E a Justiça?

“Nem eu te condeno.” João 8:11

Você pode encontrar uma maneira de contornar a condenação de sua consciência e a condenação de outras pessoas, mas não há nada que você possa fazer sobre a realidade de que todos nós somos, em última análise, responsáveis ​​perante o Deus Todo-Poderoso. Não há brechas aqui.

As pessoas que condenaram a mulher foram embora. Então, quando Jesus perguntou: “Ninguém te condenou?” ela disse: “Ninguém, Senhor”. (8:10, 11). Observe como ela instintivamente reconhece a autoridade de Jesus, chamando-O de Senhor . Ele é o Senhor soberano, o Juiz de toda a terra. O que realmente importa é como Ele vai lidar com ela.

Jesus disse:

“Nem eu também te condeno” (8:11). Isso é graça e é lindo. Essas palavras de Jesus devem ter sido música para seus ouvidos. Mas e a justiça? A lei de Deus condena o que esta mulher fez. Como pode Aquele que o escreveu agora dizer: “Eu não te condeno”?

Este é o significado do versículo 8: “E mais uma vez inclinou-se e escreveu no chão”. Por que Jesus escreveu duas vezes no chão? Moisés quebrou as primeiras tábuas de pedra, então Deus escreveu a lei em tábuas de pedra pela segunda vez.

O que aconteceu com o segundo conjunto de comprimidos? 

Eles foram colocados na arca e, no dia da expiação, o sangue de um animal sacrificado foi aspergido sobre a tampa da arca. Assim, o sangue do sacrifício cobriu as tábuas de pedra que foram escritas pelo dedo de Deus.

AW Pink sugere que este é o significado de Jesus escrevendo uma segunda vez no chão. Se tudo o que tivéssemos fosse a lei de Deus, todos estaríamos condenados. Mas as segundas tábuas de pedra foram cobertas pelo sangue de um sacrifício, e desta forma, a misericórdia veio para o povo de Deus.

É por isso que Jesus veio ao mundo. Ele se tornou o sacrifício. Seu sangue foi derramado para cobrir a lei para que a misericórdia fosse liberada para nós.

Coloque-se no lugar da mulher e ouça Jesus falando essas palavras para você.

Brechas para acalmar sua consciência

Jesus ficou sozinho com a mulher que estava diante dele. João 8:9

Quando Jesus disse: “Aquele que dentre vós estiver sem pecado seja o primeiro que lhe atire uma pedra” (8:7), lentamente, um a um, seus acusadores foram embora. E depois de muito tempo, quando ela estava sozinha, Jesus se levantou, e a mulher estava olhando para o rosto do Filho de Deus.

Anteriormente no Evangelho de João, Jesus disse: “O Pai a ninguém julga, mas deu todo o julgamento ao Filho” (5:22). Então esta mulher, que vive em uma cultura de condenação, agora está face a face com o Juiz de toda a terra. O que Jesus vai dizer a esta mulher? “Mulher, onde eles estão? Ninguém te condenou?’” (8:10). A palavra-chave nesta história é condenado . É tudo sobre uma cultura de condenação que quer que Jesus se junte a eles no que eles condenam.

Existem três tipos de condenação. 

Primeiro, sua própria consciência pode condená-lo. Quando você quer fazer algo que em seu coração sabe que não agrada a Deus, sua consciência o condenará. Foi o que aconteceu com os fariseus. Quando Jesus disse: “Quem estiver sem pecado, que atire a primeira pedra”, suas consciências foram despertadas. No entanto, se você pressionar o suficiente contra sua consciência, ela se tornará complacente. Ele funcionará ao contrário e começará a dizer que o que você está fazendo é bom. Você começará a chamar o bem de mal e o mal de bem (Isaías 5:20).

Segundo, sua cultura pode condená-lo, como no caso dessa mulher. Mas há uma brecha aqui também. O que quer que você queira fazer, você será capaz de encontrar outros que irão apoiá-lo. Isso é especialmente verdade hoje porque a mídia social fornece um conjunto infinito de apoiadores em potencial.

Assim, você pode encontrar uma maneira de contornar a condenação de sua consciência e de outras pessoas, mas não há brecha no terceiro tipo de condenação, sobre o qual aprenderemos a seguir.

Você está procurando brechas para acalmar sua consciência? Como você está fazendo isso? Nomeie as etapas. Anote as mentiras que você está dizendo a si mesmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *