Estudo de Ezequiel 16:59 – Comentado e Explicado

Pois eis o que diz o Senhor Javé: eu farei a ti conforme fizeste tu, que desprezaste a tua origem violando o pacto.
Ezequiel 16:59

Comentário de E.W. Bullinger

juramento. . . pacto. Referência ao Pentateuco ( Deuteronômio 29:12 , Deuteronômio 29:14 ). Essas palavras são encontradas juntas aqui, e em Ezequiel 17:13 , Ezequiel 17:16 , Ezequiel 17:18 , Ezequiel 17:19 ; mas em nenhum outro lugar nas Escrituras.

Comentário de John Calvin

Aqui também Deus encontra a falsa objeção pela qual os judeus podem lutar com ele; pelo que quer que fossem, ainda assim Deus havia firmado convênio com eles. Eles podem, portanto, voar para este refúgio, que Deus se comprometeu em aliança com eles, desde que adotou Abraão com sua semente. Embora tivessem provocado a ira de Deus mil vezes, ainda restava essa exceção, que Deus deveria concordar com ele, e não olhar para o que eles mereciam por sua ingratidão, mas para ser consistente com suas promessas. Agora, portanto, ele volta a esse erro e diz que está livre para quebrar a aliança, uma vez que a fizeram primeiro. Eu o farei , diz ele, como fizeste . Vemos, portanto, que a calúnia é aqui repelida pela qual os judeus poderiam obliquamente difamar a Deus, como costumavam fazer, como se ele tivesse anulado sua aliança. Ele diz, então, que, de acordo, é habitual que uma pessoa, quando enganada, não esteja mais necessariamente vinculada a uma quebra de contratos perfidiosa; pois fazer convênios requer fé mútua: mas os judeus violaram seu acordo e o reduziram a nada. Portanto, através de sua perfídia e maldade, Deus adquiriu a liberdade de rejeitá-los e de não mais considerá-los entre seu povo. Por isso, como no último versículo, ele disse que os judeus pagavam uma penalidade justa; então agora, ele acrescenta especialmente, que ele não poderia ser condenado por má-fé ao se afastar de seu acordo, porque ele tinha que lidar com traidores e violadores de convênios que anularam seu acordo: pois não há convênio quando uma das partes o declara. . Portanto , farei a ti como você fez, ou seja, porque você desprezou um juramento, a fim de anular a aliança. Aqui Deus aumenta o crime de revolta, porque os judeus não apenas dissiparam a aliança, mas também desprezou um juramento. ??? , aleh , significa juramento e maldição; ( Deuteronômio 27: 0 😉 por isso alguns pensam que o Profeta aqui olha para as maldições pelas quais a lei foi sancionada, que eu voluntariamente adoto. Mas devemos observar o que eu já disse, que a criminalidade deles aumenta, porque os judeus não apenas agiram falsamente, mas também não deram em nada o juramento solene pelo qual se vincularam. Pois, como Deus prometeu que ele seria o Deus deles, Moisés estipulou em seu nome que o povo permanecesse obediente a ele, e todos responderam: Amém; ( Levítico 26: 0. ) Um castigo foi anunciado, e quem deveria tê-los aterrorizado. Para os judeus, então, negligenciar essa aliança como uma mera ninharia, foi um ato de estupidez brutal. De onde vemos que o crime deles foi duplicado, quando o Profeta os acusa de não apenas serem violadores de tréguas, mas também de ridicularizar a Deus, e de tratar seu próprio juramento solene, pelo qual eles haviam se comprometido, como uma ação infantil. Segue-se –

Comentário de John Wesley

Pois assim diz o Senhor DEUS; Eu até tratarei contigo como fizeste, que desprezaste o juramento de quebrar a aliança.

Ao quebrar a aliança – Então eu quebrarei minha aliança com você.

Referências Cruzadas

Exodo 24:1 – Depois Deus disse a Moisés: “Subam o monte para encontrar-se com o Senhor, você e Arão, Nadabe e Abiú, e setenta autoridades de Israel. Adorem à distância.

Deuteronômio 29:10 – Hoje todos vocês estão na presença do Senhor, do seu Deus: os seus chefes e homens destacados, os seus líderes e oficiais, e todos os demais homens de Israel,

Deuteronômio 29:25 – E a resposta será: “Foi porque este povo abandonou a aliança do Senhor, o Deus dos seus antepassados, aliança feita com eles quando os tirou do Egito.

2 Crônicas 34:31 – Ele tomou o seu lugar e, na presença do Senhor, fez uma aliança, comprometendo-se a seguir o Senhor e obedecer de todo o coração e de toda a alma aos seus mandamentos, seus testemunhos e seus decretos, cumprindo as palavras da aliança escritas naquele livro.

Isaías 3:11 – Mas, ai dos ímpios! Pois tudo lhes irá mal! Terão a retribuição pelo que fizeram as suas mãos.

Isaías 24:5 – A terra está contaminada pelos seus habitantes, porque desobedeceram às leis, violaram os decretos e quebraram a aliança eterna.

Jeremias 2:19 – O seu crime a castigará e a sua rebelião a repreenderá. Compreenda e veja como é mau e amargo abandonar o Senhor, o seu Deus, e não ter temor de mim”, diz o Soberano, o Senhor dos Exércitos.

Jeremias 22:9 – E lhes responderão: ‘Foi porque abandonaram a aliança do Senhor, do seu Deus, e adoraram outros deuses e prestaram-lhes culto’ “.

Jeremias 31:32 – “Não será como a aliança que fiz com os seus antepassados quando os tomei pela mão para tirá-los do Egito; porque quebraram a minha aliança, apesar de eu ser o Senhor deles”, diz o Senhor.

Ezequiel 7:4 – Não olharei com piedade para você nem a pouparei; com certeza eu lhe retribuirei sua conduta e suas práticas em seu meio. Então você saberá que eu sou o Senhor”.

Ezequiel 7:8 – Estou para derramar a minha ira sobre você e esgotar a minha indignação contra você; eu a julgarei de acordo com a sua conduta e lhe retribuirei todas as suas práticas repugnantes.

Ezequiel 14:4 – Ora, diga-lhes: ‘Assim diz o Soberano Senhor: Quando qualquer israelita erguer ídolos em seu coração e puser um tropeço ímpio diante do seu rosto e depois for consultar um profeta, eu o Senhor, eu mesmo, responderei a ele conforme a sua idolatria.

Ezequiel 17:13 – Depois fez um tratado com um membro da família real e o colocou sob juramento. Também levou embora os líderes da terra,

Mateus 7:1 – “Não julguem, para que vocês não sejam julgados.

Romanos 2:8 – Mas haverá ira e indignação para os que são egoístas, que rejeitam a verdade e seguem a injustiça.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *