Estudo de Êxodo 14:17 – Comentado e Explicado

Vou endurecer o coração dos egípcios, para que se ponham ao teu encalço, e triunfarei gloriosamente sobre o faraó e sobre todo o seu exército, seus carros e seus cavaleiros.
Êxodo 14:17

Comentário de Thomas Coke

Êxodo 14:17 . Endurecerei o coração dos egípcios Ou seja, permitirei que o coração dos egípcios seja endurecido por suas próprias paixões violentas e apaixonantes. Veja a nota no cap. Êxodo 9:34 . Eu me honrarei ] A palavra original significa, para ser glorificado. Êxodo 14:19 . O Anjo de Deus, que foi ] O Divino Mensageiro e Líder dos Israelitas, que, como já mostramos até agora, era Cristo, fez com que o milagroso pilar interferisse entre eles e os egípcios, de tal maneira que desse luz perfeita. à noite (naquela noite, sobre o início do qual a terrível ordem foi dada a Moisés, Êxodo 14:16 .) aos israelitas, enquanto era uma escuridão completa para os egípcios, e isolou completamente o exército de Israel deles. Êxodo 14:20 . Houbigant observa que, deste lugar, é evidente que a nuvem estava escura de um lado e lúcida do outro.

REFLEXÕES. – Moisés fala a linguagem da confiança do povo e eleva seu coração em oração a Deus. A oração e a fé são ajudantes mútuos: a fé acelera a oração e a oração fortalece a fé, observe,

1. A direção de Deus para Moisés: Vá em frente. Para onde, no mar? Não, para o mar, e confie no resto. Nota; Por mais perigoso e sombrio o caminho do dever; quando seguirmos em frente, Deus cuidará do evento. O mar será dividido; e o que der passagem a Israel será a sepultura dos egípcios. Assim, Deus obterá honra de ambos; em suas misericórdias, por um, em seus julgamentos, por outro. Nota; A condenação do pecador deve com toda a redundância para a glória de Deus, como a salvação de seus santos.

2. A guarda que ele põe para preservar seu povo dos egípcios. A nuvem remove entre eles; uma luz para guiar um pelo mar e uma barreira para impedir que o outro se aproxime para machucá-lo. Este pilar da nuvem ainda permanece no mesmo aspecto. Para o pecador impenitente, toda perspectiva é coberta de trevas: para o filho de Deus, a luz circunda seu caminho; e, como os seus caminhos atuais são direcionados, assim será o seu fim. As trevas do pecado levarão às trevas da morte eterna: a luz da Graça nos conduzirá à luz eterna e à vida em glória.

Comentário de John Calvin

17. eu vou endurecer. Deus mais uma vez afirma, para maior exaltação de Seu próprio poder, que endurecerá os egípcios, para que, como se fossem devotados à destruição, possam se lançar no meio do mar; o que certamente nunca teriam feito, a menos que Ele tivesse guiado seus corações por sua influência secreta; porque não poderia ter escapado a eles que uma passagem para os israelitas foi aberta por Seu presente especial, de onde eles poderiam concluir que os elementos estavam em guerra com eles. Portanto, eles nunca teriam ousado entrar no mar, que viram armados contra eles, a menos que tivessem sido cegados por Deus. De onde parece quão indigna é a imaginação daqueles que fingem que havia apenas uma permissão aqui, onde Deus tornaria seu poder conspícuo. Seria suficiente que, depois que os israelitas passassem para a margem oposta, o mar voltasse ao seu lugar e impedisse que os egípcios seguissem; mas Deus estava disposto, por um duplo milagre, a consultar a segurança de Seu povo por muito tempo. E isso, de fato, aconteceu; porque as flores de toda a nação foram destruídas, os egípcios foram incapazes de recrutar seu exército; especialmente quando o herdeiro do trono já havia sido morto, e o próprio rei foi levado embora. Por isso, é dito que os egípcios deveriam saber que o Deus de Israel era o Senhor; porque neste último ato eles descobriram que o poder da rebelião foi completamente tomado deles.

Referências Cruzadas

Gênesis 6:17 – “Eis que vou trazer águas sobre a terra, o Dilúvio, para destruir debaixo do céu toda criatura que tem fôlego de vida. Tudo o que há na terra perecerá.

Gênesis 9:9 – “Vou estabelecer a minha aliança com vocês e com os seus futuros descendentes,

Exodo 4:23 – e eu já lhe disse que deixe o meu filho ir para prestar-me culto. Mas você não quis deixá-lo ir; por isso matarei o seu primeiro filho! “

Exodo 7:3 – Eu, porém, farei o coração do faraó resistir; e, embora multiplique meus sinais e maravilhas no Egito,

Exodo 7:13 – Contudo, o coração do faraó se endureceu e ele não quis dar ouvidos a Moisés e a Arão, como o Senhor tinha dito.

Exodo 14:4 – Então endurecerei o coração do faraó, e ele os perseguirá. Todavia, eu serei glorificado por meio do faraó e de todo o seu exército; e os egípcios saberão que eu sou o Senhor”. E assim fizeram os israelitas.

Exodo 14:8 – O Senhor endureceu o coração do faraó, rei do Egito, e este perseguiu os israelitas, que marchavam triunfantemente.

Exodo 14:18 – Os egípcios saberão que eu sou o Senhor quando eu for glorificado com a derrota do faraó, com seus carros de guerra e seus cavaleiros”.

Levítico 26:28 – então com furor me oporei a vocês, e eu mesmo os castigarei sete vezes mais por causa dos seus pecados.

Deuteronômio 32:39 – “Vejam agora que eu sou o único, eu mesmo. Não há deus além de mim. Faço morrer e faço viver, feri e curarei, e ninguém é capaz de livrar-se da minha mão.

Isaías 48:15 – Eu, eu mesmo, falei; sim, eu o chamei. Eu o trarei, e ele será bem sucedido em sua missão.

Isaías 51:12 – “Eu, eu mesmo, sou quem a consola. Quem é você para que tema homens mortais, os filhos de homens, que não passam de relva,

Jeremias 23:39 – Por isso me esquecerei de vocês e os lançarei fora da minha presença, juntamente com a cidade que dei a vocês e aos seus antepassados.

Ezequiel 5:8 – “Por isso diz o Soberano Senhor: Eu estou contra você, Jerusalém, e lhe infligirei castigo à vista das nações.

Ezequiel 6:3 – e diga: ‘Ó montes de Israel, ouçam a palavra do Soberano Senhor. Assim diz o Soberano Senhor aos montes e às colinas, às ravinas e aos vales: Estou para trazer a espada contra vocês; vou destruir os seus altares idólatras.

Ezequiel 34:11 – ” ‘Porque assim diz o Soberano Senhor: Eu mesmo buscarei as minhas ovelhas e delas cuidarei.

Ezequiel 34:20 – ” ‘Por isso assim diz o Soberano Senhor a eles: Vejam, eu mesmo julgarei entre a ovelha gorda e a magra.

Oséias 5:14 – Pois serei como um leão para Efraim, e como um leão grande para Judá. Eu os despedaçarei e irei embora; eu os levarei, sem que ninguém possa livrá-los.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *