Estudo de Deuteronômio 26:1 – Comentado e Explicado

Quando tiveres entrado na terra que o Senhor, teu Deus, te dá em herança, e ali te tiveres estabelecido,
Deuteronômio 26:1

Comentário de Albert Barnes

Duas promessas litúrgicas com uma referência clara e próxima a toda a legislação precedente formam uma conclusão mais apropriada e significativa para ela, a saber:

(1) o reconhecimento formal na ação e símbolo da fidelidade de Deus, pela apresentação de uma cesta cheia de primícias e, em palavras, pela recitação da fórmula solene prescrita em Deuteronômio 26: 3 , Deuteronômio 26: 5-10 ; e

(2) a declaração e profissão solene de cada israelita na ocasião do terceiro dízimo Deuteronômio 26:12 .

Comentário de John Calvin

1. E será quando você vier. Os israelitas são ordenados a oferecer seus primeiros frutos, pela mesma razão que deviam prestar homenagem a toda alma; ou seja, para que confessassem que eles mesmos e tudo o que tinham pertencia a Deus. Essa era a única distinção: o tributo era um símbolo de sua emancipação, para que se reconhecessem livres, como tendo sido redimidos pela misericórdia especial de Deus; mas pelas primícias eles testemunharam que a terra era tributária a Deus, e que eles eram donos dela por nenhum outro título senão como inquilinos à vontade, de modo que a soberania direta e a propriedade dela permaneciam somente com Deus. Esse era, pois, o objeto das primícias, para que renovassem todos os anos a lembrança de sua adoção; porque a terra de Canaã lhes foi dada como sua herança peculiar, na qual deviam adorar a Deus em piedade e santidade, e ao mesmo tempo refletem que não foram alimentados promiscuamente, como os gentios, por Deus, mas como filhos; de onde também a comida deles era sagrada. Mas teremos que falar novamente em outras partes das primícias, na medida em que elas fazem parte das oblações; contudo, foi necessário inserir aqui seu objetivo principal, para que pudéssemos saber que eles foram designados para serem oferecidos pelo povo, em piedoso reconhecimento de que sua comida era recebida de Deus e mostrar que, estando separados de outras nações, estavam dependente somente do Deus de Israel.

Comentário de Joseph Benson

Deuteronômio 26: 1-2 . Quando você entra na terra – todo israelita é obrigado, por lei, a oferecer as primícias de seu campo e vinha no tabernáculo, nas estações apropriadas do ano, Moisés agora lhes prescreve as formas de profissão solene e oração com a qual cada ofertante deve apresentá-las. Irás para o lugar que o Senhor escolher – isto parece ter sido especialmente ordenado a cada mestre de família, e o tempo em que essas primícias deveriam ser apresentadas foi a festa do pentecostes, Êxodo 23:16 ; quando, assim como nas duas outras grandes festas, a da páscoa e a dos tabernáculos, eles foram obrigados a subir ao lugar do altar de Deus.

Comentário de E.W. Bullinger

terra. Heb “erez = Canaã.

Referências Cruzadas

Números 15:2 – “Diga o seguinte aos israelitas: Quando entrarem na terra que lhes dou para sua habitação,

Números 15:18 – “Diga aos israelitas: Quando vocês entrarem na terra para onde os levo

Deuteronômio 5:31 – Você ficará aqui comigo, e lhe anunciarei toda a lei, isto é, os decretos e as ordenanças que você lhes ensinará, e que eles deverão cumprir na terra que eu dou a eles como propriedade.

Deuteronômio 6:1 – Esta é a lei, isto é, os decretos e as ordenanças, que o Senhor, o seu Deus ordenou que eu lhes ensinasse, para que vocês os cumpram na terra para a qual estão indo para dela tomar posse.

Deuteronômio 7:1 – Quando o Senhor, o seu Deus, os fizer entrar na terra, para a qual vocês estão indo para dela tomar posse, ele expulsará de diante de vocês muitas nações: os hititas, os girgaseus, os amorreus, os cananeus, os ferezeus, os heveus e os jebuseus. São sete nações maiores e mais fortes do que vocês;

Deuteronômio 13:1 – Se aparecer entre vocês um profeta ou alguém que faz predições por meio de sonhos e lhes anunciar um sinal miraculoso ou um prodígio,

Deuteronômio 13:9 – Você terá que matá-lo. Seja a sua mão a primeira a levantar-se para matá-lo, e depois as mãos de todo o povo.

Deuteronômio 17:14 – Se quando entrarem na terra que o Senhor, o seu Deus, lhes dá, tiverem tomado posse dela, nela tiverem se estabelecido, vocês disserem: “Queremos um rei que nos governe, como têm todas as nações vizinhas”,

Deuteronômio 18:9 – Quando entrarem na terra que o Senhor, o seu Deus, lhes dá, não procurem imitar as coisas repugnantes que as nações de lá praticam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *