Precisamos da graça transformadora de Deus

Quanto mais vivo, mais tenho certeza de que precisamos da graça transformadora. Graça divina. Graça que acena para nossas vidas débeis da escória do pecado e concede esperança eterna. Graça que se encontra em Jesus crucificado e ressuscitado. A estrada para a libertação e o caminho para a renovação começam aqui e em nenhum outro lugar.

A renovação espiritual, no entanto, não se limita aos passos iniciais da fé – o que comumente chamamos de “conversão”. O seguidor de Cristo continua recebendo a transformação de Deus. Em outras palavras, além do passo inicial de fé, a renovação inclui encontros contínuos com o Deus vivo. Novo, perturbador, inspirador, inconveniente – essas são algumas palavras que podem descrever esses momentos.

Aqui está como Blaise Pascal (1623-1662) retratou um de seus encontros pós-conversão:

Fogo
Deus de Abraão, Deus de Isaque, Deus de Jacó, não de filósofos e estudiosos Certeza,
certeza, sincera, alegria, paz.
Deus de Jesus Cristo.
Deus de Jesus Cristo.
Deus meu e teu Deus.
“Teu Deus será o meu Deus.”
O mundo esquecido e tudo menos Deus.

Essa visita divina foi tão preciosa que Pascal costurou o registro em pergaminho acima no forro de seu casaco – e em cada novo casaco que ele vestiu pelo resto de sua vida. Este encontro extraordinário o transformou.

Por que Pascal carregou o registro de sua experiência? Não tenho certeza se temos uma resposta conclusiva, mas suspeito que tenha algo a ver com o desejo de lembrar a presença e o poder de Deus. De acordo com a promessa de Jesus: “Eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”, não servimos a uma divindade distante que ignora seus filhos. Exatamente o oposto. Deus se deleita em transformar vidas.

Pense desta forma: o que levou um bando de judeus do primeiro século a declarar corajosamente a morte e a ressurreição do Filho de Deus? Que tipo de evento deve ter acontecido para eles anunciarem que haviam visto o Senhor vivendo entre eles, que a grande reversão do pecado e da morte havia começado, que o reino de Deus estava agora em princípio estabelecido, que o Todo-Poderoso estava derramando seu Espírito sobre toda tribo, língua e nação, e que um novo dia raiou?

Como alguém pode começar a explicar uma atividade tão maravilhosa à parte de um encontro divino contínuo?

Graças a Deus. Além de transformar nosso passado, sua graça envolve nosso presente.

Como Deus mudou sua vida por meio de sua graça transformadora? Conte-nos um pouco do seu testemunho nos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *