Como ser cheio do Espírito

 Efésios 5:18 diz: “Não vos embriagueis com vinho, porque isso é libertinagem, mas enchei-vos do Espírito ”.

Argumentei que os versículos 19–21 descrevem os efeitos de ser cheio do Espírito. O efeito no versículo 19 é muito musical . Claramente a alegria em Cristo é a marca de ser cheio do Espírito. Mas não só alegria. Também gratidão no versículo 20 – gratidão perpétua , gratidão por tudo . (O que obviamente elimina o resmungo, o beicinho, a autopiedade, a amargura, a carranca, a murmuração, a depressão, a preocupação, o desânimo, a melancolia e o pessimismo!)

Mas não apenas alegria musical e gratidão universal, mas também submissão amorosa às necessidades uns dos outros (versículo 21). Alegria, gratidão e amor humilde – essas são as marcas de estar cheio do Espírito. A isso também deve ser acrescentada ousadia no testemunho de Atos (Atos 2:4 ; 4:8 , 31 ; 13:9 ). Ninguém pode deixar de ser ousado e ansioso no testemunho quando o Espírito está produzindo nele uma alegria transbordante, gratidão perpétua e amor humilde. Oh, como precisamos ser cheios do Espírito! Vamos buscá-lo! Persegui-lo!

Como eu posso ser cheio do Espírito?

Como? Comece com o paralelo mais próximo: não se embriague com vinho ; seja cheio do Espírito! Como você fica bêbado com vinho? Você bebe. Muitos disso. O vinho da época de Paulo era tão fraco que você teria que beber por horas para ficar bêbado. Então, como devemos ficar bêbados (cheios) com o Espírito? Beba! Muito disso. Paulo disse em 1 Coríntios 12:13 : “Todos nós éramos . . . feito para beber de um Espírito”. Jesus disse: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crê em mim, como diz a Escritura: ‘Do seu coração fluirão rios de água viva.’” Então João escreve: “Ora, ele disse isso sobre o Espírito ”. ( João 7:37-39 ).

Como você pode beber o Espírito? Paulo disse: “Os que vivem segundo o Espírito pensam nas coisas do Espírito” ( Romanos 8:5 ). Nós bebemos o Espírito fixando nossa mente nas coisas do Espírito. O que significa “definir a mente”? Colossenses 3:1–2 diz: “ Buscai as coisas que são de cima. . . . Fixem suas mentes nas coisas que estão acima.” “Colocar a mente em ação” significa buscar , direcionar sua atenção para, estar muito preocupado ( Filipenses 3:19 ), ser dedicado e envolvido. Portanto, beber do Espírito significa buscar as coisas do Espírito, dirigir sua atenção para as coisas do Espírito, dedicar-se às coisas do Espírito.

Quais são as “coisas do Espírito”?

Quando Paulo disse em 1 Coríntios 2:14 , “A pessoa natural não aceita as coisas do Espírito ”, ele estava se referindo aos seus próprios ensinamentos inspirados pelo Espírito (2:13) sobre os pensamentos, caminhos e planos de Deus (2 :8–10). Portanto, “as coisas do Espírito” são os ensinamentos dos apóstolos sobre Deus. Jesus também disse: “As palavras que eu vos tenho dito são espírito e vida” ( João 6:63 ). Portanto, os ensinamentos de Jesus são também as “coisas do Espírito”.

Portanto, beber do Espírito significa fixar nossa mente nas coisas do Espírito. E fixar nossa mente nas coisas do Espírito significa direcionar nossa atenção aos ensinamentos dos apóstolos sobre Deus e às palavras de Jesus. Se fizermos isso por tempo suficiente, ficaremos bêbados com o Espírito. Na verdade, ficaremos viciados no Espírito. Em vez de dependência química, desenvolveremos uma maravilhosa dependência do Espírito.

Mais uma dica: O Espírito Santo não é como o vinho porque ele é uma pessoa e é livre para ir e vir onde quiser ( João 3:8 ). Portanto , Lucas 11:13 deve ser acrescentado. Jesus disse aos seus discípulos: “Se vós, pois, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais o Pai celeste dará o Espírito Santo aos que lhe pedirem !” Se queremos ser cheios do Espírito, devemos orar por isso. E isso é exatamente o que Paulo faz para Efésios 3:19 . Ele pede a seu Pai no céu (versículo 14) que os crentes sejam “cheios de toda a plenitude de Deus”. Beba e reze. Beba e reze. Beba e reze.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *