Estudo de Gênesis 18:18 – Comentado e Explicado

Pois que Abraão deve tornar-se uma nação grande e poderosa, e todos os povos da terra serão benditos nele.
Gênesis 18:18

Comentário de Adam Clarke

Certamente se tornará uma nação grande e poderosa – A revelação que eu faço a ele será preservada entre sua posteridade; e o cumprimento exato de minhas promessas, feitas há muito tempo, os levará a acreditar em meu nome e a confiar em minha bondade.

Comentário de John Calvin

18. Vendo que Abraão certamente se tornará uma nação grande e poderosa . Em hebraico, é: “E sendo, ele será” etc. Mas a copulativa deve ser resolvida no advérbio causal. (415) Por estas são as razões pelas quais já aludimos, por que Deus escolheu informar seu servo da terrível vingança que estava prestes a tomar sobre os homens de Sodoma; a saber, que Ele o havia adornado, acima de todos os outros, com dons peculiares. Pois, dessa maneira, Deus continua seus atos de bondade para com os fiéis, sim, até os aumenta, e gradualmente acumula novos favores sobre aqueles antes concedidos. E ele lida diariamente conosco da mesma maneira. Por que razão ele derrama inúmeros benefícios sobre nós, em constante sucessão, a menos que, tendo nos abraçado com amor paterno, ele não possa negar a si mesmo? E, portanto, de certa maneira, ele honra a si mesmo e a seus dons em nós. Pois o que ele comemora aqui, exceto seus próprios presentes gratuitos? Portanto, ele traça a causa de sua beneficência para si mesmo, e não para os méritos de Abraão; pois a bênção de Abraão fluiu de nenhuma outra fonte além da Fonte Divina. E aprendemos com a passagem, que experiência também ensina, que é um privilégio peculiar da Igreja saber o que significam os julgamentos divinos e qual é a tendência deles. Quando Deus inflige castigo aos ímpios, ele prova abertamente que ele é realmente o Juiz do mundo; mas porque todas as coisas parecem acontecer por acaso, o Senhor ilumina seus próprios filhos com sua palavra, para que não fiquem cegos com os incrédulos. Então, quando ele estendeu a mão sobre todas as regiões do mundo, ele ainda confinou sua palavra sagrada na Judéia; isto é, quando ele feriu todas as nações com massacre e com adversidade, ele ainda ensinou seu único povo eleito, por sua palavra através dos profetas, que ele era o autor desses castigos; sim, ele previu de antemão que eles aconteceriam; como está escrito em Amós ( Amós 3: 7 )

Haverá algo que o Senhor oculte
dos seus servos os profetas?

Lembremo-nos, portanto, que a partir do momento em que Deus começa a ser gentil conosco, ele nunca se cansa, até que, ao acrescentar um favor a outro, ele completa nossa salvação. Então, depois que ele nos adotou e brilhou em nossas mentes com a sua palavra, ele segura a tocha da mesma palavra diante de nossos olhos, para que possamos, pela fé, considerar os julgamentos e punições da iniqüidade que os ímpios descuidadamente negligência. Assim, torna-se fiel o emprego de refletir sobre as histórias de todos os tempos, para que eles possam sempre julgar as Escrituras, das várias destruições que, privada e publicamente, caíram sobre os ímpios. Mas é pedido; era necessário que a destruição de Sodoma fosse explicada a Abraão antes que acontecesse? Eu respondo, já que somos tão tolos em considerar as obras de Deus, essa revelação não foi de modo algum supérflua. Embora o Senhor proclame em voz alta que a adversidade é o bastão da sua ira; dificilmente alguém ouve, porque, através da imaginação depravada de nossa carne, atribuímos o sofrimento a alguma outra causa. Mas a advertência, que precede o evento, não permite que sejamos torcidos assim, nem imagine que a fortuna, ou qualquer outra coisa que possamos imaginar, esteja no lugar da palavra de Deus. Assim, necessariamente aconteceu, em épocas anteriores, que as pessoas, embora com coração de ferro, eram mais afetadas por essas previsões do que teriam sido se tivessem sido advertidas pelos profetas, depois de receberem a punição. Portanto, a partir deles, será apropriado que assumamos uma regra geral, a fim de que os julgamentos de Deus, que diariamente percebemos, não sejam inúteis para nós.

O Senhor declara a seu servo Abraão que Sodoma estava prestes a perecer, enquanto ainda estava inteiro, e em pleno gozo de seus prazeres. Portanto, não resta dúvida de que não pereceu por acaso, mas foi submetido a punição divina. Portanto, também, quando a causa da punição é assim declarada de antemão, ela necessariamente perfura e estimula muito mais efetivamente a mente dos homens. Depois devemos chegar à mesma conclusão, com relação a outras coisas; pois, embora Deus não nos declare o que ele está prestes a fazer, ele pretende que sejamos testemunhas oculares de suas obras e que ponderemos prudentemente suas causas, e que não fiquemos deslumbrados ao vê-las confusas, como incrédulos. vendo, não vendo ‘e que pervertem seu verdadeiro desígnio.

Referências Cruzadas

Gênesis 12:2 – “Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma bênção.

Gênesis 22:17 – esteja certo de que o abençoarei e farei seus descendentes tão numerosos como as estrelas do céu e como a areia das praias do mar. Sua descendência conquistará as cidades dos que lhe forem inimigos

Gênesis 26:4 – Tornarei seus descendentes tão numerosos como as estrelas do céu e lhes darei todas estas terras; e por meio da sua descendência todos os povos da terra serão abençoados,

Salmos 72:17 – Permaneça para sempre o seu nome e dure a sua fama enquanto o sol brilhar. Sejam abençoadas todas as nações por meio dele, e que elas o chamem bendito.

Atos dos Apóstolos 3:25 – E vocês são herdeiros dos profetas e da aliança que Deus fez com os seus antepassados. Ele disse a Abraão: ‘Por meio da sua descendência todos os povos da terra serão abençoados’.

Gálatas 3:8 – Prevendo a Escritura que Deus justificaria pela fé os gentios, anunciou primeiro as boas novas a Abraão: “Por meio de você todas as nações serão abençoadas”.

Gálatas 3:14 – Isso para que em Cristo Jesus a bênção de Abraão chegasse também aos gentios, para que recebêssemos a promessa do Espírito mediante a fé.

Efésios 1:3 – Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *