mundo dele. Há uma grande diferença. Um está centrado em você e no que você deseja. O outro está centrado em Deus e no que ele está fazendo. Orar no Espírito só é possível para aqueles que amam a Deus e que morreram para si mesmos. Por isso só é possível no poder do Espírito.

Jesus estava orando no Espírito quando disse: “Não seja feita a minha vontade, mas a tua”. E Paulo estava orando no Espírito quando implorou a Deus que removesse um problema em sua vida que ele descreve como um espinho na carne (2 Coríntios 12:8). Ele começou com um desejo profundo de se livrar do problema, mas ao orar, ele discerniu que Deus usaria esse problema em sua vida: “A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza” (2 Coríntios 12:9). Essa descoberta mudou toda a perspectiva de Paulo.

Antes de seu encontro com Deus por meio da oração, ele via seu problema como um obstáculo à obra de Deus em sua vida. Mas agora ele podia ver que Deus estava usando isso como um meio de promover seu reino.

Sem o Espírito Santo, nossas orações nunca se elevariam acima de uma lista de compras de nossos próprios desejos, e nossas orações refletiriam apenas a imaturidade de filhos que veem um Pai existindo para satisfazer um fluxo interminável de demandas. Orar no Espírito o livrará desse tipo de imaturidade e superficialidade. Isso permitirá que você cresça em semelhança com Jesus, porque envolve alinhar-se com o que Deus está fazendo.

Sobre qual circunstância você orará hoje: “Não seja feita a minha vontade, mas a tua, Senhor”?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *