Estudo de Gênesis 27:34 – Comentado e Explicado

Ouvindo estas palavras de seu pai, Esaú soltou um grito cheio de amargura, e disse-lhe: "Abençoa-me também a mim, meu pai!"
Gênesis 27:34

Comentário de John Calvin

34. Ele chorou com um grande e excessivo grito amargo . Embora Esaú persista em implorar a bênção, ele ainda dá um sinal de desespero, razão pela qual ele não obtém nenhum benefício, porque ele não entra pela porta da fé. A verdadeira piedade, de fato, provoca lágrimas e grandes gritos dos filhos de Deus; mas Esaú, tremendo e cheio de medos, irrompe em prantos; depois, lança, em um empreendimento, seu desejo no ar, para que ele também possa receber uma bênção. Mas sua incredulidade cega é reprovada por suas próprias palavras; pois, embora uma bênção só tivesse sido depositada com seu pai, ele pede que outra lhe seja dada, como se estivesse no poder de seu pai indiscriminadamente expirar bênçãos, independentemente do mandamento de Deus. Aqui, a advertência do apóstolo pode sugerir-se à nossa mente,

“Que Esaú, quando procurou novamente a bênção perdida com lágrimas e lamentações altas,
não encontrou lugar para arrependimento ”
( Hebreus 12:17 😉

pois aqueles que deixam de seguir a Deus quando ele os chama, depois invocam-no em vão, quando ele dá as costas. Enquanto Deus se dirigir e nos convidar, a porta do reino dos céus está, de certo modo, aberta: é preciso aproveitar esta oportunidade, se desejarmos entrar, de acordo com as instruções do Profeta,

“Buscai o Senhor enquanto ele pode ser encontrado;
invocai-o enquanto ele estiver perto. ( Isaías 55: 6. )

De qual passagem Paulo é o intérprete, ao definir que esse é o tempo aceitável do dia da salvação em que a graça nos é trazida pelo evangelho. ( 2 Coríntios 6: 2. ) Os que sofrem esse tempo podem, por fim, bater tarde demais e sem proveito, porque Deus se vinga da sua ociosidade. Portanto, devemos temer que, com ouvidos ensurdecidos, permita que a voz de Deus passe despercebida agora, ele deva, por sua vez, ficar surdo ao nosso clamor. Mas pode-se perguntar, como essa repulsa é consistente com a promessa,

“Se o ímpio se afastar de todos os pecados que cometeu, e guardar todos os meus estatutos, e fizer o que é lícito e correto, certamente viverá?” ( Ezequiel 18:21 .)

Além disso, pode parecer contrário à clemência de Deus rejeitar os suspiros daqueles que, sendo esmagados pela miséria, voam em busca de refúgio à sua misericórdia. Eu respondo que esse arrependimento, se for verdadeiro e sincero, nunca será tarde demais; e o pecador que, de sua alma, estiver descontente consigo mesmo, obterá perdão; mas Deus assim castiga o desprezo de sua graça, porque aqueles que a rejeitam obstinadamente não têm a intenção séria de voltar a ele. Assim, aqueles que são entregues a uma mente reprovada nunca são tocados com genuína penitência. Os hipócritas realmente caem em lágrimas, como Esaú, mas seu coração dentro deles permanecerá fechado como barras de ferro. Portanto, como Esaú avança, destituído de fé e arrependimento, para pedir uma bênção, não é de admirar que ele deva ser rejeitado.

Referências Cruzadas

1 Samuel 30:4 – Então Davi e seus soldados choraram em alta voz até não terem mais forças.

Provérbios 1:24 – Vocês, porém, rejeitaram o meu convite; ninguém se importou quando estendi minha mão!

Provérbios 1:31 – comerão do fruto da sua conduta e se fartarão de suas próprias maquinações.

Provérbios 19:3 – É a insensatez do homem que arruína a sua vida, mas o seu coração se ira contra o Senhor.

Lucas 13:24 – “Esforcem-se para entrar pela porta estreita, porque eu lhes digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão.

Hebreus 12:17 – Como vocês sabem, posteriormente, quando quis herdar a bênção, foi rejeitado; e não teve como alterar a sua decisão, embora buscasse a bênção com lágrimas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *