Estudo de Atos 19:8 – Comentado e Explicado

Paulo entrou na sinagoga e falou com desassombro por três meses, disputando e persuadindo-os acerca do Reino de Deus.
Atos 19:8

Comentário de Albert Barnes

Persuadir as coisas – Procurar convencê-las da verdade do que foi afirmado respeitando o reino de Deus.

Comentário de E.W. Bullinger

em . Grego. eis. App-104.

sinagoga . App-120.

falou corajosamente . Grego. parrhesiazomai. Veja nota em Atos 9:27 .

para o espaço de = for. Grego. epi . App-104.

três meses Setembro a dezembro de 54 dC

disputa = raciocínio. Grego. dialegomai. Ver Atos 17: 2 .

persuadir . Grego. peitho. App-150.

concernente . Grego. peri. App-104.

reino de Deus . App-114.

Comentário de John Calvin

8. Entrando na sinagoga. Por isso, concluímos que Paulo começou com a companhia dos piedosos, que já haviam dado seus nomes a Cristo. Segundo, que ele entrou na sinagoga, para reunir em um corpo da Igreja o restante dos judeus que ainda não conheciam a Cristo, ou pelo menos que ainda não o haviam recebido. E ele disse que Paulo se comportou com ousadia, para que saibamos que ele não foi ouvido no espaço de três meses, porque ele cobriu com astúcia a doutrina do evangelho ou se insinuou por certos bandidos sombrios. Lucas também expressa pouco a pouco a ousadia, mostrando que ele disputou e persuadiu a tocar o reino de Deus. E sabemos que, com essa palavra, muitas vezes é notada a restauração que foi prometida aos pais e que deveria ser cumprida pela vinda de Cristo. Por verem que sem Cristo há uma dispersão favorecida e confusa pelo mal e a ruína de todas as coisas, os profetas atribuíram isso não em vão aos Mesas que estavam por vir, que deveria acontecer que ele estabelecesse o reino de Deus no mundo. E agora, porque este reino nos faz voltar de cair e deslizar para trás, para a obediência de Deus, e nos faz filhos de inimigos; consiste – Primeiro no perdão livre dos pecados, pelo qual Deus nos reconcilia consigo mesmo e nos adota para ser seu povo; segundo, na novidade de vida, na qual ele nos forma e faz à sua própria imagem. Ele diz que disputou e persuadiu, o que significa que Paulo o disputou, que provou isso com boas razões que alegou; feito isso, ele usou as picadas de exortações piedosas, por meio das quais impulsionou seus ouvintes. – (362) Por nenhuma controvérsia profunda – (363) nos fará obedientes a Deus, a menos que sejamos movidos com advertências piedosas. –

Ut januam regno Dei aperirent ”, para que eles abram um severo para o evangelho,

Argutiae , raciocínios sutis.

Comentário de Adam Clarke

Falou com ousadia – três meses – Observamos frequentemente que São Paulo, em todos os lugares, fez suas primeiras ofertas de salvação aos judeus; e foi somente quando a rejeitaram que ele se voltou para os gentios; ver Atos 18: 6 . E a mesma linha de conduta que ele segue aqui: ele frequenta a escola de Tirano, pelo menos um local público, ao qual todos podem recorrer, quando rejeitarem obstinadamente o Evangelho na sinagoga.

Disputando e persuadindo – ??a?e??µe???, ?a? pe???? , Mantendo conversas com eles, a fim de persuadi-los da verdade da doutrina de Cristo.

Comentário de Thomas Coke

Atos 19: 8-9 . Ele – falou ousadamente pelo espaço de três meses lorde Barrington supõe que, depois de São Paulo passar algum tempo em Éfeso, ele visitou as cidades vizinhas da Ásia e depois voltou a Éfeso; e não parece improvável, que o fundamento de algumas das outras sete igrejas na Ásia, tão particularmente favorecido pelas epístolas de nosso Senhor, possa agora ser estabelecido. Comp. Atos 19:10 , São Paulo freqüentou a sinagoga dos judeus por três meses; mas quando vários dos principais homens entre eles foram endurecidos além de qualquer convicção, e não apenas se recusaram a acreditar em si mesmos, mas também lançaram reflexões perversas e prejudiciais sobre a religião cristã perante a multidão, e fizeram todo o possível para impedir que outros cressem. ; – o apóstolo deixou a sinagoga e, levando consigo os convertidos que, pela graça divina que ele havia feito, ele foi e ensinou diariamente na escola de um tirano, ou Turnus; quem provavelmente era um judeu convertido; e sua escola, talvez, o que os judeus chamam de Bethmidrash, ou uma escola de divindade; em que eles costumavam lidar com perguntas complexas e doutrinas difíceis. Lá São Paulo manteve sua assembléia por dois anos juntos; e, de acordo com dois manuscritos antigos, ele ensinava cinco horas por dia; isto é, das sete horas da manhã às quatro da tarde. Por sua diligência incansável por tanto tempo, o cristianismo se espalhou muito; pois todos os habitantes da Ásia proconsular, judeus ou gentios, tiveram, assim, a oportunidade de aprender a verdadeira doutrina cristã e vê-la confirmada por declarações poderosas e convincentes. Veja Atos 19:11 .

Referências Cruzadas

Atos dos Apóstolos 1:3 – Depois do seu sofrimento, Jesus apresentou-se a eles e deu-lhes muitas provas indiscutíveis de que estava vivo. Apareceu-lhes por um período de quarenta dias falando-lhes acerca do Reino de Deus.

Atos dos Apóstolos 9:20 – Logo começou a pregar nas sinagogas que Jesus é o Filho de Deus.

Atos dos Apóstolos 13:14 – De Perge prosseguiram até Antioquia da Pisídia. No sábado, entraram na sinagoga e se assentaram.

Atos dos Apóstolos 13:46 – Então Paulo e Barnabé lhes responderam corajosamente: “Era necessário anunciar primeiro a vocês a palavra de Deus; uma vez que a rejeitam e não se julgam dignos da vida eterna, agora nos voltamos para os gentios.

Atos dos Apóstolos 14:1 – Em Icônio, Paulo e Barnabé, como de costume, foram à sinagoga judaica. Ali falaram de tal modo que veio a crer grande multidão de judeus e gentios.

Atos dos Apóstolos 17:1 – Tendo passado por Anfípolis e Apolônia, chegaram a Tessalônica, onde havia uma sinagoga judaica.

Atos dos Apóstolos 17:17 – Por isso, discutia na sinagoga com judeus e com gregos tementes a Deus, bem como na praça principal, todos os dias, com aqueles que por ali se encontravam.

Atos dos Apóstolos 18:4 – Todos os sábados ele debatia na sinagoga, e convencia judeus e gregos.

Atos dos Apóstolos 18:19 – Chegaram a Éfeso, onde Paulo deixou Priscila e Áqüila. Ele, porém, entrando na sinagoga, começou a debater com os judeus.

Atos dos Apóstolos 19:9 – Mas alguns deles se endureceram e se recusaram a crer, e começaram a falar mal do Caminho diante da multidão. Paulo, então, afastou-se deles. Tomando consigo os discípulos, passou a ensinar diariamente na escola de Tirano.

Atos dos Apóstolos 26:22 – Mas tenho contado com a ajuda de Deus até o dia de hoje, e, por este motivo, estou aqui e dou testemunho tanto a gente simples como a gente importante. Não estou dizendo nada além do que os profetas e Moisés disseram que haveria de acontecer:

Atos dos Apóstolos 28:23 – Assim combinaram encontrar-se com Paulo em dia determinado, indo em grupo ainda mais numeroso ao lugar onde ele estava. Desde a manhã até à tarde ele lhes deu explicações e lhes testemunhou do Reino de Deus, procurando convencê-los a respeito de Jesus, com base na Lei de Moisés e nos Profetas.

Judas 1:3 – Amados, embora estivesse muito ansioso por lhes escrever acerca da salvação que compartilhamos, senti que era necessário escrever-lhes insistindo que batalhassem pela fé uma vez por todas confiada aos santos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *