Estudo de 1 Reis 1:29 – Comentado e Explicado

o rei fez-lhe este juramento: Pela vida de Deus que me livrou de toda a angústia,
1 Reis 1:29

Comentário de Albert Barnes

“Como vive o Senhor” era a forma mais comum de juramento entre os israelitas (por exemplo, Juízes 8:19 ; 1 Samuel 14:39 ; 1 Samuel 19: 6 ). Era exclusivo de Davi anexar uma cláusula adicional a esse juramento – uma cláusula de agradecimento por alguma misericórdia especial 1 Samuel 25:34 , ou pela proteção constante de Deus a ele (aqui e em 2 Samuel 4: 9 ).

Comentário de E.W. Bullinger

alma. Hebraico. nephesh . App-13.

Comentário de John Wesley

E o rei jurou, e disse: Vive o Senhor que redimiu a minha alma de toda a angústia,

De todas as angústias – As palavras contêm um reconhecimento agradecido da bondade de Deus para ele, trazendo-o a salvo através das muitas dificuldades que estavam em seu caminho e que ele agora menciona para a glória de Deus (como Jacó quando ele estava morrendo) pondo assim em seu selo, a partir de sua própria experiência que o Senhor redime as almas de seus servos.

Referências Cruzadas

Gênesis 48:16 – o Anjo que me redimiu de todo o mal, abençoe estes meninos. Sejam eles chamados pelo meu nome e pelos nomes de meus pais Abraão e Isaque, e cresçam muito na terra”.

Juízes 8:19 – Gideão prosseguiu: “Aqueles homens eram meus irmãos, filhos de minha própria mãe. Juro pelo nome do Senhor que, se vocês tivessem poupado a vida deles, eu não mataria vocês”.

1 Samuel 14:39 – Juro pelo nome do Senhor, o libertador de Israel, mesmo que seja meu filho Jônatas, ele morrerá”. Mas ninguém disse uma só palavra.

1 Samuel 14:45 – Os soldados, porém, disseram a Saul: “Será que Jônatas, que trouxe esta grande libertação para Israel deve morrer? Nunca! Juramos pelo nome do Senhor, nem um só cabelo de sua cabeça cairá ao chão, pois ele fez isso hoje com o auxílio de Deus”. Então os homens resgataram Jônatas, e ele não foi morto.

1 Samuel 19:6 – Saul atendeu a Jônatas e fez este juramento: “Juro pelo nome do Senhor que Davi não será morto”.

1 Samuel 20:21 – Então mandarei um menino procurar as flechas. Se eu gritar para ele: ‘As flechas estão mais para cá, traga-as aqui’, você poderá vir, pois, juro pelo nome do Senhor que você estará seguro; não haverá perigo algum.

2 Samuel 4:9 – Davi respondeu a Recabe e a Baaná, seu irmão, filhos de Rimom, de Beerote: “Juro pelo nome do Senhor, que me tem livrado de todas as aflições.

2 Samuel 12:5 – Então, Davi encheu-se de ira contra o homem e disse a Natã: “Juro pelo nome do Senhor que o homem que fez isso merece a morte!

1 Reis 2:24 – E agora eu juro pelo nome do Senhor, que me estabeleceu no trono de meu pai Davi, e, conforme prometeu, fundou uma dinastia para mim, que hoje mesmo Adonias será morto! “

1 Reis 17:1 – Ora, Elias, o tesbita da Tisbe de Gileade, disse a Acabe: “Juro pelo nome do Senhor, o Deus de Israel, a quem sirvo, que não cairá orvalho nem chuva nos anos seguintes, exceto mediante a minha palavra”.

1 Reis 18:10 – Juro pelo nome do Senhor, o teu Deus, que não há uma só nação ou reino aonde o rei, meu senhor, não enviou alguém para procurar por ti. E, sempre que uma nação ou reino afirmava que tu não estavas lá, ele os fazia jurar que não conseguiram encontrar-te.

2 Reis 4:30 – Mas a mãe do menino disse: “Juro pelo nome do Senhor e por tua vida que, se ficares, não irei”. Então ele foi com ela.

2 Reis 5:16 – O profeta respondeu: “Juro pelo nome do Senhor, a quem sirvo, que nada aceitarei”. Embora Naamã insistisse, ele recusou.

2 Reis 5:20 – Geazi, servo de Eliseu, o homem de Deus, pensou: “Meu senhor foi bom demais para Naamã, aquele arameu, não aceitando o que ele lhe ofereceu. Juro pelo nome do Senhor que correrei atrás dele para ver se ganho alguma coisa”.

Salmos 34:19 – O justo passa por muitas adversidades, mas o Senhor o livra de todas;

Salmos 72:14 – Ele os resgata da opressão e da violência, pois aos seus olhos a vida deles é preciosa.

Salmos 136:24 – e nos livrou dos nossos adversários; O seu amor dura para sempre!

Salmos 138:7 – Ainda que eu passe por angústias, tu me preservas a vida da ira dos meus inimigos; estendes a tua mão direita e me livras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *