Estudo de Ezequiel 18:17 – Comentado e Explicado

que se abstém de causar dano ao infeliz, que não empresta com usura e nem recebe juros, mas observa os meus mandamentos e procede de conformidade com as minhas leis – esse filho não perecerá pelas iniqüidades de seu pai mas certamente viverá.
Ezequiel 18:17

Comentário de Adam Clarke

Ele não morrerá pela iniqüidade de seu pai – ele não será mais afetado pelos crimes de seu pai, do que seu pai foi beneficiado pela justiça de seu avô.

Comentário de E.W. Bullinger

os pobres = os oprimidos. A Septuaginta diz “injustiça” , como em Ezequiel 18: 8 .

iniqüidade. Hebraico. “avah. App-44. Não é a mesma palavra que em ou. Ezequiel 8:24 , Ezequiel 8:26 .

Comentário de John Calvin

Agora, finalmente, ele conclui: ele não morrerá pela iniquidade de seu pai; ele certamente viverá. Ele não repete que isso é justo, mas devemos entender isso; mas ele para no efeito imediato, já que as bênçãos de Deus aguardam todos os justos, como Isaías diz que certamente há uma recompensa para os justos ( Isaías 3:10 😉 e o Profeta exclama como se fosse acreditado com dificuldade: pois, desde vemos todas as coisas girando promiscuamente no mundo, imaginamos diretamente que Deus está em repouso no céu, ou que o acaso governa todas as coisas aqui na terra. Mas devemos lutar contra essa suposição perversa e determinar, como Isaías ensina, que há uma recompensa para os justos. O Profeta agora expressa isso, enquanto uma pergunta difícil surge da passagem; pois ele diz que é justo quem cumpriu a lei, e assim Deus concederá uma recompensa. ele: portanto, essas duas coisas estão conectadas, e a questão que mencionei surge da cláusula anterior; pois toda a Escritura ensina que ninguém é justo, e que ninguém pode ser justificado pela lei. Mas essas coisas são contrárias uma à outra; ser justo e digno de recompensa por cumprir a lei, uma vez que nenhum é justo, todos são transgressores, todos desprovidos de justiça e, portanto, resta apenas um remédio – o de buscar nossa segurança da misericórdia gratuita de Deus. Mas, embora, à primeira vista, esse tipo de consistência perturbe o comentarista rude e parcialmente exercitado, mas essa solução é fácil, pois, a rigor, a justiça é a observância da lei. Se alguém perguntar, então, o que é justiça, a definição apropriada é a observância da lei. Por quê então? Porque a lei, como eu disse ontem, estabelece o sólido estado de justiça; quem o observar será considerado justo; e assim se justifica que a justificação é colocada em obras. Mas, por outro lado, as Escrituras pronunciam o que é muito verdadeiro, e inteiramente confirmado pela experiência, que ninguém pode satisfazer a lei e, por esse defeito, somos todos privados de justificação pelas obras. O que eu disse pode ficar muito mais claro com muitos testemunhos das Escrituras. Não é o ouvinte da lei, diz Paulo, no segundo capítulo da epístola aos romanos, mas o cumpridor da lei será justificado ( Romanos 2:13 .) Lá Paulo fala naturalmente que aqueles que são justos toda a sua vida à obediência à lei de Deus. Assim também João, em sua epístola canônica: Quem pratica a justiça é justo. ( 1 João 3: 7. ) Agora, se alguém perguntar se pode ser encontrado algum observador perfeito da lei, ou alguém que faça justiça em todos os aspectos, a resposta está à mão: que todos nós, por natureza, estamos muito distantes toda justiça e todos os nossos sentidos e afeições são inimigos que contestam a lei de Deus, como Paulo ensina: Toda a alma do homem é perversa, e não somos capazes de pensar em nada de nós mesmos, e que toda a nossa suficiência é de Deus, pois nós somos escravos do pecado. ( Romanos 8: 7 ; 2 Coríntios 3: 5 ; Romanos 11: 0. ) Mas seria supérfluo reunir muitos testemunhos. Que seja suficiente, então, que por natureza todos nós nos rebelemos contra Deus, para que nem a menor partícula de bem possa ser encontrada em nós. No que diz respeito aos fiéis, eles aspiram de fato à justiça, mas de maneira indiferente e a uma grande distância de seu objetivo; eles muitas vezes se desviam do caminho, e muitas vezes caem, para que não satisfaçam a lei e, portanto, exijam a piedade de Deus. Portanto, devemos chegar ao segundo tipo de justiça, que é inadequadamente assim chamado, a saber, o que obtemos de Cristo. Quem pratica a justiça é justo. (1 João 3: 7. ) Nenhum de nós faz isso; mas Cristo, que cumpriu a lei, é estimado diante de Deus. Por isso, é necessário que sejamos aprovados por Deus através de sua justiça; isto é, é imputado a nós, e somos aceitos através de sua justiça. Portanto, justificação pela fé, como é chamada, não é propriamente justiça; mas, devido ao defeito da verdadeira justiça, é necessário voar para isso como uma âncora sagrada; e Paulo, no décimo capítulo para os romanos, explica isso de forma breve e clara. A justiça da lei, diz ele, fala assim: Quem fez estas coisas viverá nelas; mas a justiça da fé diz: Quem crê será justo. O apóstolo aqui fala de uma dupla justiça – a da lei e da fé: ele diz que a justiça da lei está situada nas obras, pois ninguém é pensado apenas a menos que cumpra a lei. ( Romanos 10: 5. ) Como todos estão muito distantes desse padrão, outro é acrescentado e substituído, a saber, que possamos abraçar a justiça de Cristo pela fé e tornar-nos justos por outra justiça sem nós: pois se alguém novamente objeta que a justificação da lei é supérflua, eu respondo, que ela nos beneficia de duas maneiras; primeiro, porque a lei traz os condenados por sua própria injustiça a Cristo. Portanto, este é um fruto da lei: renunciamos à nossa própria justiça, quando a nossa iniqüidade se revela assim, que nos obriga a ficar calados diante de Deus, como vimos anteriormente. Um resultado mais frutífero segue; porque, quando Deus regenera seus eleitos, ele inscreve uma lei em seus corações e em suas partes internas, como vimos em outros lugares, e veremos novamente no trigésimo sexto capítulo. ( Jeremias 31:33 ; Ezequiel 36:26 .) Mas a dificuldade ainda não está resolvida; porque os fiéis, mesmo que regenerados pelo Espírito de Deus, esforçam-se por se conformar à lei de Deus; contudo, através de sua própria fraqueza, nunca chegam a esse ponto e, portanto, nunca são justos: eu respondo, embora a justiça das obras seja mutilada no filhos de Deus, ainda assim é reconhecido como perfeito, pois, ao não imputar seus pecados a eles, ele prova o que é seu. Por isso, acontece que, embora os fiéis recuem, vagueiem e, às vezes, caiam, ainda assim eles podem ser chamados observadores da lei e caminhantes nos mandamentos de Deus e observadores de sua justiça. Mas isso decorre de imputação gratuita e, portanto, também de sua recompensa. As obras dos fiéis não são sem recompensa, porque agradam a Deus e, agradando a Deus, têm certeza de remuneração. Vemos, então, como essas coisas estão corretamente unidas, que ninguém obedece à lei e que ninguém é digno dos frutos da justiça, e que Deus, por sua própria liberalidade, reconhece como justos aqueles que aspiram à justiça, e pague-os com uma recompensa da qual eles não são dignos. Quando, portanto, dizemos que os fiéis são estimados apenas em suas ações, isso não é declarado como causa de sua salvação, e devemos diligentemente notar que a causa da salvação é excluída desta doutrina; pois, quando discutimos a causa, não devemos procurar outro lugar senão a misericórdia de Deus, e aí devemos parar. Mas, embora as obras não tendam de maneira alguma à causa da justificação, ainda assim, quando os filhos eleitos de Deus foram justificados livremente pela fé, ao mesmo tempo, suas obras são consideradas justas pela mesma liberalidade gratuita. Assim, continua a ser verdade que a fé sem obras justifica, embora isso exija prudência e uma boa interpretação; para essa proposição, que a fé sem obras justifica é verdadeira e, ainda assim, falsa, de acordo com os diferentes sentidos que ela carrega. A proposição de que a fé sem obras justifica por si mesma é falsa, porque a fé sem obras é nula. Mas se a cláusula “sem obras” se unir à palavra “justifica”, a proposição será verdadeira, pois a fé não pode justificar quando está sem obras, porque está morta e uma mera ficção. Quem nasceu de Deus é justo, como João diz. ( 1 João 5:18 .) Assim, a fé não pode ser mais separada das obras do que o sol do seu calor, mas a fé justifica sem as obras, porque as obras não constituem motivo para nossa justificação; mas somente a fé nos reconcilia com Deus e faz com que ele nos ame, não em nós mesmos, mas em seu único Filho. Agora, portanto, essa questão está resolvida, quando o Profeta ensina que a vida é repousada nos justos, mesmo que nascam de pais perversos e profanos.

Por fim, devemos notar a palavra “vida”, uma vez que a palavra “viver” não deve ser entendida apenas da vida na Terra, mas olha para a vida eterna: e aqui alguns expositores estão enganados: porque eles não podiam se libertar daqueles dificuldades que eu ultimamente expliquei, elas interpretaram as palavras de Moisés em um sentido civil – Aquele que fez essas coisas viverá nelas. Mas Moisés está falando da vida eterna. Portanto, devemos sustentar, não apenas que uma recompensa é prometida nesta vida aos justos observadores da lei, mas que a vida eterna também é uma recompensa prometida. Além disso, como já disse, uma vez que todos somos destituídos de justiça, pensamos em não esperar por recompensa, pois estamos todos debaixo da lei e da maldição, como Paulo diz: nem há meio de escapar, como Paulo novamente diz ( Gálatas 3:10 ), a menos que voemos com fé completa e abjeta somente à misericórdia de Deus e à satisfação pela qual Cristo nos reconciliou com seu Pai. Aqui vou terminar.

Comentário de John Wesley

Que tirou a mão do pobre, que não recebeu usura nem aumento, executou os meus juízos, andou nos meus estatutos; ele não morrerá pela iniqüidade de seu pai; certamente viverá.

Ele decolou – Tirou a mão de ferir ou prejudicar os pobres, embora ele tivesse poder para fazê-lo com segurança.

Referências Cruzadas

Levítico 18:4 – Pratiquem as minhas ordenanças, obedeçam aos meus decretos e sigam-nos. Eu sou o Senhor, o Deus de vocês.

Levítico 18:26 – Mas vocês obedecerão aos meus decretos e às minhas leis. Nem o natural da terra nem o estrangeiro residente entre vocês farão nenhuma dessas abominações,

Levítico 18:30 – Obedeçam aos meus preceitos, e não pratiquem os costumes repugnantes praticados antes de vocês, nem se contaminem com eles. Eu sou o Senhor, o Deus de vocês”.

Jó 29:16 – Eu era o pai dos necessitados, e me interessava pela defesa de desconhecidos.

Provérbios 14:31 – Aquele que oprime o pobre com isso despreza o seu Criador, mas quem ao necessitado trata com bondade honra a Deus.

Provérbios 29:7 – Os justos levam em conta os direitos dos pobres, mas os ímpios nem se importam com isso.

Provérbios 29:14 – Se o rei julga os pobres com justiça, seu trono estará sempre seguro.

Jeremias 16:11 – diga-lhes: ‘Foi porque os seus antepassados me abandonaram’, diz o Senhor, ‘e seguiram outros deuses, aos quais prestaram culto e adoraram. Eles me abandonaram e não obedeceram à minha lei.

Jeremias 16:19 – Senhor, minha força e minha fortaleza, meu abrigo seguro na hora da adversidade, a ti virão as nações desde os confins da terra e dirão: “Nossos antepassados possuíam deuses falsos, ídolos inúteis, que não lhes fizeram bem algum.

Jeremias 22:16 – Ele defendeu a causa do pobre e do necessitado, e, assim, tudo corria bem. Não é isso que significa conhecer-me? “, declara o Senhor.

Ezequiel 3:21 – Se, porém, você advertir o justo e ele não pecar, certamente ele viverá, porque aceitou a advertência, e você estará livre de culpa”.

Ezequiel 18:8 – Ele não empresta visando lucro nem cobra juros. Ele retém a sua mão para não cometer erro e julga com justiça entre dois homens.

Ezequiel 18:8 – Ele não empresta visando lucro nem cobra juros. Ele retém a sua mão para não cometer erro e julga com justiça entre dois homens.

Ezequiel 18:9 – Ele age segundo os meus decretos e obedece fielmente às minhas leis. Aquele homem é justo; com certeza ele viverá, palavra do Soberano Senhor.

Ezequiel 18:13 – Empresta visando lucro e cobra juros. Haverá de viver um homem desses? Não! Por todas essas práticas detestáveis, com certeza será morto, e ele será o culpado por sua própria morte.

Ezequiel 18:19 – “Contudo, vocês perguntam: ‘Por que o filho não partilha da culpa de seu pai? ’ Uma vez que o filho fez o que é justo e direito e teve o cuidado de guardar todos os meus decretos, com certeza ele viverá.

Ezequiel 18:19 – “Contudo, vocês perguntam: ‘Por que o filho não partilha da culpa de seu pai? ’ Uma vez que o filho fez o que é justo e direito e teve o cuidado de guardar todos os meus decretos, com certeza ele viverá.

Ezequiel 18:21 – “Mas, se um ímpio se desviar de todos os pecados que cometeu e obedecer a todos os meus decretos e fizer o que é justo e direito, com certeza viverá; não morrerá.

Ezequiel 18:28 – Por considerar todas as ofensas que cometeu e se desviar delas, ele com certeza viverá; não morrerá.

Ezequiel 20:18 – Eu disse aos filhos deles no deserto: Não sigam as normas dos seus pais nem obedeçam às leis deles nem se contaminem com os seus ídolos.

Ezequiel 20:30 – “Portanto, diga à nação de Israel: ‘Assim diz o Soberano Senhor: Vocês não estão se contaminando como os seus antepassados se contaminaram? E não estão cobiçando as suas imagens repugnantes?

Ezequiel 33:13 – Se eu garantir ao justo que ele vai viver, mas ele, confiando em sua justiça, fizer o mal, nada de justo que fez será lembrado; ele morrerá por causa do mal que fez.

Ezequiel 33:15 – se ele devolver o que apanhou como penhor de um empréstimo, se devolver o que roubou, se agir segundo os decretos que dão vida e não fizer mal algum, é certo que viverá; não morrerá.

Daniel 4:27 – Portanto, ó rei, aceita o meu conselho: Renuncia a teus pecados e à tua maldade, pratique a justiça e tenha compaixão dos necessitados. Talvez, então, continues a viver em paz”.

Malaquias 3:7 – Desde o tempo dos seus antepassados vocês se desviaram dos meus decretos e não os obedeceram. Voltem para mim e eu voltarei para vocês”, diz o Senhor dos Exércitos. “Mas vocês perguntam: ‘Como voltaremos? ’

Mateus 18:27 – O senhor daquele servo teve compaixão dele, cancelou a dívida e o deixou ir.

Mateus 23:29 – “Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês edificam os túmulos dos profetas e adornam os monumentos dos justos.

Lucas 19:8 – Mas Zaqueu levantou-se e disse ao Senhor: “Olha, Senhor! Estou dando a metade dos meus bens aos pobres; e se de alguém extorqui alguma coisa, devolverei quatro vezes mais”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *