O que realmente significa ser abençoado?

Muitas vezes ouço declarações como: “Sou tão abençoado por ter três filhos saudáveis!” ou “Recebi a promoção que tanto esperava… Sinto-me tão abençoado!” ou “Acabamos de comprar a casa dos nossos sonhos. Somos incrivelmente abençoados!” ou “Somos abençoados por viver em um país com tanto conforto, liberdade e oportunidade, não somos?”

Mas o que acontece quando você não se sente tão “abençoado” em suas circunstâncias atuais? Por exemplo, um de meus filhos tem vários distúrbios que muitas vezes nos deixam devastados, quebrados e incertos sobre o futuro. Não somos mais considerados abençoados?

Meu marido perdeu metade de seu salário, obrigando-nos a perder nossa casa e tudo pelo que trabalhamos. Não somos mais considerados abençoados?

Lutei contra vários problemas de saúde durante a maior parte da minha vida. Aconteceu de eu sacar o bastão curto e perder as bênçãos que tantos outros parecem ter recebido?

Por que costumamos associar ser abençoado com circunstâncias positivas, riqueza, conforto e ausência de problemas? Acredito que seja porque muitos de nós temos uma visão muito curta e superficial do que significa ser abençoado.

Isso levanta a questão – o que significa ser abençoado ?

O Significado da Bênção

Existem várias definições de abençoado na língua inglesa, de acordo com o  Oxford Advanced Learner’s Dictionary:

  • “Tornado santo; consagrado”
  • “Dotado, com favor e proteção divinos”
  • “Trazer prazer ou alívio como um contraste bem-vindo com o que se experimentou anteriormente”

A definição grega da palavra “bem-aventurado” vem de makários. Isso descreve um crente como estando em uma posição invejável para receber as provisões de Deus (favor) – como sendo uma extensão de sua graça. Isso acontece ao receber os nascimentos de fé do Senhor ( AJUDA Estudos da Palavra ).

Admito que essas definições me surpreenderam um pouco. Crescendo na cultura ocidental, tenho ouvido com mais frequência a frase “Eu sou abençoado” em referência à boa sorte, um resultado desejado ou conforto. Na verdade, eu mesmo sempre o usei dessa maneira.

Certamente é verdade que as dádivas terrenas que recebemos na Terra, como conforto, resultados desejados, sucesso e as amizades que desfrutamos, são todas bênçãos imerecidas do Senhor. Essas bênçãos imerecidas, que Deus derrama sobre todas as pessoas por meio de sua graça, devem ser recebidas com ações de graças e louvor, levando-nos a encontrar alegria ao glorificar a Deus por meio delas. Em nossa carne, no entanto, muitas vezes somos propensos a atitudes de direito, orgulho e busca de felicidade em circunstâncias mundanas.

Portanto, acho esclarecedor que mesmo no dicionário de inglês, a definição primária do termo bênção não é riqueza ou conforto, mas sim “ser santificado”. Uma vez que somos santificados pela salvação em Jesus Cristo, em essência, a forma mais verdadeira de sermos abençoados é sermos conscientizados de nosso estado miserável, levados ao arrependimento, santificados para a santidade e para um dia recebermos a coroa da justiça. Todas as outras bênçãos terrenas devem empalidecer muito em comparação a isso!  

Sim, os incrédulos também recebem bênçãos, mas não da mesma forma. Eles são abençoados pela graça comum de Deus que se estende a todas as pessoas. No entanto, porque esta graça tem uma data de validade no Dia do Juízo, as circunstâncias abençoadas de suas vidas são dádivas de curto prazo da graça de Deus, ao invés das bênçãos eternas e vivificantes que são derramadas sobre os crentes. Infelizmente, o conforto dessas bênçãos temporárias muitas vezes acabam cegando muitos de seu verdadeiro estado de pobreza e de sua necessidade de um Salvador.

Vemos isso claramente nas fortes palavras de advertência de Cristo à igreja de Laodicéia em Apocalipse.

Conheço as tuas obras: nem és frio nem quente. Quem dera você fosse frio ou quente! Então, porque você é morno e nem quente nem frio, vou vomitá-lo da minha boca. Pois dizes: Sou rico, prosperei e não preciso de nada, sem saber que és miserável, miserável, pobre, cego e nu. Aconselho-te que de mim compres ouro refinado pelo fogo, para que te enriqueças, e vestes brancas, para que te vistas e não apareça a vergonha da tua nudez, e colírio para ungir os teus olhos, para que possas ver. Aqueles a quem eu amo, eu repreendo e disciplino, então seja zeloso e se arrependa. (Apocalipse 3:15-19)

Muito parecido com Laodicéia, muitas culturas hoje, incluindo a nossa, adotaram uma percepção diluída e distorcida de ser abençoado. Infelizmente, até mesmo muitos crentes (às vezes inclusive eu) que foram criados nessas culturas ricas também foram vítimas dessa percepção errada. Muitos viram a bênção como algo afortunado, confortável e feliz.

Isso, é claro, representa um problema para um crente quando de repente se encontra em circunstâncias que ficam aquém da vida abençoada que esperavam. Eles lutam para entender por que, quando escolheram obedecer e seguir a Cristo, eles veem descrentes ao seu redor ganhando promoções de emprego, tendo sucesso em seus esforços (mesmo às custas de outros), comprando casas grandes e parecendo prosperar. em tudo o que fazem.

A realidade bíblica da bênção

Por causa disso, devemos nos ancorar no que é verdadeiro, e não no que vemos e podemos entender. Pois embora possa ser tentador olhar para o nível superficial da vida das pessoas e lutar para entender por que elas parecem estar florescendo, devemos lembrar que essas mesmas bênçãos podem estar cegando-as de sua necessidade de um Salvador e deixando-as insatisfeitas e vazias. .

Antes de nos permitirmos ser orgulhosos, porém, precisamos nos lembrar de que cada um de nós já esteve nesse mesmo estado de cegueira e, sem a obra graciosa e misericordiosa de Jesus Cristo, ainda seríamos igualmente cegos e necessitados. Que essa verdade nos leve a compartilhar o evangelho que dá vida a todos os que estão perdidos e cegos por seu próprio falso senso de conforto e segurança!

Então, o que isso significa para nós como crentes? Aqui estão algumas perguntas que devemos fazer a nós mesmos.

  • O que estou buscando mais do que qualquer outra coisa?
  • Estou seguindo a Cristo, esperando presentes terrenos de conforto e prosperidade? Ou estou buscando a Cristo porque ele é a bênção suprema e vale todo sacrifício?
  • Meus confortos estão me deixando morno, em vez de viver com arrependimento contínuo e zelo pelo evangelho de Jesus?

Essas são questões cruciais porque, se pensarmos que seguir a Cristo nos garantirá bênçãos terrenas (o evangelho da prosperidade), então precisamos abrir a Bíblia e lê-la. Não vai demorar muito para perceber que Cristo prometeu completamente o contrário.

Na verdade, temos a promessa de que esta vida será repleta de sofrimento, dificuldades e morte para nós mesmos e nossos desejos terrenos. Se não reformularmos nosso pensamento para ver nossas circunstâncias através dos olhos das incríveis bênçãos e garantias que temos em Cristo, rapidamente questionaremos a bondade e o amor de Deus quando as “bênçãos” terrenas parecerem cair sobre todos menos sobre nós.

Ao contrário de grande parte do mundo, os cristãos no Ocidente parecem tão acostumados ao conforto e à riqueza que temos uma tolerância incrivelmente baixa para a dor e a inconveniência. Isso significa que devemos trabalhar arduamente para manter a verdade sobre quem somos, o que merecemos e as verdadeiras bênçãos que temos em Cristo diante de nós o tempo todo. Cristo pode remodelar nossas perspectivas por meio do poder de sua Palavra e do Espírito Santo. Isso também nos preparará e equipará para as provações, decepções e circunstâncias avassaladoras que certamente enfrentaremos ao percorrermos a estrada separada para o evangelho.

Então, vamos nos lembrar de como somos abençoados pela verdade da Palavra de Deus.

1. Somos abençoados por causa das bênçãos espirituais que superam em muito quaisquer bênçãos terrenas.

Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou em Cristo com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais… (Efésios 1:3)

Não importa o que recebamos ou não na forma física, recebemos todas as bênçãos por meio da obra completa de Cristo – sua justiça, recursos, privilégios, posição e poder. Mas muitas vezes ele opera essas bênçãos espirituais em nossas vidas por meio de circunstâncias que a maioria das pessoas não consideraria como bênçãos. Algumas das maiores bênçãos espirituais de minha vida vieram de circunstâncias terrenas indesejadas.

2. Somos abençoados porque, como filhos e filhas escolhidos e adotivos do Rei, receberemos as riquezas, bênçãos e a própria natureza de Cristo.

… assim como nos escolheu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis diante dele. Em amor nos predestinou para filhos de adoção por meio de Jesus Cristo, segundo o propósito de sua vontade, para louvor de sua gloriosa graça, com a qual nos abençoou no Amado. (Efésios 1:4-6)

Poderia haver uma bênção maior do que esta?! Se você está em Cristo, você foi escolhido antes da fundação do mundo para ser adotado como filho ou filha amado do Rei por meio de Jesus Cristo. Escolhidos e amados, somos abençoados além da medida ao sermos santificados por meio de sua graça imerecida. Não há bênção maior do que esta!

3. Somos abençoados porque fomos redimidos e perdoados, recebendo as riquezas de sua graça quando ele nos deu a conhecer o mistério de sua vontade, o evangelho.

Nele temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das nossas ofensas, segundo as riquezas da sua graça, que ele derramou sobre nós, dando-nos a conhecer com toda a sabedoria e discernimento o mistério da sua vontade, segundo o seu propósito, que ele estabeleceu em Cristo como um plano para a plenitude dos tempos, para unir todas as coisas nele, coisas no céu e coisas na terra. (Efésios 1:7-10)

A maior bênção que Deus pode nos conceder é ajudar-nos a ver nossa necessidade de Cristo e, então, desenvolver em nós uma crescente compreensão espiritual do evangelho. Por amor, ele às vezes faz isso por meio de circunstâncias que retiram as bênçãos terrenas desejadas que tendemos a buscar, substituindo-as pela bênção maior de conhecê-lo mais.  

4. Somos abençoados porque temos uma herança garantida e fomos selados com o Espírito Santo prometido até que adquiramos posse dela.

Nele obtivemos herança, tendo sido predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas segundo o conselho da sua vontade, para que nós, os que primeiro esperamos em Cristo, sejamos para o louvor da sua glória. Nele também vós, quando ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, e nele crestes, fostes selados com o prometido Espírito Santo, o qual é o penhor da nossa herança até que a possuamos, para louvor de sua glória. (Efésios 1:11-14)

Comprar a casa dos seus sonhos, restaurar a saúde e passar por perdas e provações nesta vida, tudo começa a empalidecer quando nos apegamos à herança eterna que nos é garantida como filhos de Deus. Nossa cidadania será na nova Jerusalém, um reino inabalável, seguro e eterno (Apocalipse 3:12, 21).

Vamos fixar nossos olhos na incrível herança que nos é garantida sempre que começarmos a lamentar o que perdemos, quando desejarmos que as coisas sejam corrigidas e quando gemermos nestes corpos terrenos. Se esse continuar sendo o nosso foco, nunca teremos motivos para nos desesperar. O sofrimento que experimentamos na terra tornará nossa herança eterna ainda mais bonita!

Por outro lado, como temos muito mais bênçãos do que imaginamos, podemos nos tornar complacentes. Se você vê isso em si mesmo, vá ao Senhor em arrependimento e peça a ele para despertar seu coração com mais zelo por ele do que por conforto. O tempo é curto e não queremos ser encontrados dormindo! Ore com ousadia para que Cristo faça o que for necessário para incendiar seu coração por ele. Para aqueles que se sentem cansados ​​de um período de perda e dor, lembre-se de que, por causa do evangelho, nossa maior bênção é a santidade e o caráter que Cristo está operando em nós. Então pressione!

O Testemunho da Bênção

Agora vejo que o presente de uma criança com necessidades especiais e a perda de muitos dos meus confortos terrenos (embora eu ainda esteja muito mais confortável do que a maioria do mundo) foram algumas das maiores bênçãos de Deus em minha vida. Ele os usou para derramar bênçãos espirituais que foram muito mais preciosas do que eu jamais teria buscado ou desejado por conta própria.

Sim, irmão ou irmã, somos abençoados. Em Cristo, somos amados, escolhidos, redimidos, perdoados, libertos, santificados e prometidos a uma herança eterna com todas as riquezas, glórias e caráter de nosso Salvador. Para a glória de Deus, somos abençoados. Que todos possamos proclamar quão verdadeiramente abençoados somos ao vermos Cristo trabalhando mais profundamente em nós, mesmo em circunstâncias que parecem longe de serem bênçãos.

Pois é melhor ser desesperadamente pobre e fraco aos olhos do mundo e eternamente abençoado na glória de Cristo, do que ser abundantemente abençoado em medidas terrenas e encontrado nu e pobre diante do tribunal de Cristo.

Como você foi abençoado em Cristo? Comente algumas maneiras pelas quais você viu Deus operando suas bênçãos espirituais apesar das dificuldades e provações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *